O ano de 2018 mal começou e já presenciamos mortes de famosos logo no primeiro mês do ano. Celebridades que marcaram a história da música, teatro, cinema e comunicação com uma longa vida dedicada ao trabalho. Grandes artistas que, com toda certeza, farão uma enorme falta por onde passaram.
Leia também: Retrospectiva 2017: os famosos que nos deixaram neste ano
Veja os famosos que nos deixaram em Janeiro de 2018:
Guida Maria
Com um currículo grandioso a artista participou de aproximadamente 40 peças, entre elas estão obras como "A mãe", "Auto da geração humana", "A casa de Bernarda Alba" e, uma das mais conhecidas em sua carreira, " Os monólogos da vagina ". A atriz portuguesa faleceu aos 67 anos deixando uma filha, também atriz, Julie Sergeant .
Leia também: Morre aos 80 anos a atriz global Aracy Cardoso, no Rio de Janeiro
Marco Antônio Mora
O jornalista e cronista que faleceu aos 71 anos. Dedicado à carreira, trabalhou por mais de 3 décadas no “ Globo de Esportes ”. Marco Antônio Mora tinha pouca visibilidade na televisão, entretanto tinha uma carreira ampla, sendo o responsável por controlar o ponto eletrônico do apresentador Galvão Bueno no programa “Bem, amigos”, do Sport TV .
Henrique César
Henrique César teve grande presença na televisão brasileira; entre os trabalhos que marcaram a carreira do ator, estão participações em novelas como “ O Cravo e a Rosa ”, “ Cabocla” , “ Páginas da Vida ” e “ Passione ”, da Rede Globo , além de trabalhos na extinta TV Tupi como “ Papai Coração ” e “ Canção para Isabel ”. Um de seus trabalhos mais recentes, na televisão, foi sua participação em “ Babilônia ”, em 2015.
Leia também: Morre no Rio o ator Henrique César, vítima de câncer
Hugh Masekela
O trompetista de jazz faleceu aos 78 anos de idade. O músico ganhou notoriedade ao escrever diversas músicas contestando o regime segregacionista em seu país, África do Sul. Hugh Masekela , compôs grandes músicas, como " Grazing in the Grass " e " Up, up and away " que se tornaram muito populares nos anos 60’.
Leia também: Uma das maiores lendas do rock, Malcolm Young do AC/DC morre aos 64 anos
Madalena Iglesias
Madalena Lucília Iglésias Doval que, fez grande sucesso após o Festival da Canção em 1966 com a música " Ele e Ela " , faleceu aos 78 anos. A cantora portuguesa iniciou sua carreira no Centro de Preparação de Artistas, na ex-Emissora Nacional, se tornando uma das vozes mais importantes da década de 60.
Carlos Heitor Cony
Grande escritor e cronista, lembrado por ser cheio de humor. Cony foi vencedor de três prêmios “Jabuti” e era o quinto ocupante da cadeira de número 3 da ABL desde 2000. Entre seus livros destaca-se o romance, "Quase Memória", publicado em 1995 que, vendeu mais de 400 mil exemplares. O jornalista faleceu aos 91 anos.
Leia também: Morre no Rio de Janeiro, aos 91 anos, escritor e jornalista Carlos Heitor Cony
Jerry Van Dyke
O ator ficou conhecido por ter protagonizado a série “ Coach ”, que lhe rendeu 4 indicações ao prêmio Emmy . Irmão mais novo de Dick Van Dyke , o ator também participou de séries como “ Raising Hope ”, “ Yes, Dear ”, My Nam Is Earl ” e “ The Middle ”. Sua estreia na TV foi em 1962 no “The Dick Van Dyke Show”. Jerry Van Dyke faleceu aos 86 anos.
Leia também: Guerra, sexualidade e mais: os temas mais comuns no Oscar na última década
France Gall
A cantora francesa nos deixou aos 70 anos. Entre tantos sucessos ao longo de sua carreira, as músicas mais conhecidas foram " Poupée de cire, poupée de son ", " La Groupie du pianiste ", " Si, Maman, si ", " Ella, elle l'a ", " Quelques mots d'amour " e " Résiste ".
Desireé Vignolli
Desirée era filha de uma diplomata e um advogado, nasceu em Nova York e descobriu seu talento para atuação na adolescência, quando foi morar em Brasília. Entre seus trabalhos estão: "Que rei sou eu?”, “De corpo e alma”, “Mico preto”, “Jogo da vida”, " Água viva " e "Louco Amor" e participações em " Zorra Tota l". A atriz que foi casada com ator Luiz Gustavo , faleceu aos 52 anos.
