Desde que “Verão 90” estreou, em janeiro de 2019, Dira Paes vive na pele de Janaína, uma mãe solteira que fez, literalmente, das tripas o coração para poder prover uma boa criação a seus filhos, com direito a muita lição de moral, valores e respeito aos costumes sociais.

Leia também: Noronhe-se! Os destinos favoritos dos famosos para curtir a estação mais quente

Dira Paes em
Divulgação / TV Globo
Dira Paes em "Verão 90"

Na primeira fase de " Verão 90 ", quando o trio principal ainda era criança, esse fervor materno era totalmente compreensível e aceito, já que Dira Paes - que praticamente especializou-se em interpretar personagens humildes - o fez tão bem.

Leia também: Coesa e nostálgica, "Verão 90" ocupa posto de melhor novela da Globo atualmente

Nesta nova fase da novela , seus filhos cresceram e começaram a “escrever” suas próprias histórias, no entanto, mesmo com a possibilidade de seguir por diferentes desfechos, a personagem continuou tendo picos emocionais por seus filhos, vivendo para protegê-los ou desmascará-los.  

Você viu?

Há algum tempo, por exemplo, João (Rafael Vitti) foi preso. Ao saber disso, ela moveu montanhas para conseguir um advogado de graça e convencer todos de sua inocência. Por outro lado, Jerônimo passou meses em fuga, pois o único objetivo da mãe era achá-lo e expor suas falcatruas.

Em meio a uma espécie de fenômeno Ruth e Raquel, referência de irmãs semelhantes fisicamente, mas de personalidades distintas na dramaturgia brasileira, até quando veremos a atriz no papel de mãe inconsolável que já pudemos conferir em produções como “Salve Jorge” e “A Diarista”?

Na busca por Jerônimo, a atriz aumentou seu campo social, o que foi ótimo, porém, os seus objetivos  continuaram sendo única e exclusivamente interferir na vida dos filhos. Recentemente, a personagem teve até a possibilidade de iniciar um triângulo amoroso com Herculano (Humberto Martins) e Raimundo (Flávio Tolezani), porém a obsessão pelos filhos falou mais alto.

Além disso, apesar de ter crescido, a personagem ficou presa no estereótipo de mulher pobre e barulhenta, o que não lhe cabe mais. É compreensível que tenhamos de olhar para a novela com os olhares morais dos anos 90, mas nada justifica um apego tão grande ao estereótipo.

Leia também: De amado a mau-caráter! Bodão de "Malhação" vira vilão em "Verão 90"

 Vivida por Dira, Janaína não é uma personagem ruim de “ Verão 90 ”. Muito pelo contrário. Ela apenas precisa recalcular suas prioridades para que sua história possa fluir melhor, sem ser taxada de mãe inconsolável e assim dar espaço para a atriz mostrar mais de seu potencial.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!