Neste sábado, durante o 72º Festival de Cannes, um dos mais prestigiados e famosos festivais de cinema do mundo, “Bacurau”, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, ganhou o Prêmio do Júri , honra dividida com "Les miserables", de Ladj Ly. Essa é a primeira vez que o Brasil ganha na categoria, uma das mais importantes do evento.
Sete prêmios são distribuídos na premiação principal de Cannes . Neste ano, o vencedor da Palma de Ouro, o prêmio mais importante, foi “Parasite”, do diretor sul-coreano Bong Joon-Ho. O drama conta a história de uma família desempregada que passa a ter um peculiar interesse em vizinhos ricos e glamurosos.
“A vida invisível de Eurídice Gusmão”, do cearense Karim Aïnouz, venceu o prêmio de melhor filme na mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes na sexta-feira (24). Durante o dicurso de agradecimento , o diretor do filime criticou o momento político do Brasil.
Produções brasileiras já foram indicadas diversas vezes ao Palma de Ouro. A única que ganhou foi “O Pagador de Promessas”, de 1962, escrito e dirigido por Anselmo Duarte. Em 2015, o filme até chegou a entrar na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) como um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.
Outras categorias vencedoras
O Brasil também já venceu em outras categorias, como Melhor Diretor para Glauber Rocha, em 1969, por "O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro"; Melhor Atriz, em 1986, para Fernanda Torres por "Eu Sei Que Vou Te Amar"; Melhor Atriz, em 2008, para Sandra Corveloni por "Linha de Passe". “ Bacurau ” chega este ano para integrar as vitórias.
O filme "O Traidor", que concorreu este ano na disputa pela Palma de Ouro , do cineasta italiano Marco Bellocchio, foi filmado no Brasil e conta a participação da brasileira Maria Fernanda Cândido .
Em seu Instagram, a atriz comemorou a vitória de “Bacurau” em Cannes . “Salve a cultura brasileira!! Bacurau ganhou o prêmio do júri em Cannes. Que orgulho! Bravo @kmendoncafilho e @jdornelles elenco e equipe”, escreve na legenda.