Desde meados de fevereiro o mundo dos famosos da Globo virou alvo de polêmica e debates nas redes sociais. Tudo começou com o término do casamento entre José Loreto e Débora Nascimento, por conta de uma traição. Entre boatos e suposições, um perfil anônimo do Instagram veio à tona na intenção de, supostamente, desmascarar as celebridades, dizendo que as idas à Fernando de Noronha, em Pernambuco, tem um único objetivo: a pegação! Assim, batizou os tais acontecimentos de “Surubão de Noronha”.
Leia também: PowerPoint do surubão de Noronha? Entenda escândalo detonado por José Loreto
O suposto Surubão de Noronha rendeu e os globais passaram a se atacar, deixando o público cada vez mais incrédulo com as atitudes. Polêmica viral no País, o tal surubão levantou algumas reflexões e, pensando nisso, o iG Gente separou as principais lições que podemos tirar dessa história; veja:
Leia também: Um emoji vale mais que mil palavras? Veja famosos que apoiaram Débora Nascimento
Gente como a gente
Os famosos mostraram que são gente como a gente ao deixarem em evidência toda a fragilidade diante de uma fofoca. Assim como meros anônimos, eles também não se seguraram para stalkear o tal perfil do Instagram. Segundo alguns prints da página, Bruna Marquezine, por exemplo, não seguiu o usuário da rede social, mas assistiu aos stories para se informar dos boatos, deixando claro que entre celebridades também rola além da curiosidade, muitas fofocas.
Rancor
O famoso ranço também faz parte da vida das estrelas. Com todos os boatos, o rancor entre eles ficou em evidência. Depois que Marina Ruy Barbosa foi apontada como pivô da separação de José Loreto e Débora, por exemplo, Bruna Marquezine, Giovanna Ewbank e Thaila Ayala deixaram de seguir a ruiva, demonstrando assim crença no boato. Inclusive, há quem diga que a atitude de Gioh derivou de ciúmes de Bruno Gagliasso, seu marido, que também é muito próximo da atriz.
Declarações de amor x amizade real
Bruna e Marina sempre foram apontadas como rivais pelo público e, até mesmo, por alguns veículos da mídia. No entanto, as jovens sempre deram um jeito de negar o assunto, e se declararem amigas e admiradoras uma da outra, mas depois da fofoca parece que essas declarações foram por água abaixo, deixando em jogo tais questionamentos: "e a amizade?", "cadê a tal empatia e admiração?".
Isso só deixa claro que nem sempre declarações públicas ensejam amizade eterna e, muito menos, serve como verdade absoluta.
Madrinha de casamento não quer dizer muita coisa
Ao lado de Bruno, Giovanna teve a “honra” de ser madrinha do casamento de Marina Ruy Barbosa e Alexandre Negrão. Apesar da escolha significar muito para a maioria das pessoas, a atitude da loira em dar unfollow na atriz só mostrou que o posto de madrinha não quer dizer nada e que, assim como um convidado normal da cerimônia, também está sujeito a desentendimentos e até inimizade.
Não tem fã clube que dê conta de haters
Em toda essa história do Surubão de Noronha, não faltou haters, principalmente para Bruna, Giovanna e Thaila, que deram unfollow em Marina Ruy Barbosa. Os nomes delas, principalmente das duas primeiras, foram alvo do ranço e receberam apontamentos como "falsas", por exemplo.
Apesar dos esforços dos fãs clubes das atrizes, que até tentaram amenizar a situação caótica nos perfis das famosas, a força dos haters foi muito maior. Juntas, Marquezine e Ewbank perderam mais de 350 mil seguidores, e ganharam diversos ataques na aba de comentários, Gioh inclusive se defendeu ao quem estavam indo ao seu feed só para alfinetar.
Sociedade machista
Toda essa história deixou em evidência o pensamento machista da sociedade. Mesmo depois de Marina ter se pronunciado sobre as especulações dela ter sido pivô da separação de José Loreto e Débora, os questionamentos sobre ela continuaram rolando na internet, e resultou também no unfollow das supostas amigas.
Débora Nascimento, por sua vez, também recebeu uma série de apontamentos negativos, que justificavam a traição do então marido com palavras duras, frias e machistas. Enquanto as mulheres eram alvo da crítica do público, o ator, que inclusive assumiu a traição, passou praticamente ileso dos olhares e comentários maldosos.
O fato não passou despercebido de alguns usuários do Twitter, que ficaram intrigados sobre o assunto, ao verem a forma e proporção negativa sob as atrizes. Alguns fãs questionaram o porquê de estarem “passando pano” para o Loreto.
Brincadeira tem hora e lugar
Enquanto as mulheres sofriam a pressão, Caio Blat resolveu ironizar o assunto ao postar uma foto com Bruno Gagliasso e José Loreto, usando a seguinte legenda: "Surubinha no Dark Room", em clara referência ao chamado Surubão de Noronha. A brincadeira, claramente de mau gosto, não teve um pingo de sensibilidade e consideração pelas demais pessoas envolvidas no caso. O post em questão incomodou alguns internautas e, muito provavelmente, deve ter causado um desconforto ainda maior a Débora e Marina, por exemplo.
Força negativa da web
As redes sociais opinaram e julgaram tudo e todos envolidos, o que os deixou ainda mais vulneráveis. A proporção dos rumores acabou afetando muito mais do que o então casal, além de Marina Ruy Barbosa, Carolina Dieckmann também entrou para a história, depois de um vídeo em que os internautas apontaram um supostamente beijo entre ela e Loreto no camarim de "O Sétimo Guardião".
O envolvimento da web piorou a polêmica do Surubão de Noronha e deixou muitas perguntas sem respostas, questionamentos sobre o que de fato é verdade ou mentira e suposições.
Leia também: Internautas veem machismo na forma como Marina Ruy Barbosa é questionada na web
Apesar de tamanha polêmica, o tal surubão de Noronha foi um grande exemplo de questões a serem refletidas. Ele mostrou, principalmente, que as redes sociais podem aumentar ainda mais questões pessoais e prejudicar muito além dos envolvidos, nesse caso Débora e José.