Com uma estética diferente, um toque surreal, quase mágico, as novelas de época conquistaram um público (e um horário) cativo ao longo dos anos. Com tramas que mesclam elementos reais de outras épocas e histórias de romances impossíveis, esse tipo de produção audiovisual faz tanto sucesso na televisão brasileira que invadiu a faixa das 23h.

Leia também: Nova novela das 18h, “Tempo de Amar” segue temática de romance de época

Divulgação/TV Globo
"Tempo de Amar" é a nova novela de época da faixa das 18h da Rede Globo

Para tentar compreender o sucesso desse tipo de produção, o iG Gente conversou com Ligia Lemos, do Núcleo de Pesquisa de Telenovelas da Universidade de São Paulo ( USP ). E, de acordo com a pesquisadora, grande parte desse sucesso está diretamente ligado a conexão emocional que as novelas de época conseguem criar com os telespectadores.

Leia também: Novelas da Globo dos anos 70 e 80 que emocionaram e marcaram época

Além disso, essas produções também contribuem para a formação e o reconhecimento da identidade cultural do público enquanto sociedade e enquanto indivíduo. "Dependendo da época, as pessoas se identificam, constroem essa identidade, passam a se ver como povo, existe um discurso cultural. Assim, o público tem contato com algo mais sensível aquela identidade, com modelos de família ideal, sociedade ideal, fatores que levam a refletir e a pensar", explica Ligia.

Você viu?

undefined
Divulgação/TV Globo

"Os Dias Eram Assim" foi a supersérie de época da Rede Globo, exibida na faixa das 23h

Ainda de acordo com a pesquisadora, o sucesso que gera uma boa audiência se deve ao fato de retratar hábitos e costumes diferentes, além de roupas e figurinos que parecem ter saído de um mundo idílico, e que tem o poder de, ao mesmo tempo, aproximar e distanciar o espectador. "A questão da memória é muito importante, tanto a que construímos como povo e passamos a ter a ideia de como foi determinado acontecimento até a construção da nossa própria memória na atualidade, como construção de identidade", afirma.

Romance é sucesso garantido

Além disso, as tramas de outras décadas costumam contar com histórias de romance impossível - com diversas inspirações e adaptações da literatura. "O romance é muito querido do publico desde a literatura porque quando você envolve as questões românticas é sempre o tema que atrai. Toda pessoa humana tem esse tema pra si, algo de 'Romeu e Julieta'. O romance, o casal que passa por dificuldades é um clássico da telenovela, especialmente da novela de época", pontua a especialista.

Isso porque o amor é mais um dos temas que promovem a sensibilização do telespectador com a trama, criando a empatia necessária para que quem está assistindo se identifique e se deixe levar pela história e pelos cenários, pelos acontecimentos e pelos argumentos - que podem ser um tanto quanto inveridícos nesse tipo de produção.

Leia também: As 10 Melhores Novelas de todos os tempos

Já quanto ao avanço das novelas de época para o horário das 23h, Ligia acredita que o fator é um só: experimentação. Como esse horário é relativamente novo na TV brasileira, a Rede Globo busca fazer suas experiências nele, apostando, sobretudo, em romances de época e remakes de novelas que foram sucesso anos atrás.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!