Leia também: Atriz Desireé Vignoli morre de infarto aos 52 anos no Rio de Janeiro
Connie Sawyer
Conhecida como a atriz mais velha de Hollywood , Connie, faleceu aos 105 anos. A atriz começou sua carreira muito nova, com apenas 8 anos de idade, e até ganhou um concurso de talentos na época. A artista gostava tanto do que fazia que trabalhou até o final de 2017. Em seu currículo há mais de 140 trabalhos na televisão e no cinema. Entre eles, estão filmes como " Débi & Lóide: Dois Idiotas em Apuros " e " Segurando as Pontas " e as séries " Seinfield ", " How I Met Your Mother" e " New Girl" .
Leia também: Denúncias de assédio sexual em Hollywood que já foram esquecidas
Ruy Faria
Ex-integrante do grupo MPB4 , o artista faleceu aos 80 anos. Cantor, compositor e produtor musical, permaneceu no grupo até 2004. Após deixar o grupo, lançou um álbum com o compositor Carlinhos Vergueiro , sendo seu último trabalho em estúdio. Além da música, ele também teve envolvimento com o teatro em 2008, ao adaptar e dirigir o espetáculo musical “ Calabar ”, de Chico Buarque e Rui Guerra. Além de seu talento artistico, Ruy também era advogado.
Leia também: Grammy é marcado por discursos políticos, mas causa controversa com premiações
Dolores O'Riordan
Vocalista do " The Cramberries" , O’Riordan lançou cinco álbuns com a banda, alcançando grande sucesso na década de 90. Em 1997 ganhou o prémio "Ivor Novello" pela música “ Zombie ”, e foi indicada ao prémio "Best International Group nos Brit Awards" de 1995. Dolores O'Riordan faleceu aos 46 anos.
Leia tamém: Morre Dolores O'Riordan, vocalista da banda irlandesa The Cranberries
Edwin Hawkins
Conhecido pelo sucesso da música " Oh, Happy Day " . O cantor ganhou notoridade por fundar o gospel moderno, aliando letras religiosas a uma sonoridade pop. Sua longa carreira, rendeu quatro prêmios " Grammy "; a música " Every man wants to be free e Wonderful! " foi um de seus grande sucessos. Hawkins trabalhou como compositor, tecladista, mestre de coro e faleceu aos 74 anos.
Bradford Dillman
O ator e escritor que ficou famoso por protagonizar o filme “ Estranha Compulsão ”, morreu aos 87 anos. Começou sua carreira na Broadway em 1956, em “Long Day’s Journey Into Night”, dando vida ao personagem Edmund Tyrone, do autor Eugene O’Neill . O ator teve uma grande carrerira marcada no teatro e no cinema nas decadas de 60 e 70.
Leia também: "Posso mostrar as cicatrizes", diz Macaulay Culkin sobre abusos na infância
Flávio Henrique
O músico e produtor, fazia parte do "Quarteto Cobra Coral" e tinha mais de 180 músicas gravadas, lançou oito CD's autorais e um DVD. Em sua carreira foi parceiro de grandes artistas como Chico Amaral , Milton Nascimento , César Pinheiro e Toninho Horta . Seu último trabalho foi " Zelig ", de 2012, no mesmo ano, fez sucesso com a marchinha de carnaval “ Na coxinha da madrasta ”.
Dorothy Malone
Vencedora do Oscar em 1956, na categoria “ Melhor Atriz Coadjuvante ” pelo filme " Palavras ao Vento ", a atriz nos deixou aos 92 anos de idade. Com uma extensa carreira, Dorothy tinha em seu currículo filmes como "À Beira do Abismo", "Artistas e Modelos" , "O Homem das Mil Caras", "Almas Maculadas" e " Instinto Selvagem " em 1992, que foi seu último trabalho no cinema.
Leia também: Sucesso nos anos 90, "Explode Coração" volta à TV no Viva nesta semana
Germana Tânger
A atriz, declamadora e pedagoga, que levou a "Ode Marítima" de Álvaro de Campos para cena, em 1959, faleceu aos 98 anos. Conhecida como uma grande atriz presente na arte, dirigiu, encenou e adaptou vários espetáculos e, destacou-se na divulgação da poesia portuguesa e na forma de dizê-la.
Leia também: Morre no Rio de Janeiro a atriz Eva Todor, aos 98 anos
Simon Shelton
O ator, bailarino e coreógrafo, foi mais um dos famosos que faleceram em janeiro, aos 52 anos de idade. Ele ficou famoso e fez sucesso por interpretar o personagem " Tinky Winky " no seriado infantil " Teletubbies ". Produzida pela emissora britânica BBC de 1997 a 2001, a produção para o público infantil foi exibida em diversos países com grande sucesso, inclusive no Brasil.