Já era tarde da noite quando o capítulo desta terça-feira (10) da novela "A Força do Querer" chegou ao final. A última cena foi triste e impressionante: o transexual Ivan ( Carol Duarte ) foi espancado com chutes e socos ao responder com um dedo do meio a provocação de dois homens homofóbicos que o xingaram de "viadinho".
Leia também: “A Força do Querer” mostra que ainda é possível fazer novelas originais
Segundo a autora Glória Peres escreveu em seu Twitter, o capítulo bateu os 42 pontos na prévia do Ibope , mesmo com o adiantado da hora. "42 na prévia, quase à meia-niote, foi um recorde e tanto", escreveu ela em seu post. O episódio desta terça-feira começou excepcionalmente mais tarde em razão do jogo entre a seleção brasileira e o Chile para as eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.
Leia também: Por que os papéis LGBT ainda incomodam tanto na TV?
A surra de Ivan fará com que ele perca o bebê que espera de Cláudio ( Gabriel Stauffer ) - fruto da sua única transa com o ex-namorado, antes mesmo de passar pelo processo de transformação que o fez deixar de ser Ivana. O sacrifício (mesmo que involuntário) da personagem de Carol Duarte sensibilizará sua família e, inclusive, sua mãe, Joyce ( Maria Fernanda Cândido ), que o reconhecerá como filho pela primeira vez ao vê-lo ensanguentado e deixado em uma maca no corredor de um hospital.
Bibi ex-perigosa
Além da surra levada pelo transsexual, o capítulo também foi marcado pela prisão de Rubinho ( Emílio Dantas ) e pelo sofrimento de Bibi (personagem de Juliana Paes )- agora não tão perigosa - que precisou voltar da Bahia, onde estava escondida com o traficante e seu filho Dedé ( João Bravo ), com a ajuda de um taxista que topou levá-los para o Rio de Janeiro e também de sua amiga Alessia ( Hylka Maria ), do Morro do Beco, que acertou a corrida ao chegarem lá.
A derrota da morena foi tanta que ela ficou sem dinheiro até mesmo para comer e precisou pegar emprestado do motorista para que nem ela e nem o pequeno morressem de fome durante a viagem.
O apelo da sereia
Outro destaque do episódio foi o vídeo gravado por Ritinha ( Isis Valverde ) para tentar ganhar apoio das pessoas para voltar a ver Ruyzinho . Na tentativa de impedir a morena de encontrar com o filho (e também querendo se vingar por ela tê-lo enganado sobre sua bigamia), Ruy ( Fiuk ) saiu de casa levando a criança.
Leia também: Emoção em "A Força do Querer": reencontro de Aurora e Bibi marca capítulo
Ritinha não pensou duas vezes e quis resolver tudo do jeito dela (como de costume, nào é mesmo?). Vestida de sereia, ela gravou com o auxílio de Marilda (Dandara Mariana) um vídeo para a internet apelando aos internautas que a ajudassem a rever Ruyzinho. Em pouco tempo, o vídeo havia viralizado. Agora é esperar os próximos capítulos de "A Força do Querer" para saber como foi o reencontro e o desatar das outras histórias.