Ex-BBB Rodrigo Mussi segue em recuperação após grave acidente em São Paulo
Reprodução/Instagram - 14.04.2022
Ex-BBB Rodrigo Mussi segue em recuperação após grave acidente em São Paulo

No seu primeiro dia depois de ter recebido alta da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), o ex-participante do "BBB 22" Rodrigo Mussi se mostra mais calmo, segundo relatou o seu irmão Diogo Mussi.

Enquanto esteve sedado na UTI e ainda sem entender o que tinha acontecido, Rodrigo teve alguns momentos de agitação e chegou a precisar ser contido pela equipe médica. Na visita de hoje, Diogo destacou que ele conversou muito sobre o seu time de coração o São Paulo, e da vontade de voltar a assistir um jogo no estádio do Morumbi.

O irmão já tinha conversado com Rodrigo sobre a vontade de ir a uma partida com ele para apresentar o time ao seu filho Luca, que nasceu há pouco mais de uma semana. Este foi o momento em que Mussi estava sedado e apertou muito a mão de Diogo, dando esperanças à família sobre sua recuperação.

O ex-BBB segue também fazendo fisioterapia e outros exercícios no Hospital das Clínicas, na capital paulista. Ainda segundo Diogo, Rodrigo continua tendo alguns momentos de confusão mental, mas tranquilizou os fãs, informando que isso e normal e já esperado pelos médicos.

A recuperação de Rodrigo Mussi

Nestes 19 dias, Rodrigo permaneceu intubado na UTI. Fez hemodiálise, passou por uma cirurgia no cérebro e teve o tempo todo um quadro considerado muito grave. No último domingo (17), ele foi extubado, começou a falar algumas palavras e já ficou em pé. Abaixo, veja a evolução do estado de saúde dele dia a dia, de acordo com os boletins médicos divulgados pela família.

1º de abril


Rodrigo foi internado no Hospital das Clínicas de São Paulo. Durante o socorro, teve uma parada cardiorespiratória e precisou ser reanimado pelos socorristas. O ex-BBB teve traumatismo craniano e ferimentos na perna após ter sido arremessado contra o vidro do carro. Precisou receber massagem cardíaca e seu nível de consciência era abaixo do verificado em uma pessoa normal. "A resposta dele verbal era apenas sons e gemidos, a ocular não era reagente e a física também não tinha nenhuma resposta", contou um dos socorristas. Após o acidente, Rodrigo Mussi também teve parte da função renal debilitada.

Como houve sangramento dentro do crânio, a equipe médica precisou realizar uma cirurgia na cabeça para instalar um monitor (ou um cateter) e mensurar constantemente a pressão intracraniana. O procedimento ajuda os profissionais a avaliarem as condições e os riscos do cérebro.

A lesão na perna deixou o osso exposto. A equipe médica precisou fazer uso de um fixador externo (ou "gaiola médica", como o instrumento também é chamado) para estabilizar o membro e facilitar a portabilidade de Rodrigo na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

2 de abril

Rodrigo Mussi reagiu bem às cirurgias e seguiu intubado, respirando com a ajuda de aparelhos, na Unidade de Terapia Intensiva do hospital. Seu quadro era considerado grave, mas estável.

3 de abril

O boletim médico informou que ele progrediu bem, com melhora da função renal e movimentação de braços e pernas, mesmo intubado.

4 de abril

Continuava intubado, em estado grave, mas reagindo e já passando por diminuição da sedação. Neste dia, ele apertou o dedo de um dos irmãos.

5 de abril

Teve o monitor de cabeça retirado. Continuava sedado, mas no processo de diminuição dos remédios que o mantinham inconsciente. Respondeu a comandos balançando a cabeça e abriu um dos olhos por um tempo.

6 de abril

Continuava agitado. Mais uma vez, abriu os olhos e apertou a mão do irmão Rafael.

7 de abril

Realizou cirurgia para retirar a "gaiola médica" usada para fixar o osso da perna.

8 de abril

Abriu os dois olhos e apresentou sinais mais evidentes de consciência. O pulmão apresentou mais "força, começando a conseguir fazer seu trabalho sozinho". Fez uma ressonância magnética na coluna vertebral, para avaliar necessidade de uma nova cirurgia antes da extubação. "Pela manhã, foi feita a ressonância e a equipe da neuro vai avaliar para saber como proceder. Tudo indica que não pegou medula. O Rod segue estável, dobrando e esticando as pernas e braços, conforme vai despertando", escreveu Diogo Mussi em suas redes sociais.

9 de abril

O quadro era considerado estável, seguindo o processo de extubação, que demorou alguns dias em função da gravidade do quadro ele. Seguia agitado e respondendo a comandos.

10 de abril

Estado estável, grave, em processo de extubação (ou retirada de tubo endotraqueal). Nesse momento, é retirado o tubo que controla a respiração e, por conseguinte, a pressão arterial. O procedimento não é bem-sucedido. Devido a um edema na glote, Rodrigo Mussi tem falência respiratória. O ex-BBB precisa ser intubado novamente.

11 de abril

Apresentou "boas reações neurológicas", como relatou seu irmão Diogo Mussi. Segundo ele postou em seu perfil na rede social, os médicos consideram a recuperação dele um milagre. O comportamento, marcado por espasmos e movimentos involuntários em braços e pernas, é natural, como frisam os médicos. À medida que as doses de sedativos são diminuídas e instrumentos invasivos são retirados, o organismo passa a responder de forma mecânica, como se quisesse eliminar toda a presença estranha.

12 de abril

Dia mais lúcido de Rodrigo, contou o irmão Diogo Mussi em seu perfil na rede social depois de visitá-lo. Segundo boletim, apresentou expressões faciais, gestos, com olhos bem abertos e tentativa de dizer algo. Cirurgia na coluna foi descartada e o ex-BBB manteve o uso do colar cervical. "A cirurgia não tem nada de medular. Se ela for necessária, acontecerá no futuro e servirá para reforçar a coluna", acrescentou.

13 de abril

Médicos realizam a principal etapa do processo de extubação, com sucesso. Rodrigo Mussi deixa de respirar com a ajuda de aparelhos. Continua evoluindo, mais calmo, abrindo os olhos e entendendo bem o que acontecia em volta, o que demonstra melhora no nível de lucidez.

14 de abril

Apresentou melhora, seguindo o processo de extubação.

15 de abril

Foi um dia agitado, com o ex-BBB oscilando entre momentos de realidade e confusão, o que foi considerado normal pelos médicos.

16 de abril

Apresentou melhoras e iniciou "alguns exercícios com fisioterapia", dobrando e esticando braços e pernas. "Hoje, o Rodrigo está mais calmo e mais ativo. No quarto, já iniciou alguns exercícios com fisioterapeuta, dobrando e esticando as pernas, braços e etc.", diz a postagem de Diego.

17 de abril

Segundo o irmão Diogo Mussi, ele "está sem tubo e falando, com certa dificuldade. Já consegue ficar em pé e dar alguns passos, com a ajuda de enfermeiros".

18 de abril

Rodrigo estava mais agitado, tentou sair da UTI e teve a sedação aumentada. Passou por exames no pulmão por conta de tosse e catarro acumulado.

19 de abril

O ex-BBB teve um dia mais calmo e se tornou mais concreta a possibilidade de sair da UTI.

20 de abril

Rodrigo tem alta da UTI e segue para a enfermaria, onde continuará o trabalho de reabilitação, com fisioterapia e exercícios neurológicos.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!