10 filmes e séries biográficos de artistas brasileiros para assistir

'Mussum - O filmis', 'Nosso Sonho' e 'As Aventuras de José & Durval' são algumas das produções para curtir no fim de semana!

"Meu Nome é Gal"

O filme acompanha a trajetória de Gal Costa, ou Gracinha, como era conhecida antes da fama, a partir do momento em que ela decide se arriscar e se mudar para o Rio de Janeiro, aos 20 anos. Na cidade maravilhosa, a jovem tímida se junta aos amigos Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Dedé Gadelha e inicia a carreira artística como Gal. A produção, que está disponível nos cinemas, mostras etapas importantes da vida e carreira da cantora, como a superação da timidez, a formação do movimento da Tropicália e a depressão que enfrentou, quando dois amigos foram exilados na ditadura.

"Nosso Sonho"

Também disponível nos cinemas, o filme "Nosso Sonho" conta a história da amizade de Claudinho & Buchecha, a dupla de maior sucesso do funk melody brasileiro. A produção traz momentos da relação e conta como ambos atingiram o sucesso, além de mostrar como Buchecha lidou com a morte de Claudinho, que morreu em 2002.

"As Aventuras de José & Durval"

A série da Globoplay conta a trajetória de Chitãozinho & Xororó. A produção mostra como a música já fazia parte da vida da dupla, desde a infância, e levou os dois meninos do interior ao estrelato.

"2 Filhos de Francisco"

O filme, de 2005, disponível na Globoplay, conta a história da dupla sertaneja Zezé Di Camargo & Luciano. A produção mostra a trajetória dos dois, desde a infância, quando o pai, Francisco, impulsionou a carreira musical dos filhos, além de mostrar as dificuldades que a dupla passou até se consagrar nos palcos.

Divulgação

"Cazuza - O Tempo Não Para"

O longa, de 2004, é inspirado no depoimento emocionante "Só as Mães São Felizes", de Lucinha Araújo, mãe de Cazuza. A trama narra a carreira do cantor, desde o início, em 1981, com o Barão Vermelho, até a morte por complicações do HIV, em 1990. O filme está disponível no Prime Video.

Divulgação

"Elis"

O filme, de 2018, aborda o início da carreira de Elis, aos 18 anos, até o auge da cantora. A produção passa pela vida pessoal conturbada da artista até a morte por overdose de cocaína e bebida alcoólica, em 1982. Após o sucesso, o longa virou uma minissérie da Globo, "Elis - Viver é melhor que sonhar", onde foram misturadas cenas originais do filme, material documental, e novas cenas de ficção, exclusivas, gravadas por Andréia Horta, intérprete de Elis. As duas produções estão disponíveis no Globoplay, e o filme na Netflix.

Divulgação

"Tim Maia"

O longa, de 2014, relata a história de Sebastião Rodrigues Maia, mais conhecido como Tim Maia. Disponível na Netflix, o filme aborda a adolescência do artista, na Zona Norte do Rio de Janeiro, onde o cantor começou a carreira ao lado de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, passa pela estadia dele em Nova York, onde teve contato com o movimento negro, e vai até o auge da carreira de Tim Maia, quando lançou diversos hits e se consagrou.

Marcelo de Assis

"Gonzaga - De Pai pra Filho"

O longa narra os encontros e desencontros de Luiz Gonzaga e Gonzaguinha, pai e filho, que tiveram uma relação conturbada até se conhecer de verdade. O filme, de 2012, disponível na Globoplay e Netflix, ainda mostra como a música os une e os separa ao longo da vida.

Reprodução - Divulgação

"Minha Fama de Mau"

O filme, de 2019, relata a vida e obra de Erasmo Carlos, o Tremendão, símbolo do rock brasileiro, que morreu em 2022. A história do cantor andou com a do amigo Roberto Carlos e, por isso, o longa relata a parceria dos artistas. Além disso, traz a trajetória do trio formado com Wandelea na Jovem Guarda.

Divulgação

"Mussum - O filmis"

O longa conta a trajetória de Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum, dos Trapalhões. Partindo da infância pobre, a trama mostra a história do humorista, passando pela carreira militar, relação com a Mangueira, sucesso com o grupo Originais do Samba até a inserção de Mussum nos Trapalhões. O filme, que foi o vencedor do Festival de Cinema de Gramado de 2023, estreou em 2 de novembro nos cinemas.

Reprodução / Divulgação

Saiba mais no iG Gente!

Reprodução/ Divulgação

Veja mais Top Stories