O “É De casa” estreou em 2015 com a ideia de ser para toda a família. Com dicas para cuidar da casa, fazer receitas novas e decorar sem gastar dinheiro, ele é voltado para a família de classe média/baixa.

Divulgação
"É De casa" já esgotou o formato e precisa sair da grade da Globo, que está em crise

Mas, há quase quatro anos no ar, o programa já gastou todas as suas possibilidades, e hoje faz uma versão reciclada e empobrecida de si mesma. Apostando em grandes nomes da Globo que estavam sem lugar na programação, o “ É De Casa ” virou uma longa edição de “faça você mesmo”.

Leia também: Globo desidrata Boninho em tentativa de reagir a crises pontuais na programação

Ao longo dos programas, são dicas sobre como organizar talheres nas gavetas da cozinha, fazer fantoches de meia e disfarçar marcas na parede com quadros. Algumas dicas são interessantes e mostram como empreender de casa. Considerando que a alta taxa de desemprego tem levado muitas pessoas ao trabalho informal, encontrar novas maneiras de aumentar a renda familiar é útil.

Mas o programa oferece algo muito superficial que pode ser encontrada em uma navegada no YouTube. No sábado anterior ao carnaval o programa amargou 6,1 pontos e foi superado pela programação do SBT , que fez 6,9 com desenhos animados.

Você viu?

Mas não é só o matinal que é problemático. Antes do “Caldeirão do Huck”, durante o período da tarde, a Globo enfrenta os mesmos problemas que vem passando durante as tardes da semana: programas ruins ou reciclados.

Leia também: Band desfaz programação e não consegue cativar seu público

Se Luciano Huck está consistente no ar há 19 anos (mesmo que sua audiência também não seja das melhores), o resto do período vive sofrendo mudanças. No momento, o novo programa de Otaviano Costa, “Tá Brincando”, ocupa cerca de uma hora da grade, mas não se destaca. Antes disso, o “SóTocaTop” com Luan Santana foi pensando justamente para alavancar os números, sem sucesso.

Antes do programa de Otaviano, é o “Sai de Baixo” a estratégia usada para subir a audiência depois dos jornalísticos. Durante a semana, “A grande Família” tem ocupado este posto, enquanto a emissora planeja uma nova atração para as tardes. Alguns programas conseguem se renovar ao longo dos anos, mas outros não. A emissora demorou muito tempo para perceber isso com o “Vídeo Show” e precisa ser mais eficiente agora.

Leia também: Inquieta com concorrência, Globo demonstra impaciência com improvisos na grade

Zeca Camargo, Cissa Guimarães e os outros apresentadores do “ É De Casa ” merecem continuar no ar, mas não “jogados” num programa sem sentido. Parece impossível pensar que esses talentos, assim como outros da casa, não pensem em atrações criativas que entretenham.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!