Neste sábado, durante o 72º Festival de Cannes, um dos mais prestigiados e famosos festivais de cinema do mundo, “Bacurau”, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, ganhou o Prêmio do Júri , honra dividida com "Les miserables", de Ladj Ly. Essa é a primeira vez que o Brasil ganha na categoria, uma das mais importantes do evento.

Kleber Mendonça Filho dirige
Victor Juca
Kleber Mendonça Filho dirige "Bacurau", vencedor do Prêmio do Júri, um dos mais importantes do Festival de Cannes

Sete prêmios são distribuídos na premiação principal de Cannes . Neste ano, o vencedor da Palma de Ouro, o prêmio mais importante, foi “Parasite”, do diretor sul-coreano Bong Joon-Ho. O drama conta a história de uma família desempregada que passa a ter um peculiar interesse em vizinhos ricos e glamurosos.

“A vida invisível de Eurídice Gusmão”, do cearense Karim Aïnouz, venceu o prêmio de melhor filme na mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes na sexta-feira (24). Durante o dicurso de agradecimento , o diretor do filime criticou o momento político do Brasil. 

Produções brasileiras já foram indicadas diversas vezes ao Palma de Ouro. A única que ganhou foi “O Pagador de Promessas”, de 1962, escrito e dirigido por Anselmo Duarte. Em 2015, o filme até chegou a entrar na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) como um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

Outras categorias vencedoras

O Brasil também já venceu em outras categorias, como Melhor Diretor para Glauber Rocha, em 1969, por "O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro"; Melhor Atriz, em 1986, para Fernanda Torres por "Eu Sei Que Vou Te Amar"; Melhor Atriz, em 2008, para Sandra Corveloni por "Linha de Passe". “ Bacurau ” chega este ano para integrar as vitórias.

O filme "O Traidor", que concorreu este ano na disputa pela Palma de Ouro , do cineasta italiano Marco Bellocchio, foi filmado no Brasil e conta a participação da brasileira Maria Fernanda Cândido .

Em seu Instagram, a atriz comemorou a vitória de “Bacurau” em Cannes . “Salve a cultura brasileira!! Bacurau ganhou o prêmio do júri em Cannes. Que orgulho! Bravo @kmendoncafilho e @jdornelles elenco e equipe”, escreve na legenda.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!