Família e equipe da cineasta francesa Agnès Varda declararam à agência France Presse, que ela morreu na madrugada desta sexta-feira (29). Segundo o comunicado, a morte aconteceu em sua casa, em Paris, onde ela estava com família e amigos.

Leia também: Cinema e amadurecimento se confundem no afetuoso “Paris 8”

Agnès Varda morre aos 90 anos
Divulgação
Agnès Varda morre aos 90 anos

De acordo com os familiares de Agnès Varda, que estava com 90 anos, a causa de sua morte foi um câncer.

Leia também: Cannes é marcado por protestos de artistas promovendo igualdade de gênero

Mais sobre Agnès Varda

undefined
Divulgação

Agnès Varda

Varda foi uma das vozes da nouvelle vague, movimento que marcou o cinema francês contestatório dos anos de 1960 e influenciou as gerações futuras.

Títulos como "Cléo das 5 às 7" (1962), "As duas faces da felicidade" (1965) e "Os renegados" (1985), vencedor de um Leão de Ouro no Festival de Veneza, são de direção da cineasta . Em 2018 ela foi indicada ao Oscar pelo documentário "Visages villages".

Em comunicado, a distribuidora de filmes Imovision anunciou nesta sexta-feira (29) que o último filme da diretora francesa, "Varda By Agnès", será lançado no Brasil em breve, como uma homenagem a ela.

Leia também: Os 100 melhores filmes do século XXI

O longa em questão relata a história de  Agnès Varda, que de mãe da Nouvelle Vague a ícone feminista, expõe seus processos de criação e revela sua experiência com o fazer cinematográfico.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes