O Twitter começou a notificar, a pedido da Rede Globo, perfis que utilizam imagens da programação da emissora em suas publicações. Alguns perfis chegaram a ser suspensos enquanto outros receberam notificação por infringir direitos autorais .
A ação da Globo gerou certa indignação mas, principalmente memes. Muitos usuários do Twitter viram a decisão da emissora como exagerada, uma vez que compartilhar essas imagens só amplia a divulgação dos programas do canal.
Leia também: Globo é multada por perder animal em extinção durante gravação de minissérie
Desde a noite de quarta-feira (20) quando as notificações começaram, o perfil “Reality Social” já recebeu três mensagens da rede social e pode sair do ar a qualquer momento. Com mais de 140 mil seguidores, eles são um dos principais alvos da emissora, já que o perfil é totalmente dedicado a programação da televisão brasileira.
Outro perfil que tem características semelhantes é o “Konther”, que chegou a divulgar uma nota de repúdio afirmando que a decisão da emissora é “irracional em tempos de uma integração cada vez maior entre TV e internet”. Eles continuaram dizendo que emnbora concordem com o direito da emissora de proteger sue conteúdo, isso não é lógico “com contas que não arrecadam um mísero centavo com a disseminação dessas imagens”.
Leia também: Angélica na Globo: qual deve ser o próximo programa da apresentadora?
Sem memes
O Twitter é conhecido como a rede social que gera a maioria dos memes que rodam a internet. Como no Brasil vale fazer piada de tudo, qualquer coisa pode virar motivo de riso, incluindo os programas da televisão. Foi assim, por exemplo, que a imagem de Renata Sorrah como Nazaré em “Senhora do Destino” acabou ganhando o mundo.
Por isso, no mesmo espírito, as piadas sobre a decisão da Globo começaram cedo. Até a Record entrou na brincadeira e incentivou os seguidores a “printarem” imagens da programação e compartilharem na mesma rede.
Leia também: Memes na telinha: confira programas da TV que comandam a internet
Até o momento dessa publicação, a Globo ainda não havia respondido a reportagem do iG.