Lumena disse que tentou não falar sobre o assunto, mas que a relação com Carla a deixou desconfortável
Reprodução/Globoplay
Lumena disse que tentou não falar sobre o assunto, mas que a relação com Carla a deixou desconfortável


Quinta eliminada do "BBB 21", Lumena Aleluia concedeu, nesta quarta-feira (03), uma entrevista ao "Mais Você". Durante o papo com Ana Maria Braga, a psicóloga falou sobre sua experiência na casa, motivos de suas eliminação e muito mais.


Ana Maria trouxe a pauta do racismo ao programa disse que está tendo aulas, já que errou ao citar o "racismo reverso" , que não existe. "Acho que somos muito mal informados, o brasileiro em geral, que não sofre a discriminação que você sofre, então estou tendo aulas todo dia por aqui, a respeito de igualdade racial, temos muito a aprender, tem vezes que erramos de uma forma, na forma de tratar o tema", disse e trouxe Luana Genot, que é especialista na área de raça, etnia e mídia para explicar o conceito de branquitude.

"Ana, quando estamos pensando sobre branquitude, precisamos entender que é o branco no centro das referências, é o positivo, o belo e é o que mais tem oportunidade no Brasil. Isso mostra o quanto as oportunidades são destinadas a brancos, então é importante que a gente tenha consciência que a cor da pele ainda importa no Brasil e a gente precisa falar sobre branquitude para construir uma sociedade mais igual para todo mundo", disse Luana.

Você viu?

Então, Ana mostrou o vídeo em que Lumena falou sobre a branquitude de Carla. Ela falou sobre o assunto. "Como o BBB é um micro laboratório social, a gente vai com tudo, com as histórias de vida que reverberam no programa. Então assim, obrigada por esse espaço, para contribuir um pouco. Minha jornada com a Carla foi algo que não consegui lidar muito bem lá dentro, lá transcende o debate estrutural, que é onde o termo branquitude se aplica", disse.

"Fui uma menina negra que cresceu com pouquíssimas referências de mulheres parecidas comigo no universo do entretenimento brasileiro. Eu não me via e hoje entendo que sim, aciona um debate de relações sociais. O entretenimento brasileiro valoriza a imagem de mulheres como Carla e não eu", afirmou.

"Alguns comportamentos que tenho é fruto da relação com a sociedade e os dela são resultantes também como ela se relaciona com a sociedade", disse. Ela também disse que as trocas que ela teve com outras mulheres brancas foram sinceras, como com Sarah, Juliette e Viih Tube. "Infelizmente acabei fazendo essa correlação, mas foi o possível dentro do nosso ruído em termos de estilo de jogo lá dentro", disse. 

"Não fui para o reality para tocar nessas questões, mas como nossas jornadas lá se chocam e geram questões, na jornada com ela o que me foi possível e como processo de análise foi o debate das relações raciais", disse. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!