Com o fim de “ Vídeo Show ”, a Globo precisará se mexer para substituir o programa que já não vinha alcançando bons índices de audiência. Apesar de ter feito algumas pequenas alterações, algum programa deve substituir a antiga atração e uma das possibilidades é tirar o " Encontro com Fátima Bernardes ” da manhã para colocar nas tardes da emissora a partir de abril.
Leia também: "Vídeo Show" chega ao fim e causa comoção entre os famosos nas redes sociais
O problema é que qualquer mudança tem seu lado bom e lado ruim e é difícil para a Globo bater o martelo, mas, nós do iG Gente, separamos alguns prós e alguns contras de uma possível mudança no horário do programa da Fátima.
Contras
Abre um buraco nas manhãs da Globo
Com a saída do “Encontro” para a parte da tarde, a emissora terá um buraco em suas manhãs e não só por conta do programa de Fátima Bernardes, mas porque o “Bem-Estar” será excluído da programação, ou seja, o trabalho será em dobro já que teremos um buraco de quase duas horas.
Risco de perder força em um horário forte
As manhãs são completamente dominadas pela emissora tanto com o sucesso do “Encontro”, quanto com “Mais Você”, que há anos mantem seus fãs fiéis. Tirar algo que dá certo consequentemente trará o risco de perder forças em um horário forte, sem a garantia de que a medida tratá bons dividendos na faixa vespertina.
Leia também: Depois do "Vídeo Show", quais programas da Globo estão com os dias contados?
Grande desafio
A ida do programa de Fátima para as tardes da Globo significam um grande desafio tanto para a apresentadora quanto para a emissora, que precisam recuperar a audiência do horário.
Mudança de público alvo
Qualquer programa de televisão precisa pensar no seu público alvo e, mudando radicalmente de horário, é certo que Fátima Bernardes perde pelo menos uma parte desse público, que acaba refletindo em audiência e faz com que ela tenha que fazer algumas alterações em sua programação.
Pressão
Buscando aumentar sua audiência e recuperar o primeiro lugar nas tardes, não será fácil lidar com a pressão que Globo deve impor ao escolhido para substituir o “Vídeo Show”.
Prós
Força para as tardes
O "Encontro com Fátima Bernardes" sempre foi bem aceito por boa parte do público, garantindo audiência para as manhãs da emissora. Com uma audiência baixa em suas tardes, a Globo pode sair no lucro ao ter um programa de sucesso após o “Jornal Hoje”.
Inovação
Apesar do sucesso do “Encontro”, o programa já está no ar no mesmo estilo há um bom tempo e, por isso, a produção do programa pode e deve aproveitar para inovar e fazer coisas novas em sua programação, em suas atrações e até novos quadros mais adequados para o horário.
Média de audiência favorável
Ao longo dos anos, o “Vídeo Show” foi perdendo força até que chegou em um nível insustentável por conta de sua fraca audiência e isso significa que, apesar da pressão, não será difícil obter resultados melhores do que o programa apresentado por Sophia Abrahão e companhia vinha obtendo.
Mesmo tempo no ar
Um ponto positivo para Fátima caso seu programa migre para a tarde, é que ela não perderá nem ganhará tempo no ar. As duas atrações tem aproximadamente a mesma duração, a não ser que a Globo faça mais alguma mudança.
Leia também: Simaria se emociona ao falar de afastamento e de aprendizado com a doença
Novidades costumam agradar
Fica difícil de saber o que vai acontecer com a audiência da Globo trocando o “Encontro” de horário, ficamos apenas nas especulações, mas as novidades costumam agradar quando se trata de um programa que já vem fazendo sucesso há algum tempo.