Alê Garcia
Reprodução
Alê Garcia


Alê Garcia, um dos 20 creators negros mais inovadores do país segundo a Forbes e finalista do Prêmio Jabuti, brinda os leitores com o livro "Negros Gigantes", um mergulho na vida do autor e na de personalidades que serviram como inspiração. São histórias marcadas pelo colonialismo enraizado, insistente em querer determinar onde ele devia ou não estar e o que cabia ou não realizar.

Os gigantes retratados na obra lançada pela Latitude assumiram os próprios tronos e venceram os preconceitos. “Eles mostraram como os negros podem ser protagonistas e que todos temos lugares a ocupar”, afirma Alê. Entre heróis e heroínas perfilados estão Lázaro Ramos, Elza Soares, Mano Brown, Martin Luther King, Chadwick Boseman e Emicida, entre outros.


A infância na periferia de Porto Alegre está entre as histórias que Alê conta sobre o passado. A Restinga, bairro da capital gaúcha, foi criado nos anos 1970 para “abrigar e tornar invisíveis mulheres e homens negros que vinham do interior”.

Negros Gigantes conta com prefácio do escritor Paulo Scott, vencedor do prêmio Machado de Assis, APCA e finalista do prêmio São Paulo de Literatura, entre outros, que afirma “Este livro é descomunal, é sensível, acessível, necessário. Este livro é um feito. (...) Temos aqui um marco da literatura não-ficcional.” Quem também endossa a obra é Rodrigo França, uma das principais referências de ativismo pelos direitos civis, sociais e políticos da população negra no Brasil. “Alê se olha no espelho e se enxerga nos seus e nas suas, principalmente na potência. (...) Nosso autor nos convida, com muita generosidade, a sermos leões protagonistas da nossa própria história, porque modelos para nos inspirar nós temos. E muitos!”, afirma o cientista social, filósofo, dramaturgo e escritor.

Ficha técnica :

Autor: Alê Garcia
Editora: Latitude
ISBN: 978-65-89275-26-8
Páginas: 288
Preço: R$ 64,90

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários