O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), determinou que a história em quadrinho da Marvel, "Vingadores - A Cruzada Das Crianças", fosse recolhida da Bienal do Livro, que está sendo realizada na cidade.
Leia também: Bienal do Livro do Rio aposta em diversidade e assuntos do momento
O motivo alegado por Crivella para que o gibi fosse retirado do evento é que ele "traz conteúdo sexual para menores". O livro faz parte da coleção Graphic Novels Marvel , que está em sua 66ª edição. Algumas páginas da HQ mostram dois personagens gays em momentos de carinho; em uma delas, eles estão se beijando.
Você viu?
"Livros assim precisam estar embalados em plásticos pretos, lacrado e do lado de fora avisando o conteúdo", Crivella defendeu, em um vídeo postado nas redes sociais. A Bienal disse que foi notificada ontem por um representante da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), mas que os exemplares não serão retirados do evento.
Leia também: Ministro nega censura na Ancine: "Não está proibido fazer filme pornô no Brasil"
"A Bienal Internacional do Livro Rio, consagrada como o maior evento literário do país, dá voz a todos os públicos, sem distinção, como uma democracia deve ser. Este é um festival plural, onde todos são bem-vindos e estão representados. Inclusive, no próximo fim de semana, a Bienal do Livro terá três painéis para debater a literatura Trans e LGBTQA+. A direção do festival entende que, caso um visitante adquira uma obra que não o agrade, ele tem todo o direito de solicitar a troca do produto, como prevê o Código de Defesa do Consumidor", a assessoria do evento informou, através de nota.
Leia também:Humor e arte: a censura se traveste de correção política no Brasil?
Canais oficiais da marvel ainda não comentário a ação de Crivella .