No ar em “Verão 90”, Dira Paes é sucesso em toda personagem que se propõe a fazer, desde Solineuza, de “A Diarista” (2004), passando por Norminha, de “Caminho das Índias” (2009) e Lucimar, em “Salve Jorge” (2012), até a Janaína da atual novela das 19h da Globo.

Leia também: Presa em estereotipo de pobre escandalosa, Dira Paes requer espaço em "Verão 90"

Dira Paes com olhar assustado, cabelos soltos
Divulgação
Dira Paes em "Verão 90"


Na trama de Izabel de Oliveira e Paula Amaral, Dira Paes interpreta uma mãe zelosa, que faz de tudo para que o filho mais velho, Jerônimo (Jesuíta Barbosa) tome jeito na vida. Mas coração de mãe se engana, sim, mesmo sendo incapaz de desistir de um filho. E é aí que a atriz analisa os caminhos da personagem.

Leia também: Dira Paes e as atrizes peritas em interpretar personagens pobres

“Essa é a grande questão da novela. O caminho que ele escolheu é de muita solidão e dor. Mesmo sendo essa pedra insensível, sente falta de amor. Janaína deu o mesmo amor ao Jerônimo e João (Rafael Vitti), e seu coração fica dividido entre o filho dos sonhos e o dos pesadelos”, disse.

A estrela também comenta o futuro de Janaína. “É bonito quando ela começa a olhar Raimundo (Flávio Tolezani) como homem, não mais como amigo. Ele não estará diferente, ela é que abre uma brecha para esse amor acontecer”, declarou.

Já sobre a rixa entre sua personagem e Mercedes (Totia Meireles), Dira reflete sobre o preconceito da vilã em relação à ascensão social de Janaína em " Verão 90 ". “Ela é a mulher brasileira, que sempre deu um jeitinho para vencer o preconceito e se erguer. Pensar que uma conta bancária maior pode dar superioridade a alguém é muito cafona”, pontua.

Leia também: Com protagonistas mornos, Dira Paes e Claudia Raia ganham espaço em "Verão 90"

Já sobre as dificuldades que suas personagens já enfrentaram nas tramas, a celebridade afirma que isso ficou só na ficção. “Preciso dizer que tive uma sorte imensa. Aos 15 anos, ganhei autonomia com meu primeiro filme e pude vir para o Rio. Claro que nunca me acomodei, mas não posso dizer que sofri na vida, porque conheço gente que sofreu de verdade”, disse Dira Paes .

    Veja Também

      Mostrar mais