A Fundação Bienal dá início em março de 2019 ao programa de itinerâncias da 33ª Bienal de São Paulo. A iniciativa busca ampliar o patrimônio cultural brasileiro a partir de um intercâmbio de instituições de arte. Além das exposições, o projeto também visa compartilhar ações educativas e atividades cotidianas.

Leia também: Larissa Maxine fala sobre o burlesco no Brasil e a marginalização da arte

Obra de Alejandro Corujeira na 33ª Fundação Bienal de São Paulo
Pedro Ivo Trasferetti / Fundação Bienal de São Paulo
Obra de Alejandro Corujeira na 33ª Fundação Bienal de São Paulo

Para a realização do programa, foram firmadas parcerias inéditas da Fundação Bienal com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do Governo do Espírito Santo (ES), o Museu Nacional (DF), a Fundação Iberê Camargo (RS) e o Museo de Antioquia, em Medellín (Colômbia). Também foram renovadas as colaborações com o Sesc SP, a Fundação Clóvis Salgado (MG) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (MG).

Leia também: Sensação do momento, Vitor Kley leva ar praiano e amor pela arte através do som

Você viu?

Com curadoria de Jacopo Crivelli Visconti, as novidades que irão circular em 2019 não replicam literalmente o que pôde ser visto na última Bienal, mas apresentam diferentes associações e relações a partir de recortes de obras e artistas.

Na programação

Antonio Ballester Moreno montando a exposição sentido comum na 33ª Bienal
Pedro Ivo Trasferetti
Antonio Ballester Moreno montando a exposição sentido comum na 33ª Bienal

No catálogo cultural de atrações, o evento também promoverá ações para professores, educadores e mediadores de público das instituições parceiras do programa. A partir dos conteúdos da 33ª Bienal e da publicação educativa feita para a mostra, as ações irão propor exercícios que convidarão as pessoas a estarem atentas para a experiência com a arte em diversos contextos, desde o encontro com a obra até o compartilhamento da reflexão sobre ela.

A programação completa

A programação completa da 33ª Bienal você confere no site do evento
Divulgação
A programação completa da 33ª Bienal você confere no site do evento

Leia também: Anitta e CNCO são destaques da primeira edição do Festival Rádio Disney

Com datas marcadas para acontecer em diferentes cidades e estados, os interessados devem conferir a programação completa no site oficial da intituição. Em São Paulo, a Fundação Bienal estará presente em Campinas, de março a agosto e em São José do Rio Preto, de agosto a outubro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!