Tamanho do texto

Assim como o papel de José Mayer, outros personagens de novelas já ficaram mais malvados para levantar a audiência das tramas. Relembre

Quem assiste à novela "A Lei do Amor" deve ter percebido que Tião Bezerra tem feito mais maldades nos últimos capítulos que no início da trama. Deixar o vilão ou outro personagem "mais mau" ao longo do capítulo é um recurso que eventualmente as novelas utilizam para despertar o interesse do público quando os índices de audiência não correspondem ao esperado. 

Leia mais:  Record improvisa demais e prejudica suas próprias novelas

Tião Bezerra anda fazendo mais maldades em
Paulo Belote/Rede Globo
Tião Bezerra anda fazendo mais maldades em "A Lei do Amor"


Relembre outras novelas da Globo em que, da noite para o dia, alguns personagens se tornaram especialistas em maldade para tentar salvar a audiência da trama:

Marcelo Serrado em "Velho Chico"

Carlos Eduardo atormentou a vida de Tereza e Santo na reta final da trama
Estevam Avellar/TV Globo
Carlos Eduardo atormentou a vida de Tereza e Santo na reta final da trama















O deputado Carlos Eduardo ( Marcelo Serrado )  não se destacava muito no decorrer de "Velho Chico", apesar de ser deixado pela mulher, Tereza (Camila Pitanga), que buscava a felicidade ao lado de Santo (Domingos Montagner). Nos meses finais da trama, no entanto, o personagem se transformou no vilão da história, tenta estuprar Luzia (Lucy Alves), aplica um golpe no coronel Afrânio (Antônio Fagundes) e manda matar a torto e a direito, para se firmar como novo Saruê.

Leia mais:  Por que a Globo deveria investir mais em novelas musicais

Dudu Azevedo em "Três Irmãs"

Xande de Dudu Azevedo virou vilão após levar fora da namorada
João Miguel Júnior/TV Globo
Xande de Dudu Azevedo virou vilão após levar fora da namorada


A novela, que começou solar, mostrou-se rapidamente fraca e viu sua audiência cair mês a mês em 2008. Em uma tentativa de resgatar o público, Xande ( Dudu Azevedo ) muda de comportamento e passa a fazer maldades, tornando-se completamente obcecado por Suzana ( Carolina Dieckmann ), sequestrando-a, ameaçando matar outros personagens e xingando os convidados de seu casamento. Além de não ter surtido efeito, a ação deixou a trama pesada, e o que se via no ar mal lembrava o início da história.

Cássia Kis em "Eterna Magia"

Zilda se tornou uma bruxa ainda mais malvada na reta final de 'Eterna Magia'
Léo Lemos/Globo
Zilda se tornou uma bruxa ainda mais malvada na reta final de 'Eterna Magia'


De vez em quando a Globo comete o erro de mexer muito cedo em uma novela - um exemplo recente foi "Babilônia". Em 2007 a vítima da vez foi "Eterna Magia", às 18h. Antes que o público pudesse se acostumar com o clima místico das bruxas às 18h, várias alterações descaracterizam a trama, que podia ter tudo no nome, exceto "magia", já que os feitiços sumiram de cena. Mais para a reta final é que Zilda (Cássia Kis, assim como em "Morde e Assopra", tornando histórias ruins interessantes) usa seus poderes de feiticeira para manipular os demais personagens.

Leia mais:  O que deu certo e errado na TV em 2016

Dalton Vigh em "O Profeta"

Clóvis fez da vida de Sônia um inferno
Reprodução/Globo
Clóvis fez da vida de Sônia um inferno

Dalton Vigh precisou encarnar um malvadão no remake de "O Profeta" (2006). Como os dois vilões, Ruth (Carol Castro) e Camilo (Malvino Salvador) não convenceram, as vilanias da trama foram concentradas em Clóvis. Ele batia em Sônia (Paolla Oliveira), trancava-a no sótão e armava para que ela e Marcos (Thiago Fragoso) jamais ficassem juntos. Nesse caso a mudança deu certo e "O Profeta" ostentou por nove anos a maior audiência das 18h, sendo superada apenas em 2016 por "Êta Mundo Bom".

Júlia Lemmertz em "O Beijo do Vampiro"

Júlia Lemmertz tornou 'O Beijo do Vampiro' interessante quando virou uma vampira má
Reprodução
Júlia Lemmertz tornou 'O Beijo do Vampiro' interessante quando virou uma vampira má


Marta ( Júlia Lemmertz ) começa "O Beijo do Vampiro" cega e, mesmo assim, já aprontava algumas maldades. Ela volta a enxergar do nada na história e continua se fingindo de cega por um tempo. Após ser mordida pelo vampirão Bóris ( Tarcísio Meira ), Marta passa a aprontar todas e o mês final da novela - em que vampiros e mocinhos buscam a posse de um anel - é o único período interessante.

Paulo Goulart e Gabriela Duarte em "Esperança" 

Justine (Gabriela Duarte) e Farina (Paulo Goulart) colocaram as asinhas de fora em 'Esperança'
Gianne Carvalho e João Miguel Jr./Globo
Justine (Gabriela Duarte) e Farina (Paulo Goulart) colocaram as asinhas de fora em 'Esperança'


Em 2002, os atrasos nos capítulos por conta da doença de Benedito Ruy Barbosa transformaram "Esperança" em enrolação, afugentando o público. Walcyr Carrasco foi convocado às pressas para salvar a novela e mudou o perfil de alguns personagens. A prostituta Justine (Gabriela Duarte) colocou as asinhas de fora e Farina ( Paulo Goulart ) transformou-se no vilão-mór da trama, transformando a vida dos enteados Maurício ( Ranieri Gonzalez ) e Beatriz ( Miriam Freeland ) num inferno.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas