Estudantes da Escola de Teatro da UFBA (Universidade Federal da Bahia) e integrantes do Coletivo Dandara Gusmão, que tem alunos negros militantes da instituição, interromperam a peça “Sob as Tetas da Loba”, no último final de semana (1 e 2 de junho), no Teatro Martim Goçalves, localizado em Salvador.

Leia também: Quadro do "Fantástico" ironiza comentário racista de Paula no "BBB 19"

Estudantes invadem peça teatral e acusam de racismo
Reprodução/Facebook
Estudantes invadem peça teatral e acusam de racismo

Aos gritos e empurrando um cartaz, os estudantes acusaram a peça e a instituição de racismo. A obra " Sob as Tetas da Loba " reúne um compilado de textos do dramaturgo Jorge Andrade, e foi dirigido pelo professor Paulo Cunha.

Na apresentação do último sábado (01),  integrantes do Coletivo Dandara Gusmão interromperam o espetáculo. Nesse dia,  foi registrada desordem, bate-boca com o público e os professores no local. Também foi preciso suspender a peça antes do fim.

Já no último domingo (02), o espetáculo foi até o final e os membros do coletivo ficaram na porta do teatro, pois foram impedidos de entrar no local. A Escola de Teatro da UFBA acionou a Policia Militar para ficar na entrada do prédio.

Leia também: O ronco, racismo reverso, e o pouco que o “BBB” mudou até hoje


Uma professora da Universidade, Deolinda Franca divulgou um vídeo em seu perfil no Facebook na ultima segunda-feira (3), com um trecho do protesto na porta do teatro e na publicação afirmou que teria sido agredida por um estudante.

Em uma publicação nas redes sociais, uma jovem que foi assistir ao espetáculo escreveu uma nota de repúdio a produção: "Lágrimas me vem aos olhos. Entre lágrimas entrei para assistir ao 'espetáculo'. Quase entre lágrimas saí. Mas não. Não aplaudi. Vaiei. Gritei". 

Ainda na publicação dessa jovem, ela explica que a peça tinha atrizes e atores negras que interpretavam personagens marginais e estereotipadas: "a amiga de 'classe inferior', o policial que executa a ação de prender (não é o delegado 'moreno'), a prostituta, o menor estuprador".

Em publicação nas redes, o coletivo explicou que práticas de racismo na UFBA são bem comuns: "A prática do racismo é uma constante na UFBA, uma universidade com uma comunidade em mais de 40 mil pessoas, não conseguiu evoluir para o século 21, apenas enxerga o povo preto em posição de subalternidade, marginalidade e servidão".

Leia também: David Brazil diz que "todas as vidas importam independente da cor" e é detonado

Imagem usada pelo Coletivo Dandara Gusmão nas redes sociais
Reprodução/Facebook

Imagem usada pelo Coletivo Dandara Gusmão nas redes sociais

"Que justiça social é essa que favorece apenas o povo Branco? Que apresenta uma peça teatral que termina quase 23h e causa um risco de integridade física pra quem vai assistir, tendo em vista que Salvador tem uma taxa grande é ruim de insegurança, furto, transporte público então, nem se fala. Essa prática precisa acabar e infelizmente apenas nós da organização Dandara Gusmão estamos nos posicionando", completa.

A Escola de Teatro da UFBA não se manifestou oficialmente sobre o episódio com os estudantes  do último fim de semana. Já a Organização publicou em sua página oficial a seguinte mensagem:"Desculpem os transtornos, mas precisamos romper com o silêncio de 38 anos de racismo".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!