Em março de 2020, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde, museus do mundo todo fecharam as portas. Do Louvre ao The Metropolitan, as instituições ficaram inacessíveis para a população para conter a pandemia do novo coronavírus. 

Leia também: Exposições e lançamento de livro são dicas de passeios culturais em São Paulo

Museu do Louvre, na França
Divulgação
Museu do Louvre, na França

Sem data para retornar às atividades, para a felicidade do público, muitos  museus contam com coleções digitalizadas no Google Arts & Culture , plataforma que permite que o internauta visite uma instituição do conforto de casa.

Leia também: Obra de reconstrução do Museu da Língua Portuguesa é entregue em S

Pensando nisso, o iG Gente selecionou algumas instituições que tem acervo disponível na plataforma para você visitar durante a quarentena. 

Museo Del Prado - Madrid

Museo Del Prado, em Madri
Divulgação
Museo Del Prado, em Madri

Considerado o museu mais importante da Espanha, o local contempla um dos quadros de maior destaque Diego Velázquez (1599-1660), a obra "As Meninas".

Você viu?

Além disso, a coleção é bastante completa, contendo obras da pintura espanhola, francesa, flamenga, alemã e italiana em seu acervo.

Louvre - França

Museu do Louvre, na França
Divulgação
Museu do Louvre, na França

Lar da obra prima de Leonardo Da Vinci, "Monalisa", e outras peças de destaque, o museu permite que internautas - a partir da plataforma do Google - circulem por suas galerias e salas de exposição. Além das pinturas, a arquitura é uma obra de arte à parte.

British Museum - Londres

Museu britânico, em Londres
Divulgação
Museu britânico, em Londres

Fundado em 1753, a instituição tem cerca de 8 milhões de peças que narram mais de 2 milhões de anos da história da humanidade. Pela internet, é possível fazer um tour pelo tempo, contemplando artefatos criados por homens de eras mais do que distantes.

The Metropolitan Museum, Nova York

The Metropolitan Museum of Art, em Nova York
Divulgação
The Metropolitan Museum of Art, em Nova York

E neste circuito não poderia faltar o The Metropolitan, que todo ano sedia o Baile do Met. Pela plataforma do Google o apreciador pode passear pelos corredores do museu, explorar peças da coleção e assistir a vídeos em 360º.

Musei Vaticani, Roma

Museu do Vaticano, em Roma
Divulgação
Museu do Vaticano, em Roma

Por fim, mas nunca menos importante, os internautas podem apreciar mais de sete quilômetros da extensão do museu do Vaticano. Além das obras de arte de Rafaello Sanzio, um corredor dedicado aos mapas antigos também está disponível no tour.  

Leia também: MEC e MinC anunciam medidas para recuperar Museu Nacional em três etapas

Para infelicidade dos apreciadores de arte , os museus ainda não tem previsão para voltar às atividades, mas um tour, mesmo que digital, já deve sanar a ansiedade para conhecer essas e outras instalações pessoalmente (Pelo menos por enquanto). 

    Leia tudo sobre:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!