![Jim Carrey em cena de Crimes Obscuros Jim Carrey em cena de Crimes Obscuros](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/8a/ma/lu/8amalumdzpx47hiwexq5ywvwl.jpg)
O cinema grego pode não ser tão badalado como o francês ou o espanhol, mas é inegável que alguns dos cineastas mais criativos e intrigantes da atualidade vêm da Grécia. Yorgos Lanthimos (“Dente Canino” e “ O Lagosta”) acaba de concorrer ao Oscar por “A Favorita” e chega agora aos cinemas “Crimes Obscuros”, de Alexandros Avranas, responsável por um dos mais perturbadores e impactantes filmes da década, “Miss Violence”.
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Premiado em Veneza pelo filme que tinha como ponto de partida o suicídio de uma menina de 11 anos no dia de seu aniversário, Avranas está de volta com “Crimes Obscuros” , que finalmente chega ao País após mais de dois anos de seu lançamento original. Outro forte atrativo da produção é Jim Carrey , sumido das telas de cinema desde as breves participações em “Tudo por um Furo” (2013) e “Kick Ass 2” (2013).
Em 2016 ele topou fazer dois filmes totalmente fora da caixa. Surgiu irreconhecível em “Amores Canibais”, ótima experiência estética de Ana Lily Amirpour , que não foi lançado nos cinemas brasileiros, e neste trabalho, do qual é protagonista. Aqui ele vive um detetive que parece desconfortável com a própria pele. A paisagem fria, remota e árida da Polônia embala uma caracterização labiríntica de Carrey que expõe toda a convulsão do personagem. Em seu ambiente familiar, no convívio profissional, mas também na organização de seu raciocínio.
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Mergulhando nos crimes obscuros
![Cena de Crimes Obscuros, que estreia nesta quinta-feira (28) nos cinemas brasileiros Cena de Crimes Obscuros, que estreia nesta quinta-feira (28) nos cinemas brasileiros](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/6f/7x/2r/6f7x2rsanyufv2lqcqkpvdmbr.jpg)
Tadek (Carrey) decide reabrir uma investigação de assassinato arquivada por falta de provas depois que se depara com áudios originais de um famoso autor que remontam com exatidão assombrosa detalhes e características do crime. O que torna tudo mais conflituoso é que a investigação original foi conduzida pelo atual chefe de polícia.
À medida que a investigação avança, Tadek esbarra tanto em interesses políticos e corporativos como no mundo dos fetiches sexuais. A maneira como Alexandros Avranas conduz a narrativa, no entanto, não poderia ser mais anti-hollywoodiana. O interesse aqui é menos na elucidação formal do caso e mais nos jogos e dinâmicas ensejados por esse objetivo. Há, ainda, o interesse específico nos efeitos que a investigação causa em Tadek em um foro íntimo.
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Justamente por isso o trabalho de composição de Jim Carrey é importante. “Crimes Obscuros” lida tanto com a percepção de verdade – em um momento um personagem brada que as “pessoas pouco se importam com a justiça, elas só querem uma história bem contada de bem contra o mal” – como a espiral depressiva de personagens habituados a lidar com o pior do ser humano. Nesse sentido, pode ser tanto um investigador policial, como uma mulher que trabalha em um clube de sexo (personagem defendida com o esmero habitual pela inglesa Charlotte Gainsbourg).