Na última sexta-feira (22) o “Jornal Nacional”, da Rede Globo , cometeu uma gafe ao atribuir ao Ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, uma ameaça à Venezuela. O erro foi retificado no final da edição, quando o apresentador William Bonner se desculpou e explicou que a ameaça tinha origem em um perfil falso do executivo nas redes sociais.
Leia também: Após elogiada ancoragem no "JH" sobre Brumadinho, Maju Coutinho chega ao "JN"
No início da edição, o "Jornal Nacional” exibiu uma declaração do Ministro sobre o assunto: “O que já está estabelecido é que o Brasil não vai fazer nenhuma ação agressiva contra a Venezuela. Porque é contra a Constituição e não é nosso pensamento".
Leia também: "Jornal Nacional" começa 2019 com foco inédito em violência contra a mulher
Instantes após noticiar a fala, William Bonner acrescentou a informação do perfil falso: “O ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, disse agora há pouco, numa rede social, que o governo vai aguardar o desenrolar dos acontecimentos na Venezuela, repetiu que o Brasil não vai fazer nenhuma ação agressiva, mas afirmou: 'Caso haja qualquer agressão à soberania do país, iremos reagir baseados em preceitos constitucionais'. Fecha aspas".
No final do telejornal, 35 minutos depois, veio a retificação, lida pelo apresentador: "Nós dissemos agora há pouco que o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, teria publicado numa rede social que o Brasil pode reagir a agressões à soberania do país. Mas o ministro esclareceu que a declaração não é de autoria dele e foi publicada num perfil falso. Por esse erro nós pedimos desculpas ao ministro e a você, telespectador."
Apesar da correção, o acontecimento gerou reações na internet. No geral, muitos internautas criticaram o noticiário da Rede Globo no Twitter:
Leia também: Famosos comemoram estreia de Maju Coutinho no “Jornal Nacional”
O " Jornal Nacional
" vai ao ar de segunda a sábado, às 20h30, agora, com Maju Coutinho no rodízio de apresentadores.