
"Wicked - O Musical" estreou em São Paulo na última quinta-feira (20), mas a experiência de parte dos espectadores não tem sido nada boa. Isso porque alguns fãs da obra, que ganhou adaptações cinematográficas, estão batendo palmas fora do momento previsto e cantando as canções da peça junto com os artistas do elenco.
O barulho, é claro, prejudica o consumo da peça, já que, por vezes, o coro da plateia chega a se sobressair em meio as vozes dos cantores. Na última terça-feira (25), por meio de uma publicação feita no perfil oficial da montagem brasileira, a produção reiterou a importância de que os admiradores mantenham um "comportamento adequado" e façam "silêncio".
Veja vídeo em que fãs aparecem gritando quando Myra Ruiz interpreta Elphaba no solo "Desafiar a Gravidade":
"As plateias das primeiras sessões de Wicked, lotadas de fãs apaixonados pelo espetáculo, cantaram trechos de músicas, principalmente “Desafiar a Gravidade” em uma explosão de emoções durante o espetacular voo de Elphaba ao final do primeiro ato. Nas demais sessões, foram mais comuns reações naturais e entusiasmadas, com ovações ao final das músicas apresentadas", começa a nota.
"Os produtores de Wicked garantem ao público que a temporada será realizada com o mesmo respeito observado ao longo dos cinco meses da temporada de 2023, mantendo o comportamento adequado do público, que proporciona a melhor experiência teatral para todos os espectadores", acrescenta.
A produção garante ainda que, a partir desta quarta-feira (26), um aviso será lido ao público em todas as sessões. "Queridos espectadores, durante a apresentação, por favor, guardem suas reações e aplausos para o final dos números musicais, mantendo o silêncio ao longo da performance. Vamos juntos dar a oportunidade de Wicked encantar mais pessoas e conquistar novos corações por meio de sua história. Agradecemos imensamente o carinho e contamos com sua ajuda para tornar a experiência de todos os espectadores a mais agradável e encantadora possível", diz o aviso.
Interrupção
A organização também pontuou que, caso as regras não sejam respeitadas, as apresentações podem ser pausadas até que a situação se normalize. "Se necessário, a sessão será interrompida ao menor sinal de comportamento que prejudique as pessoas presentes no Teatro Renault. Reiteramos que qualquer foto ou gravação do espetáculo é terminantemente proibida, e o uso de smartphones prejudica a experiência de seus companheiros de plateia, além de distrair os atores", pontuaram.
"A recepção à nova produção, ao elenco e à narrativa cênica tem sido entusiasmante, e todos os fãs e espectadores — todos mesmo — têm a garantia de assistir ao espetáculo com o silêncio adequado da plateia nos momentos certos. O elenco de 36 atores de teatro musical e a orquestra de 17 músicos, tocando e cantando ao vivo, representam o melhor de Wicked.O público vai vê-los e ouvi-los em sua plenitude, para que a paixão por essa história possa tocar a todos", finalizam.
Reclamações
Fabi Bang, que interpreta Glinda, usou as redes sociais para contar sobre o comportamento de um fã, que fez uma live durante o espetáculo, algo que é proibido. "Eu vendo uma live sendo transmitida da plateia", declarou a intérprete.
Felipe Neto também se revoltou com o barulho feito por alguns fãs em determinadas sessões. "Musical não é show. Isso é desrespeito com o artista. A peça deveria ser interrompida e só voltar quando essa galera aprendesse a se comportar. Que horror", escreveu no X, antigo Twitter.