O clima voltou a esquentar no 72º Festival de Cannes nesta sexta-feira (24), na coletiva de imprensa do filme “Mektoub, my love – Intermezzo”, de Abdellatif Kechiche . O diretor tunisiano, ganhador da Palma de Ouro de 2013 com o controverso “Azul é a Cor Mais Quente” se indispôs com jornalistas que avançaram sobre temas polêmicos levantados por seu longa-metragem, que acompanha um grupo de jovens aproveitando as férias de verão numa cidade litorânea, em 1994. 

“Mektoub, my love – Intermezzo”, de Abdellatif Kechiche
Divulgação
“Mektoub, my love – Intermezzo”, de Abdellatif Kechiche

À época de “ Azul é a Cor Mais Quente ”, Kechiche foi acusado de abuso pela atriz Léa Seydoux , uma das protagonistas da história. Questionado por uma jornalista sobre o processo, ele se negou a comentar o caso: “Cannes é um festival de cinema e, portanto, vamos falar de cinema. Não tenho conhecimento de nenhuma investigação contra mim”.

Leia também: De obra prima a desleixado, novo filme de Tarantino divide opiniões em Cannes

O novo filme do diretor é a segunda parte de uma trilogia sobre juventude (a primeira se chama “Mektoub, my love: canto uno”) e inclui uma sequência de teor adulto explícito de 12 minutos. No restante de suas três horas e 28 minutos de duração, a câmera acompanha a interação do pequeno grupo à beira da praia, ou em noitadas regadas a muita música e álcool, com especial ênfase no corpo das personagens femininas.

Protagonista da cena mais polêmica do filme, Ophélie Bau participou da cerimônia do tapete vermelho, na noite anterior, mas não apareceu para promover o filme. Uma jornalista questionou a ausência da atriz. “Acho sua pergunta muito tola, e deslocada dentro de um festival de cinema”, reagiu Abdellatif  Kachiche .

Leia também: Karim Aïnouz celebra recepção a seu "filme anti-machista" em Cannes

O filme, que ganhou sessão de gala na competição pela Palma de Ouro na noite desta quinta-feira (23), já foi chamado de "misógino", "nojento" e "voyeurista". Não foram poucos os que abandonaram as sessões para a imprensa. Kechiche chegou tenso para o encontro com os jornalistas em Cannes , acompanhado de parte da equipe do longa-metragem, reclamando de fotos com seus celulares.

“Não quero responder perguntas sobre como ou porque fiz esse filme. Tenho passado por momentos pouco saudáveis relacionadas ao modo como meu trabalho é feito. Pedi aos meus atores que não se pronunciassem mais sobre esse assunto”, disse Kechiche. “Minha intenção com ‘Mektoub, My Love’ é celebrar o amor, o desejo e o corpo, do ponto de vista da experiência cinematográfica”, completou.

Leia também: Sem manifesto político, Kleber Mendonça Filho exibe "Bacurau" em Cannes

Azul é a Cor Mais Quente ” elevou o status de Kechiche na indústria cinematográfica, mas também foi cercado de polêmicas. Além de Seydoux, Adèle Exarchopoulos também já falou em entrevista sobre as gravações exaustivas e as longas horas que as duas passaram gravando cenas explícitas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!