Fundada por João Jorge Saad, a Band foi pioneira em muitas coisas, inclusive na exibição de novelas turcas . A emissora decidiu retomar o núcleo de dramaturgia em 2015 com “Mil e Uma Noites”. O começo foi bom, mas no geral os folhetins importados começaram a chamar atenção por sua baixa qualidade, dublagem e picos baixos de audiência.

Leia também: Band estreia programa para competir com "Encontro com Fátima Bernardes"

Novelas Turcas exibidas pela Band
Novelas Turcas
Novelas Turcas exibidas pela Band

Totalmente fictícias ou inspiradas na vida real, o gênero é uma paixão internacional, porém nem todas as nações desfrutam do elixir do triunfo. Para sorte da Band , segundo uma pesquisa realizada pelo Ibope, as novelas são os programas mais assistidos depois dos telejornais - representando 52% do público.

Leia também: A briga do domingo: Band tenta, mas não supera a Rede TV!

As coisas realmente mudaram com a chegada de “Mil e Uma Noites” à programação. Antes, o horário era ocupado pela série “Glee” e alcançava uma média de 1 ponto na faixa horária. Com a chegada de Sherazade e Onur, progratonistas da primeira trama turca da emissora, os picos passaram a ser de 3 pontos, segundo dados coletados pelo Ibope.

A média se manteve com suas sucessoras “Fatmagül”, “Sila”, “Ezel”, “Amor Proibido” e, chegou a declinar, com “Asas do Amor”. Porém um detalhe começou a chamar atenção (infelizmente) negativamente. Agora no páreo da corrida pela audiência das novelas, a Band sempre se manteve atrás de todas as emissoras. Afinal, em sua sexta tentativa, por que a emissora não decola com suas novelas turcas?  

A Dublagem e o Horário

Novelas Turcas exibidas pela Band
Divulgação
Novelas Turcas exibidas pela Band

Como muitas produções importadas, as novelas estrangeiras são dubladas para que o público em geral possa apreciar a atração. No entanto, segundo um ex-funcionário da Band , que preferiu não se identificar, as tramas “são boas, atingem um público pequeno e carente desse tipo de programação”. Porém “se a emissora conseguisse transmitir as novelas em turco, com legenda, a audiência poderia aumentar”, completou.

De acordo com um funcionário atual da emissora, que também optou por anonimato, um dos maiores inimigos para que o reinado das novelas turcas aconteça é a concorrência colossal na faixa horária: “Não estou dizendo que a Band é ruim e não tem audiência, mas devemos reconhecer que a audiência do canal já é menor quando comparada com líderes ( Globo , Record , SBT )”.

Você viu?

O Descaso Com as Novelas Turcas

Outro detalhe que assola os dias de glória das novelas turcas na Band é o fato de a produção ser vista por muitos como tapa-buraco, e algumas vezes prestar esse papel. Os fãs mesmo já protagonizaram momentos de revolta nas redes sociais ao serem informados, de última hora, que a novela não seria exibida em determinada data ou que o capítulo seria substituído por um posicionamento oficial.

Sobre esse fantasma, o colaborador atual da emissora foi sucinto: “A Band costuma fazer isso e não é novidade para ninguém. O fato é que a emissora não gastaria tanto dinheiro para comprar um tapa-buraco. Temos hoje o 'Vídeos Incríveis' na grade da emissora e ele está cumprindo seu papel”, disse.

Em contrapartida, uma ex-funcionária da emissora alegou que os pacotes de novelas turcas são vendidos a “baixo custo” e que deveriam receber mais atenção: “Acho uma cagada eles não darem muita importância a esse produto, que é barato e dá audiência”.

A Identificação e a Baixa Qualidade

Novelas Turcas exibidas pela Band
Divulgação
Novelas Turcas exibidas pela Band

Em alguns grupos do Facebook, as novelas demonstram força e um público fiel, que com veemência se interessam por outras culturas e pela riqueza que cada uma pode proporcionar.

“Eita povo lindo. Adoro os costumes deles”, dissertou a admiradora Sonia Ferreira sobre o elenco da atual novela da Band, “Asas do Amor”. “Quem notou as paisagens de hoje na chamada?” questionou Aldaiza de Oliveira, outra fã.

A falta de identificação com a cultura brasileira representa um impecilho à decolagem das tramas turcas? De acordo com o ex-funcionário da emissora, tem a ver com a baixa qualidade dos produtos: “As novelas exibidas foram gravadas em 2006, 2008 e 2010, e concorrem com novelas que são gravadas diariamente”, dissertou sobre o desenvolvimento técnico das produções.

Já o colaborador atual ressalta a repetição dos romances como um fator pejorativo: "Ao meu ver, como todo programa que não se renova, as novelas apresentaram mais do mesmo e perderam o frescor, além de terem sofrido com as mudanças providas da programação".

Leia também: O futuro incerto da Band com Datena candidato: como fica a emissora?

Band foi consultada pela reportagem do iG Gente para falar sobre o assunto, porém, optou por não se manifestar até a publicação desta reportagem. Se as novelas turcas continuarão a ser destaque na programação da emissora só o futuro pode responder, mas é certo que carregam um fardo a ser considerado.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!