Na novela "Verão 90", Dira Paes encarna o papel de Janaína Guerreiro, uma mãe solteira que deu suor e sangue para criar seus filhos com honestidade e princípios morais e éticos.
Leia também: Após sabotar Vanessa, Manu sofrerá as consequências em "Verão 90"
Com um toque de humor e muito carisma, a personagem de Dira Paes em " Verão 90 " é um sucesso, porém, não é o mais original, nem a primeira vez que a atriz interpreta uma mulher pobre, escandalosa e irreverente na televisão.
Leia também: Com grande beijo, Manu e João reatam namoro em "Verão 90"
Em todos seus anos de carreira, que não são poucos, Dira deu vida a muitas personagens estereotipadas, como Potira de “Irmãos Coragem” (1995), Solineuza de “A Diarista” (2003), Indira de “Caminho das Índias” (2009), Lucimar de “Salve Jorge” (2012) e muito mais; isso sem contar a presença no teatro e no audiovisual nacional.
Talentosa, a artista não decepciona, porém, nunca teve rendimentos ruins em outros tipos de personagens. Como Dira está passando na atual novela das sete, existem atores que, frequentemente, também são acorrentados a personagens estereotipados. Com base nisso, fizemos uma lista de atores “peritos” em interpretar personagens pobres.
- Heloísa Perissé
Dona de humor físico, a atriz já deu vida a personagens mais refinados, porém, a maior parte de seu currículo é destinado a mulheres pobres que têm uma trajetória de vida rígida e difícil. Suas personagens no gênero mais icônicos foram Belinha de “Sob Nova Direção” (2004), Monalisa de “Avenida Brasil” (2012), Marali de “Segunda Dama” (2014), Beatriz de “Boogie Oogie” (2014), entre outras.
- Guta Stresser
Consagrada como Bebel em “A Grande Família”, Guta deu vida a uma sequência de personagens humildes na televisão. Em “Amorteamo” (2015) ela viveu Cândida, em “Mister Brau” (2015) viveu Maria Augusta e, para finalizar, viveu uma empregada doméstica em “Malhação” (2019).
- Cacau Protásio
Tão presa quanto Dira, temos Cacau Protásio. Em “Avenida Brasil” (2012) ela interpretou a doméstica Zezé, em “Joia Rara” (2013) ela viveu a operária Lidinhas, em (2014) ela ocupou o papel de empregada de novo no clássico “Trair e Coçar é Só Começar” e, para finalizar, ela vive até hoje a personagem Terezinha, de “Vai Que Cola”.
- Juliana Alves
A começar pela série “Mano a Mano” (2005), na qual a atriz encarnou o papel de uma jovem periférica, Rosy. Em 2007 ela deu vida a periguete Gislaine em “Duas Caras”, em 2009 a Suellen de “Caminho das Índias”, em 2010 a Clotilde de “Ti Ti Ti” e outras.
Leia também: Alterada, Janaína envergonhará Mercedes publicamente em "Verão 90"
Voltando para Dira Paes , a atriz vem empenhando um trabalho magnânino na pele de Janaína, mas, como as outras atrizes citadas na lista, seu talento também poderia ser bem aproveitado em personagens diversificadas e menos apelativas.