Drama político com pitadas de romance, “Legalidade”, de Zeca Brito, foi exibido neste domingo (18), fora de competição, no 47º Festival de Gramado numa sessão cheia de pompa. Passaram pelo tapete vermelho o ex-presidenciável pelo PDT, Ciro Gomes, e a estrela do longa, Cleo Pires, que chamou atenção com um vestido de plumas.

Leia também: Em Gramado, cineastas protestam contra censura e Sônia Braga cita Marielle

Divulgação/Imdb
"Legalidade" é criticado em Gramado por tom ‘folhetinesco’

Leia também: "Bacurau" irá abrir a 47ª edição do Festival de Cinema de Gramado

Já " Legalidade  ", apesar do cuidado com o visual, decepcionou pelo tom “folhetinesco” e “exagerado”, como definiram jornalistas durante encontro nesta segunda-feira com elenco e equipe da produção.

Você viu?

Ambientada em 1961, a trama acompanha o movimento liderado por Leonel Brizola -interpretado por Leonardo Machado, em seu último trabalho antes da sua morte, em 2018, aos 42 anos -, para garantir a posse do vice-presidente João Goulart após a renúncia de Jânio Quadros. A ascensão de Jango à presidência era ameaçada por militares, que temiam suas posições de esquerda.

Em paralelo ao contexto político, a jornalista Cecília, personagem de Cleo , se envolve num triângulo amoroso com um repórter e um fotógrafo — com direito a uma cena de sexo no topo do Palácio Piratini, sede do governo gaúcho. Questionado sobre a linguagem “novelesca”, o diretor Zeca Brito, do mesmo do documentário “A vida extra-ordinária de Tarso de Castro" (2017), defendeu sua obra.

"A história do Brasil é uma telenovela", disse. "Minha alfabetização audiovisual foi por meio da televisão. A intenção era mesmo fazer um filme popular, e teledramaturgia é uma linguagem próxima do brasileiro. E Cleo é um símbolo popular. Era muito importante colocá-la fazendo o discurso do filme, que é o de que as diferenças formam a democracia."

Leia também: Filme nacional "Bacurau" estará no 57º New York Film Festival

Ao longo da história, Cecília revela ser uma agente da CIA trabalhando a favor do movimento do título. A atriz disse ter topado fazer o longa por gostar da figura de Leonel Brizola. "Sempre fui apaixonada por Brizola. Então falei pro Zeca: 'vamos fazer, use meu nome' Minha imaginação é muito fértil", disse a atriz, que já sonhava interpretar uma agente da CIA.  "  Legalidade " estreia nos cinemas no dia 12 de setembro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!