Pensando na preservação da infraestrutura da internet brasileira e para que mais pessoas tenham acesso aos seus conteúdos nesse período de expansão de consumo em streaming, o Globoplay e os demais serviços de vídeo online da Globo terão uma limitação na entrega de dados a partir desta segunda-feira. A medida tem como objetivo gerar um perfil de consumo de tráfego mais conservador para evitar um possível colapso da infraestrutura de troca de tráfego público e também garantir uma experiência de qualidade em todas as plataformas.

Leia também: Funcionários da Globo planejam protesto contra demissões em massa

Globoplay
Divulgação/ Globoplay
Globoplay

Os perfis de resoluções mais altas como 4K e Full HD (1080p) serão temporariamente suprimidos. A maior resolução para conteúdos ao vivo e em VOD será a HD (720p). A taxa de bitrate praticada na resolução Full HD, de 5,8 Mbps, cairá para 2,8 Mbps na transmissão HD. Um capítulo de novela com 60 minutos de conteúdo em Full HD, que consumia 2,5 Gb, passará a requerer 1,2 Gb, uma economia de dados de 52%. A mudança nos perfis também alcança os produtos G1 , Globoesporte.com , GShow e Globosat Play . A medida só afeta o tráfego de dados, não havendo limites para a quantidade de vídeos nem para o total de horas consumidas.

Leia também: Após Marquezine, atores da Globo temem novas demissões

A decisão foi tomada após a observação de um grande crescimento nas curvas de consumo da internet brasileira, como consequência do isolamento das famílias em suas residências. Medidas semelhantes já foram tomadas na Europa. A Globo espera que, no Brasil, seu movimento seja acompanhado por outros provedores de serviços na Internet, especialmente os de streaming.

"Esta é uma medida de solidariedade e responsabilidade", disse Raymundo Barros, diretor de Tecnologia da Globo , ao site G1 . "Temos que agir proativamente para evitar um cenário de colapso na infraestrutura da internet brasileira num momento tão delicado, em que os serviços digitais são fundamentais para a população".

O executivo pontua também que a limitação é temporária: " Tão logo a pandemia seja superada e consigamos obter novamente algum nível de normalidade e rotina nas nossas vidas, iremos reverter esta decisão para entregar, como sempre, a melhor qualidade possível para o nosso usuário final. É importante frisar que em plataformas como celulares e computadores, a mudança será imperceptível. Somente em smart TVs a partir de 65 polegadas é que os efeitos se tornam visíveis".

A medida visa também viabilizar o consumo de conteúdos do Globoplay em vídeo por mais brasileiros neste momento de crise, inclusive os não assinantes. Na semana passada, o serviço franqueou o acesso a 60 títulos infantis e a 14 juvenis, incluindo todas as temporadas de “Malhação” disponíveis em seu acervo e séries como “Shippados” e “Sandy & Jr”.

Conteúdos originais

Globoplay
Divulgação
Globoplay

A partir desta segunda-feira (22), todos os capítulos da primeira parte de “ Amor de Mãe ” também estarão disponíveis para não assinantes, bastando o preenchimento de um cadastro e a realização de login na plataforma. Desta forma, quando a exibição da novela for retomada, mais espectadores estarão atualizados com a trama.

Leia também: Stênio Garcia faz pede emprego em novelas para não ser demitido da Globo

O Globoplay é a maior plataforma brasileira de streaming, com oferta de conteúdo gratuito e exclusivo para assinantes. Com mais de 840 títulos publicados em 2019 e cerca de 60 milhões de horas de consumo por mês, o serviço reúne conteúdos originais Globo e do mercado audiovisual independente, filmes e séries internacionais renomadas, dentre elas produções exclusivas, que só serão exibidas online. Tudo junto, na mais completa e variada oferta de conteúdo para que o público acesse a qualquer momento e de onde estiver o que está no ar, o que já foi ao ar e o que ainda será exibido.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!