No último domingo (24), a Band trouxe à tona a estreia da nova temporada do “Masterchef Brasil”, seu famoso reality show de culinária, apresentado por Eric Jacquin, Henrique Fogaça e Paola Carosella. A tentativa de trazer mais audiência para a emissora com a exibição do programa em um novo dia e horário cumpriu sua função, elevando os pontos de audiência. No entanto, ficou em quinto lugar.

Divulgação/Band
"Masterchef" passou a ser exibido aos domingos. Estreia aconteceu no último domingo (24), na Band

Leia também: Band desfaz programação e não consegue cativar seu público

O programa " Masterchef ", desde sua primeira temporada, que estreou em setembro de 2014, foi exibido nas terças. No entanto, a emissora mudou de ideia em sua temporada atual, e a data de exibição passou a ser o domingo.  Outra mudança significativa foi no horário de exibição. Enquanto o reality show era exibido das 22h15 às 01h, aproximadamente, nessa nova temporada, a exibição passa a ser das 20h às 22h. 

O reality culinário estreou com 3.9 de média, 4.8 de pico e 5.8% de share. Embora tenha sido um aumento considerável na audiência que a Band marcava durante o horário do domingo, a emissora ainda ficou na quinta posição, atrás do "Encrenca", da RedeTV! .

O reality registrou média de cinco pontos nas duas últimas temporadas exibidas às terças-feiras. 

Estreia do "Masterchef" no domingo

Reprodução/Band
"Masterchef" passou a ser exibido aos domingos. Estreia aconteceu no último domingo (24), na Band

Depois do programa ser exibido tão tarde, numa terça-feira, mudar de horário foi uma tentativa de atrair uma fatia maior do público brasileiro, afinal, é muito mais fácil atingir pessoas em um programa de domingo à noite, que acaba 22h, do que em um programa em plena terça-feira que chega à madrugada, com direito a grande parte do público indo dormir antes de conseguir ver o final.

Horários à parte, outro aspecto é a reinvenção do programa em si. Tantas temporadas, entre as normais, as infantis e as profissionais, chegaram num ponto em que apenas uma reviravolta seria capaz de trazer frescor ao programa. A tentativa da emissora de trazer essa novidade, foi por meio do novo dia de exibição.

Você viu?

Leia também: Band estreia programa para competir com "Encontro com Fátima Bernardes"

Audiência

Reprodução/Band
"Masterchef" passou a ser exibido aos domingos. Estreia aconteceu no último domingo (24), na Band

Durante a exibição do reality culinário, a Globo se manteve em primeiro lugar, inabalável, com o "Domingão do Faustão" e, posteriormente, "Fantástico", com o primeiro atingindo uma média de 15.9  e o segundo a 18.9. 

O reality ficou atrás até do programa da RedeTV !, "Encrenca", a maior parte do tempo - a não ser por um momento em que, no ápice de sua audiência, o programa da RedeTV! chegou a terceiro lugar, desbancando o Silvio Santos.

Acontece que a média do reality apresentado por Ana Paula Padrão levou a emissora a uma pontuação muito boa, com seus 3.9 de média, comparada com os outros domingos em que fica longe dos 2.0. Não foi o suficiente, no entanto, para tirá-la do quinto lugar.

Certas coisas não mudam

Reprodução/Band
"Masterchef" passou a ser exibido aos domingos. Estreia aconteceu no último domingo (24), na Band

Por outro lado, mesmo com as tentativas da emissora de levar o programa a uma outra era, amplificando o público e resgatando a sua audiência dos domingos, outras coisas marcantes do reality show felizmente permaneceram à tona, na estreia em questão.

Com direito a muitos momentos divertidos que motiviaram as reações do público na internet com os memes e os comentários, a estreia do programa manteve o seu legado de entretenimento puro e cheio de momentos de apreensão, como quando uma tigela inteira de ovos caiu no chão, e momentos de diversão e fofura, como é o caso da participação inteira da dona Fátima. 

Leia também: Mesmo com audiência em queda, Band insiste em novelas turcas no horário nobre

Assim, resta aproveitar as coisas que o público já gosta de ver no " Masterchef " e que se mantém, e esperar para analisar se essa mudança de dia e horário vai trazer mais benefícios para a emissora.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!