"Agora vou levar vocês lá para o meu quartinho em Salvador", anuncia Pitty ao pegar seu velho violão de cordas de nylon, em um momento acústico/túnel do tempo do show "Matriz". A cena, em que o espetáculo de luzes, projeções e som intensos vira um barzinho num dia de semana à noite, ajuda a explicar o álbum que a cantora baiana de 41 anos lançou nesta semana, com o mesmo nome da turnê. 

Leia também: Festival de música reúne mulheres artistas em uma série de eventos em São Paulo

Pitty será madrinha da segunda edição do Women's Music Event
Divulgação
Pitty será madrinha da segunda edição do Women's Music Event


“Quando resolvi que ia para a estrada, peguei o violãozinho e disse: ‘Você vem comigo’”, conta Pitty , que mais uma vez ignora regras do mercado fonográfico em um lançamento. Em 16 anos desde o estouro com "Admirável Chip Novo", este será apenas o quinto disco de inéditas, que veio meses após o início da turnê.

“Não é estratégia, não, é só respeito a uma demanda criativa. Eu poderia lançar um disco por ano, mas acho que eles não seriam bons, seria um desrespeito com a própria obra”, diz. Cerca de dois anos depois de dar à luz Madalena, sua filha com o baterista Daniel Weksler, ela resolveu que estava na hora de voltar aos palcos e pensar em um novo disco.

“Não é que eu tenha decretado o fim da licença-maternidade. Eu percebi que ela tinha acabado. É como eu canto em ‘Submersa’, no disco: ‘Me perdi aqui, em alguma esquina desse apartamento’. O apartamento era como uma cidade que tinha ficado pequena demais para mim, estava na hora de voltar à vida”, relata.

Com algumas ideias para músicas rabiscadas em bloquinhos e gravadas aos sussurros no celular ("É o melhor recurso pra você registrar alguma coisa na madrugada, sem acordar a criança", diz), ela pegou sua banda e partiu para a nova turnê, enquanto ia compondo e gravando o disco, produzida, como sempre, pelo velho amigo Rafael Ramos, sócio da gravadora Deck.

Leia também: Voltou! Pitty anuncia sua volta aos palcos com nova turnê

“Não tinha um conceito, mas ele acabou se apresentando, como na hora em que o Rafa me disse: ‘Você se ligou que esse disco tá Bahia pra caramba?’, lembra ela. 

De fato, o quartinho em Salvador em que a jovem cantora da banda punk Inkoma começou a pensar nas músicas de "Admirável Chip Novo" aparece de cima a baixo em no novo disco, começando pelo sample de "Noite de Temporal", música de Dorival Caymmi de 1940, na abertura, e atravessando várias faixas. A ganchuda "Noite Inteira", já lançada como single, tem a participação de um monolito da música baiana, o cantor Lazzo Matumbi, de 62 anos. 

“Ele é uma lenda, já foi backing vocal do Jimmy Cliff, cantou no Ilê Aiyê e em vários blocos e bandas de axé. Quando escrevemos a frase ‘Respeite a existência ou espere resistência’, eu precisava de um lamento, e me toquei que a voz dele seria perfeita. Gravamos em Salvador, e eu fiquei horas ouvindo as histórias dele. Ele é uma enciclopédia da música baiana”, elogia.

Você viu?

Pitty
Divulgação

Capa do disco Matriz

Ela ainda recebe em seu novo trabalho conterrâneos mais jovens, como a cantora Larissa Luz, sucesso no musical "Elza", na faixa "Sol Quadrado" (mais uma que trata de liberdade) e o trio BaianaSystem , que compôs e gravou com a roqueira "Roda" ("Tem cavaquinho no disco!", comemora ela): "Pode olhar atravessado/ É o nosso jeito de expressar/ Quando se entra na roda, pai/ Ninguém quer parar", que bem poderia ser uma descrição dos catárticos shows do Baiana.

Leia também: Pitty retorna ao João Rock e mostra novidades do próximo álbum

A música "Motor", gravada pelo Maglore (grupo baiano, claro), é a primeira em um disco dela que não tem sua assinatura na composição.

“Acabei mostrando um pouco a minha Bahia, diferente daquela estereotipada, onde tem rock, outros gêneros musicais, e cenários que não são só aqueles tradicionais, que eu também amo, mas não é só isso, né?”, diz ela, que fala de sua vida em Salvador em "Bahia Blues": "Carranca na cara, coturno no pé/ Agreste feio mandacaru/ E o Rio Vermelho me carregou/ Cada viela, cada beco me levou".

Mas nem tudo foi dendê no processo do álbum : depois de participar de alguns dos shows e gravações, o baterista Duda Machado, último remanescente da formação de "Chip Novo" (e ex-namorado da cantora em tempos imemoriais), resolveu que não queria mais.

“Ele já vinha dando sinais, e quando estávamos nos preparando para o João Rock (festival em Ribeirão Preto - SP, em junho de 2018), decidiu que sairia. Tá tudo certo, ninguém precisa ficar se não estiver feliz, mas aí tivemos pouco tempo para arrumar um baterista”, relembrou.

O jeito foi puxar o marido, Daniel, que ficou conhecido ao fazer sucesso com o grupo NX Zero. “Eu não queria, não acho legal misturar as coisas. Mas, na emergência, fazia sentido, ele já estava ali, conhecia as músicas. Quando ele tocou com a gente pela primeira vez, não teve jeito, entrou na banda. Mas ali no palco ele é um de nós, não tem essa de marido nem de mulher”, afirma.

Ela não deixa, claro, de louvar os dotes musicais do rapaz. “Ele é muito estudioso, pesquisa, descobre novas bases. Com ele, estamos conseguindo misturar a bateria orgânica com levadas eletrônicas, algo que eu sempre quis fazer, desde o tempo em que ficava assistindo aquele DVD do Portishead, com aquelas bases e a Beth Gibbons cantando, maravilhosa”, conta.

Pitty
Reprodução Instagram

Pitty

" Matriz " lançado, a artista segue na e em outras atividades, como o programa "Saia Justa", do GNT. “Comecei a gravar a terceira temporada, eu vivo estudando para debater os assuntos. Não estou lá só pra vestir uma roupa maneira e aparecer na TV, né?, diz ela, que não assiste ao programa que faz com a apresentadora Astrid Fontenelle, a atriz Mônica Martelli e a cantora Gaby Amarantos.

“Nunca vi! Eu fico aflita, procuro defeito em tudo, melhor não assistir. Os meus clipes e DVDs mesmo, eu só aprovo, depois nunca mais aperto o play”, confessa.

No fim das contas, Pitty ainda revela se, desde que se tornou mãe, algo havia mudado. “Sabe que não? Ainda sou a mesma pessoa, só que com filho”, encerra.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!