Na tarde desta terça-feira (16), a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça determinou que o processo movido pela apresentadora Ana Maria Braga sobre os direitos autorais do personagem Louro José , interpretado por Tom Veiga, deve ser julgado pela Justiça de SP.

Leia também: Ana Furtado emociona ao falar de câncer e agradece apoio de Ana Maria Braga

Após processo ser extinto em SP, STF determina que Ana Maria Braga tem direito de lutar pela autoria de Louro José
Divulgação
Após processo ser extinto em SP, STF determina que Ana Maria Braga tem direito de lutar pela autoria de Louro José

Segundo a assessoria de imprensa do STJ , “nesta etapa do processo, o órgão não retratou a autoridade de Ana Maria Braga sobre o personagem, mas sim sua legitimidade, já que na primeira instância a ação foi extinta”.

Leia também: Ao vivo, Ana Maria Braga erra na vuvuzela e vira piada na internet

Tudo começou quando dois funcionários que foram contratados para trabalhar na confecção direta do boneco Louro José tentaram deter os direitos autorais sob o personagem. Não reconhecendo-os como autores, Ana entrou com uma ação onde pede o reconhecimento da criação do brinquedo e uma indenização por danos morais no valor de R$ 650 mil.

Você viu?

Há algum tempo, a Justiça paulista havia negado seguimento desta ação, que foi aberta em 2012, da apresentadora e de seu ex-marido e empresário, Carlos Madrulha, contra os artistas.

Em contrapartida, nesta terça (16) os ministros da 3ª Turma do STJ entenderam, por unanimidade, que Ana Maria e o ex-marido possuem direito a questionar o tema na Justiça. O órgão então decidiu que o caso seja novamente analisado pela primeira instância em SP.

"O processo volta para a primeira instância de jurisdição para que se proceda o andamento regular, agora com Madrulha no colo ativo", afirmou a assessoria de imprensa que ressaltou que o ex-marido da apresentadora, anteriormente era citado na ação como colo passivo.

A guarda de Louro José

Ana Maria Braga afirma que criou louro josé
Divulgação
Ana Maria Braga afirma que criou louro josé

Leia também: Ana Maria Braga comete gafe ao falar sobre as eleições no "Mais Você"

No processo, Ana Maria Braga e o ex-companheiro argumentam que criaram o personagem em 1997. Ainda afirmam que foi batizado em homenagem ao filho da autora. O casal também detalha que fizeram o registro do papagaio na Escola de Belas Artes, mas foram surpreendidos com um pedido de anulação deste registro por aqueles que foram contratados para o confeccionar.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!