Nesta sexta-feira (27) começa o Rock in Rio que, pelas próximas duas semanas, vai encher o Rio de Janeiro de apresentações de grandes artistas nacionais e internacionais. O Palco Mundo receberá nomes como Drake, Foo Fighters, Dave Matthews Band, Red Hot Chilli Peppers, Pink e Muse.
Já o Palco Sunset terá, além de alguns nomes internacionais como Jessie J, o encontro de artistas, como Seal e Xenia França, Detonautas e Pavilhão 9, Iza e Alcione. Mas, uma das novidades da edição 2019 do Rock in Rio é um terceiro palco com artistas nacionais menos conhecidos.
Leia também: Sem Fergie, Black Eyed Peas busca as origens para conquistar o Rock in Rio
A ideia não é ter iniciantes, mas sim nomes já conhecidos no cenário alternativo, como Braza, Vivendo do Ócio, Maglore, Jade Baraldo, Menores Atos, Tássia Reis e Selvagens à Procura de Lei. O Palco Supernova, como é chamado, é uma novidade que atende, em parte, alguns fãs do festival que acreditam que os artistas nacionais não tem tanto espaço.
Patrocinado pela Sony Music, ele fica em um dos pontos mais altos da cidade do rock, e pode ser uma alternativa para quem quer ver a Cidade do alto. “Ele (o palco) é todo diferente”, promete o vice-presidente da Sony Music no Brasil, Wilson Lannes. Ele explica que a ideia partiu do próprio festival, que convidou a Sony para patrocinar e escolher artistas expoentes na cena nacional.
Como parte de sua iniciativa para atrair um público mais jovem, a Sony aceitou, levando para o festival o Filtr Live. “O Filtr tem a proposta de ajudar o consumidor na escolha de músicas e apresentar músicas que estejam de acordo com seu humor ou com o gênero e preferência”, explica Lannes. De acordo com ele, para criar essas playlists, eles contam com artistas além do casting da Sony, e o palco seguiu a mesma proposta.
Dos 35 artistas que se apresentarão ao longo dos seis dias, apenas 11 são contratados da Sony. “Fizemos essa seleção junto com o Rock in Rio a quatro mãos, sempre levando em consideração o trabalho musical de cada artista, que ele tivesse um paralelo com artistas de outros palcos e assim respeitando o DNA musical de cada dia do festival”, completa.
Real e virtual
Ainda na marca “Filtr”, da Sony, um jogo, disponível on-line desde antes do festival, permite que os usuários ganhem pontos, que poderão ser trocados por brindes, vauchers para bebidas e outras coisas. A ideia é unir o real e o virtual – fato que será praticado durante as apresentações.
De acordo com Lannes, são os visitantes do festival que escolherão as músicas tocadas no palco entre um show e outro. O executivo prevê a passagem de pelo menos 100 mil pessoas pelo espaço, que além de assistir os artistas e interagir, ainda terão uma visão privilegiada do festival.
Você viu?
Leia também: De galinhada a curral: tudo o que terá na área vip do Rock in Rio
“O Palco Supernova está numa área bastante elevada, talvez a mais elevada do Rock in Rio, então tem uma vista maravilhosa. Vamos colocar duas lunetas gigantes para olhar a cidade do rock completamente”, conta. A programação do palco vai até as 20h, quando os telões passam a exibir os shows do Palco Mundo. Confira a programação completa do Palco Supernova no Rock in Rio :
27 de setembro
- A Banca 021
- Orgânico
- Haikaiss
- Cacife Clandestino
- Oriente
28 de setembro
- Bullet Bane
- Dona Cislene
- Ponto Nulo no Céu
- Maglore
- Vivendo do Ócio
29 de setembro
- Jade Baraldo
- Dvicio
- Lali
- 3030
- Gabriel Elias
03 de outubro
- Lupa
- Menores Atos
- Big UP
- Braza
- Bula
04 de outubro
- Firestrike
- Jimmy & Rats
- Eminence
- Noturnall
- Armored Dawn
05 de outubro
- Dani Vellocet
- Tassia Reis
- MARIA
- Ana Gabriela
- Mariana Nolasco
06 de outubro
- Folks
- Andre Prando
- Zimbra
- Selvagens à procura de lei
- Lagum