A cidade de São Paulo é um dos maiores polos culturais do Brasil e da América Latina e todo fim de semana há diversas opções para os amantes de música, cinema e artes em geral. Neste final de semana a nona edição da Virada Sustentável é responsável por garantir uma programação musical diversa, qualificada e acessível.

Leia também: “As pessoas não gostam de ouvir as coisas ruins sobre Raul”, diz autor de livro

Luedji Luna se apresenta no Parque do Ibirapuera no domingo (25)
Helen Salomão
Luedji Luna se apresenta no Parque do Ibirapuera no domingo (25)

São mais de 100 atrações em diversos endereços da cidade. O festival começou na última quinta-feira (22) e segue até este domingo (25) e é ideal para quem quer ouvir música de graça em São Paulo .

A programação atinge diversos pontos da cidade como Parque do Ibirapuera , Unibes Cultural, Blue Note, Rua das 100 Minas, Parque Augusta, Parque Biacica, Arte e Cultura na Kebrada, entre outros.

Leia também: "Escola do Rock" ousa ser superior a espetáculo da Broadway

No Palco do Parque Ibirapuera, a Orquestra Jovem Tom Jobim convida Zélia Duncan para uma apresentação inédita no domingo (25) às 16h, dedicada especialmente à música popular brasileira orquestral. No mesmo palco, às 19h, Luedji Luna apresenta ‘Um Corpo no Mundo’, disco que traz uma África estendida e ressignificada.

As atrações abrangem diversificados gêneros, desde os shows à música e cultura indígenas, passando pelo Maracatu do Congo, Baile Black, Orquestra Mundana Refugi, Anelis Assumpção, bloco Hare Kryshna, forró da Sanfoneira, Awake Mantras, jazz ao pôr do Sol, percussão com Grupo Batakere, entre outros.

Onde curtir música de graça em São Paulo neste fim de semana?

Barbatuques | Show Barbatuquices

Quando? Sábado (24) às 11h

Onde? Palco Principal do Parque do Ibirapuera

Barbatuquices é uma “aula-espetáculo” em que o público e integrantes do grupo Barbatuques vivenciam brincadeiras musicais e descobrem seu corpo sonoro através de uma deliciosa e lúdica imersão na riqueza de nosso repertório popular além de músicas do próprio grupo.

Trata-se de uma experiência musical abrangente e interativa em que pais, filhos, educadores e participantes de todas as faixas etárias são convidados a explorar a diversidade de timbres do corpo como palmas, estalos, sons produzidos pela boca ou pelos pés, entre outros e através deles fazer música e tocar com o Barbatuques.

Uma atividade que une o caráter pedagógico ao artístico, mesclando oficina e show, e que pode ser realizada em áreas de convivência, escolas, festas, ginásios, congressos de educação ou qualquer espaço que estimule a confraternização entre os participantes. 

Shows se espalham pela cidade de São Paulo neste final de semana
Divulgação/Virada Sustentável
Shows se espalham pela cidade de São Paulo neste final de semana

 Awaken Mantras São Paulo

Quando? Sábado (24) às 16h

Onde? Palco Serraria no Parque do Ibirapuera

Awaken Mantras é um movimento global com o propósito de despertar a consciência amorosa através do canto de mantras e cultivo da meditação que acontece em 17 localidades pelo mundo. Sua atuação é principalmente através da música.

Esse trabalho contribui para sustentação da energia positiva e da boa convivência nas comunidades onde ele está inserido. O grupo de São Paulo se reúne semanalmente às sextas-feiras na Vila Mariana. Conta com muitos músicos associados. Para a apresentação na Vira Sustentável, 14 músicos se reúnem para demonstrar o poder dessa prática que tem uma duração de 1h30min que mescla o canto de mantras e o cultivo da meditação.

Show da Orquestra Mundana Refugi

Quando? Sábado (24) às 16h

Onde? Palco Principal do Parque do Ibirapuera

Formada por músicos brasileiros, imigrantes e refugiados de diversas partes do mundo, a Orquestra Mundana Refugi apresenta, sob a direção musical de Carlinhos Antunes, temas tradicionais da Palestina, Irã, Guiné, Congo e Brasil, além de composições próprias de Carlinhos Antunes para a formação.

Nas vozes, Palestina, Congo, Guiné, Irã e Brasil. Os instrumentos vão do kanun ao acordeom, passando pelo piano, violino, cítara chinesa, bouzouki, e tantos outros.

Show da Banda Aláfia

Quando? Sábado (24) às 19h
Onde? Palco Principal do Parque do Ibirapuera

Após 7 anos de estrada e três álbuns lançados no Brasil e no exterior, o Aláfia se prepara para turnê de lançamento do seu quarto álbum. Neste momento, o grupo, muito ligado às temáticas da cultura afrobrasileira e suas vertentes como o candomblé, funk e o hiphop, propõe investigar mais a fundo a linguagem do sambasoul, reverenciando ícones que construíram este gênero musical.

