Tamanho do texto

A emissora lamentou a situação vivida pela figurinista e se desculpou por falhar em seu esforço cotidiano para que o ambiente de trabalho seja respeitoso e profissional. Confira a íntegra da nota da Globo

José Mayer, ator global acusado pela figurinista Susllen Tonani de assédio sexual, depois de ter negado a denúncia, adimitiu e pediu desculpas por meio de uma carta aberta que foi divulgada ao público nesta terça (4) . A Globo, por meio de nota enviada à imprensa, confirmou que está afastando por prazo indeterminado o ator e se desculpou com Tonani pelo ocorrido.

José Mayer em
Reprodução/Globo
José Mayer em "A Lei do Amor" como Tião

Mais cedo, a emissora já havia confirmado o afastamento do ator da próxima novela de Aguinaldo Silva, que deve ocupar a faixa das 21h do canal em 2018. O afastamento do ator do elenco da novela “é uma atitude isenta e responsável da Globo de não dar visibilidade a uma das partes envolvidas numa questão que é visceralmente contra tudo que a Globo acredita. E não é uma atitude isolada. A atitude da Globo será sempre essa”, disse a emissora em nota. “A de defender que casos como esse devem ser apurados, ouvindo e oferecendo todo apoio às duas partes, dando possibilidade para que a verdade aflore e criando condições para que não se repitam. Foi isso que fizemos. E é isso que sempre faremos”.

Leia também: José Mayer nega acusação de assédio: "Respeito muito as mulheres"

Na última semana, um relato publicado pelo blog #AgoraÉqueSãoElas, da Folha de São Paulo , deu detalhes do assédio que uma figurinista da Rede Globo  teria sofrido por parte de José Mayer. A emissora já havia se posicionado e reafirmou o teor da nota divulgada na última sexta-feira, enfatizando que repudia toda e qualquer forma de desrespeito, violência ou preconceito e que zela para que as relações entre funcionários e colaboradores se deem em um ambiente  de harmonia de acordo com o Código de Ética e Conduta do Grupo Globo.

Reiterando o caráter do posicionamento, a Globo comunicou para um grupo de atrizes, diretoras e produtoras, reunidas no domingo à noite que, depois de apurado o caso, foi decidido suspender o ator José Mayer de produções futuras dos Estúdios Globo por tempo indeterminado. Antes desse parecer, já havia sido comunicado pela empresa que o astro seria afastado do elenco da próxima novela das 21h de Aguinaldo Silva, prevista para ir ao ar em 2018. 

Leia também: Figurinista da Globo dá detalhes de suposto assédio sexual de José Mayer

Tião (José Mayer) sendo abusivo com Jéssica (Marcella Rica) em
Reprodução/Youtube
Tião (José Mayer) sendo abusivo com Jéssica (Marcella Rica) em "A Lei do Amor"

É uma nota dura e compatível com a gravidade da denúncia, irrigada por detalhes, de Susllem. A nota do departamento de Comunicação da Globo põe fim a um sequência de horas de grande especulação e muita desinformação. Após a informação divulgada por Fernando Oliveira na coluna Zapping do Agora São Paulo no último domingo de que a Globo afastara Mayer da novela, o diretor geral de dramaturgia do canal, Silvio de Abreu, negou o fato. Com a movimentação intensa de funcionárias da Globo que resolveram cobrar uma postura mais ativa da empresa com o protesto "Mexeu com uma, mexeu com todas" e a demanda das redes sociais por maior transparência envolvendo a questão, a emissora resolveu expressar a seriedade com que está tratando a questão no âmbito interno e a solidariedade a manifestação, que expressa os valores da empresa.

Confira a íntegra da nota da Globo à imprensa

Em relação à denuncia de assédio envolvendo o ator José Mayer e a figurinista Susllen Tonani , a Globo reafirma o teor da nota divulgada na última sexta-feira, quando afirmou que o caso foi apurado e que as devidas providências estavam sendo tomadas. Naquela nota, a emissora enfatizou que repudia toda e qualquer forma de desrespeito, violência ou preconceito. E que zela para que as relações entre funcionários e colaboradores se deem em um ambiente de harmonia de acordo com o Código de Ética e Conduta do Grupo Globo.

Esta convicção da Globo foi reafirmada para um grupo de atrizes, diretoras e produtoras, reunidas no domingo à noite, quando a emissora informou que, apurado o caso, tomou a decisão de suspender o ator José Mayer de produções futuras dos Estúdios Globo por tempo indeterminado. O ator foi notificado na segunda-feira dessa decisão. Sobre a iniciativa de funcionários, colaboradores e executivos de usar hoje camisetas com os dizeres "Mexeu com uma, mexeu com todas", a Globo se solidariza com a manifestação, que expressa os valores da empresa.

O ator José Mayer, de enorme talento e com grandes serviços prestados à Globo e às artes brasileiras, certamente terá oportunidade de expressar seus sentimentos em relação ao triste episódio e esclarecer que atitudes pretende tomar. A Globo lamenta que Susllen Tonani tenha vivido essa situação inaceitável num ambiente que a emissora se esforça cotidianamente para que seja de absoluto respeito e profissionalismo. E, por essa razão, pede a ela sinceras desculpas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.