Maestro João Carlos Martins
Divulgação
Maestro João Carlos Martins

O maestro João Carlos Martins, de 84 anos, anunciou neste sábado (29) sua despedida dos palcos. O artista fará o último concerto internacional no Carnegie Hall, em Nova York, no dia 9 de maio. No Brasil, a transição será gradual, com apresentações antes de deixar os holofotes.

A decisão foi compartilhada pelo próprio maestro. "Dia 9 de maio farei minha despedida dos palcos internacionais no Carnegie Hall-NY, e, aos poucos, vou saindo dos holofotes no Brasil", declarou.

Publicidade

Mesmo com o fim das apresentações, Martins seguirá ativo na música. Ele planeja investir na educação musical e detalhará o novo projeto no dia 30 de abril. "Aos 84 anos a mente não pode parar. Vou intensificar meu trabalho de educação musical e, ao lado de grandes profissionais, tentar inspirar pessoas a transformarem adversidades em grandes realizações", afirmou.

A carreira do maestro é marcada por desafios e superação. Aos 18 anos, ele foi diagnosticado com distonia focal, doença neurológica que afeta os músculos. Em 1965, aos 25, lesionou três dedos ao jogar futebol em Nova York.

Trinta anos depois, em 1995, sofreu um assalto na Bulgária e levou um golpe na cabeça com uma barra de ferro. O ataque causou danos neurológicos e agravou as dificuldades motoras.

Em janeiro deste ano, Martins precisou ser internado para uma cirurgia de retirada da vesícula biliar. O procedimento foi bem-sucedido, e ele seguiu com a agenda de compromissos.

Diante das limitações físicas, aposentou-se do piano em 2003 e, no ano seguinte, estreou como maestro regente. Nos últimos anos, voltou a tocar com a ajuda de luvas biônicas, adaptadas para compensar a perda de movimentos.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!