Soma-se à esta linguagem, ainda, o referencial estético de George Clinton e do seu P-Funk, explorando mais as potências vocais do Aláfia e trazendo à tona reflexões políticas, sociais e raciais, marca predominante em seu trabalho. O álbum tem direção e produção de Eduardo Brechó e lançamento previsto para o fim de agosto de 2019.

DJ Ledah

Quando? Sábado (24) às 9h

Onde? Rua Heliodoro Ébano Pereira, s/n - Rua das 100 Minas

Na cena desde 2007, foi hostess dos tradicionais Clube SoGo, Sonique, Hot-Hot, deixou as portas para assumir as pick-ups em festas descoladas na The Week, Clube A Lôca, Bofetada, produziu a pioneira Festa Black Pop que trouxe o black music, R&B e o twerk para as pistas predominantemente pop de São Paulo, atualmente divide sua agenda entre Yacht Club, Lions, Espaço Desmanche, Blue Space, além das diversas festas do baixo Augusta e casas do interior e litoral. É responsável pela curadoria artística e musical do aclamado projeto PopPorn, onde também atua como Dj Residente. Outro clube aclamado onde tem residência é o Club 88 em Campinas, na festa Wolf.

Seus sets sempre com clima sexy e graves fortes, transitam entre os universos do pop, eletro, house, black music, r&b e ritmos nacionais como funk e trash, o rock também faz parte de sua sonoridade, sempre respeitando e explorando o conceito e proposta da festa e clube.

DJ Ledah
Reprodução/Instagram
Dj Ledah

Roda de samba com Luísa Maita e Verônica Ferriani

Quando? Sábado (24) às 12h
Onde? Rua Heliodoro Ébano Pereira, s/n - Rua das 100 Minas

Sempre envolvidas com o estilo musical, as cantoras e compositoras Luísa Maita e Verônica Ferriani se uniram em 2018 para realizar um sonho em comum: uma roda de samba. Em ação, as cantoras se alternam na interpretação do repertório, com arranjos feitos a partir da improvisação característica desse formato de apresentação. No repertório trazem sambas de compositores brasileiros como Paulinho da Viola, Roberto Ribeiro, João Nogueira, Silas de Oliveira, Paulo Vanzolini e Jorge Aragão, além de sambas autorais das artistas e de músicos de sua geração.

Show de Lívia Mattos

Quando? Domingo (25) às 18h

Onde? Avenida Paulista, 2073 – Consolação – Blue Note

“Vinha da ida” é o show do álbum autoral da sanfoneira e cantautora Lívia Mattos, lançado pelo Natura Musical, em 2017. Buscando levar para os palcos a sonoridade que dá  identidade ao seu trabalho, a formação é composta por sanfona/voz, tuba e bateria.

Com o seu trabalho musical, apresentou-se em festivais pelo mundo como “Accordions Around the World”, em Nova York; no “Akkorden Festival Wien”, em Viena; "Sommerwerft Festival", em Frankfurt; entre outros - além de participar do programa OneBeat 2017, apresentando-se por quatro estados estadunidenses, com 25 músicos.

Pic Nic Parque Augusta | Jazz na Kombi

Quando? Domingo (25) às 16h30
Onde? Rua Augusta, 344 - Consolação

O Pic Nic já recebeu diversas denominações: começou como Pic Nic à Moda Antiga, depois virou Pic Nic da Augusta, depois Pic Nic no Asfalto até se consagrar como Pic Nic Parque Augusta.

Esta será a 12ª Edição do Pic Nic Parque Augusta. Acontecerá no asfalto da Augusta, ao lado do Parque Augusta, no dia 25 de agosto de 2019, das 13h às 18h, com várias atrações musicais.

O Jazz na Kombi é um projeto que nasceu em 2014 na cidade de São Paulo , propondo uma nova forma de utilização do espaço público e encontros entre pessoas, com festivais de Jazz independentes e gratuitos. Uma iniciativa de amantes do Jazz, numa ação de devolver essa arte para seu lugar de origem, a rua.

Na Virada Sustentável , pela primeira vez no Parque Augusta, o Jazz na Kombi traz Vinicius Chagas Trio, que composto por músicos de indiscutível talento e virtuosismo, vem para atrair os ouvidos atentos e os mais distraídos, no improviso. Vinicius Chagas Trio é Vinícius Chagas no Sax, Gabriel Gaiardo no Teclado e Fernando Amaro na Bateria.

São muitas opções para todos os amantes de todos os estilos e para quem busca ouvir música de graça em São Paulo neste final de semana.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!