Devido à pandemia do novo coronavírus, diversos museus ao redor do mundo estão fechados para evitar a proliferação do vírus. O alento é que há tours virtuais em instituições nacionais e internacionais e eles estão em alta. O passeio pelo acervo online permite experiências variadas e em 3D.

Leia também: Séries e realities para maratonar na quarentena

Pinacoteca de São Paulo
Reprodução/Wikipedia
Pinacoteca de São Paulo


A Pinacoteca de São Paulo informou ao iG Gente que na última sexta (20) e sábado (21), houve o pico de acesso dos últimos 15 meses. Em média, o Tour Virtual 3D do museu, pela plataforma Teleport, tem recebido 1100 visitantes online por mês, apenas neste dois dias os acessos corresponderam a 60% da média mensal. 

Leia também: Cantores se mobilizam na quarentena e fazem show em "Festival Música Em Casa"

Já nesta terça-feira (24), foram 1026 acessos e quase superou a média mensal do tour virtual 3D da Pinacoteca de São Paulo. A ferramenta é gratuita para os visitantes e também em realidade virtual para quem tiver óculos. Pode ser acessada pelo site da Pinacoteca.

O diretor-geral da Pinacoteca de São Paulo, Jochen Volz, afirma que as ferramentas digitais são um ótimo aliado neste momento: "O tour virtual da Pinacoteca assim como as ações da campanha #pinadecasa não pretendem substituir a visitação ao museu, mas oferecem informações complementares e ajudam a manter a conexão do público com a arte nesses tempos em que é recomendado ficar em casa. É um momento desafiador para a cultura, mas também de estímulo à criatividade para os artistas, equipes dos museus que elaboram estratégias para que o seu potencial artístico chegue até as pessoas." 

Outros museus brasileiros oferecem visitas online ao seu acervo e mostras como o Museu Nacional, Museu Paulista (Museu do Ipiranga), Museu Oscar Niemeyer, Inhotim, Museu Nacional de Belas Artes, MASP, MAM, Museu do Amanhã. Os dois primeiros podem ser conferidos pelo Street View.

Leia também: Coronavírus: visite grandes museus internacionais sem sair de casa

Além das instituições brasileiras, o público pode experimentar pelo Google Arts & Culture exposições e acervos  como: do Palácio de Versalhes; da Fundação Anne Frank; do Espaço de Restauração da Gruta Chauvet; do Museu Britânico; do Instituto Nacional de Antropologia e História do México; as coleções Bauhaus Everywhere e Portugal: Arte e Património.



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!