Na manhã da última sexta-feira (31), o blog #AgoraÉQueSãoElas, do jornal Folha de São Paulo
divulgou o relato de Susllem Tonani, uma figurinista da Rede Globo que contou sobre o assédio
que ela sofreu do ator José Mayer, mas, pouco tempo depois de ir ao ar, a publicação foi excluída.
Leia também: José Mayer é acusado de assediar funcionária da Rede Globo
Na tarde da sexta-feira (31), o jornal publicou uma nota em que explicava as razões de ter tirado a publicação de Susllem do ar. Segundo a Folha de São Paulo, o relato foi excluído porque desrespeitou o princípio editorial do veículo de publicar acusações apenas quando a parte acusada fosse ouvida. Ainda segundo a nota, enquanto José Mayer ou sua defesa não se manifestarem, o texto da funcionária da Globo continua fora do ar.
O Relato
Susllem Meneguzzi Tonani relatou que foi assediada pelo ator global. Segundo ela, tudo começou há 8 meses, quando Mayer apenas a elogiou. "Do 'como você se veste bem', logo eu estava ouvindo: 'como a sua cintura é fina', 'fico olhando a sua bundinha e imaginando seu peitinho', “você nunca vai dar para mim?', relatou ela.
A figurinista conta que deixou claro que não aconteceria nada entre os dois, mas posteriormente, na presença de outras pessoas, o ator colocou a mão na genitália de Susllem. Depois de um tempo, José Mayer chegou a chamar a funcionária de "vaca" e ela resolveu procurar o RH e outras pessoas que pudessem ajudar.
Leia também: Figurinista da Globo dá detalhes de suposto assédio sexual de José Mayer
Resposta
À Folha de São Paulo, José Mayer negou a acusação "Respeito muito as mulheres, os meus colegas e o meu ambiente de trabalho e peço a todos que não misturem ficção com realidade”, disse ele, que completou. "As palavras e atitudes que me atribuíram são próprias do machismo e da misoginia do personagem Tião Bezerra, não são minhas". Ainda segundo o ator "Nesses 49 anos trabalhando como ator sempre busquei e encontrei respeito e confiança em todos que trabalham comigo".
Posicionamento
Em nota, a Rede Globo também se posicionou sobre o assunto. "Todas as questões são apuradas com rigor, ouvidos todos os envolvidos, em busca da verdade. Desta forma e tendo o respeito como um valor inegociável da empresa, esse assunto foi apurado e as medidas necessárias estão sendo tomadas. A Globo não comenta assuntos internos".
Leia também: "A Lei do Amor" termina com final feliz e de maneira confusa
Repercussão
A repercussão do relato sobre o assédio tomou conta das redes sociais poucos minutos após o texto ser publicado e, mesmo após retirado do ar, o público continuou comentando sobre o texto da figurinista da Rede Globo. Inclusive, a atriz Letícia Sabatella usou as redes sociais para apoiar a garota. "José Mayer não se emenda, hein? Su Tonani, sinta-se apoiada em sua denúncia".