Depois da estreia de Wagner Moura como diretor na última quinta-feira (14), o debate sobre o filme “Marighella” se transformou em uma manifestação política. O longa teve seu lançamento repleto de aplausos durante o Festival de Berlim.
“ Marighella ” é um drama biográfico sobre o guerrilheiro de esquerda que leva o mesmo nome e que organizou uma frente de ação armada contra o regime militar. O filme foi exibido no Festival de Berlim , repleto de aplausos e em seguida foi acompanhado por um tributo à vereadora Marielle Franco, morta em março de 2018 no Rio de Janeiro. Durante a coletiva de imprensa, Wagner Moura afirmou que seu filme “é maior que Bolsonaro” e explicou que não foi feito como uma resposta direta ao novo governo, mas que tem uma postura da oposição.
Leia também: "Pantera Negra" chega ao Oscar como azarão possível e pode ressignificar Marvel
Os apoiadores de Jair Bolsonaro responderam o posicionamento político da equipe se organizando para protestar e escolheram o site IMDb – considerado um portal para buscar informações sobre elenco, equipe, críticas sobre a produção e tem avaliações – para protestar sobre a fala de Wagner, diretor do longa. No último domingo (17), os internautas que acessassem a página e procurassem pelo drama brasileiro, encontrariam uma nota extremamente baixa e repleta de críticas escritas em inglês.
Nos comentários havia declarações como “Terrorista mostrado como herói“, “Eu realmente não acredito que este filme seja maior que o novo presidente” e teve até quem recomendasse o leitor que “não perdesse seu tempo e dinheiro com isso”. Foram mais de 26.000 votos e mais de 1.000 críticas computadas em menos de três dias.
Leia também: “Infiltrado na Klan” tem que driblar preconceito para levar o Oscar
O filme só foi exibido quatro vezes no Festival e ainda não tem data para chegar ao Brasil, o que torna praticamente impossível todas as pessoas que deixaram avaliações no site tenham, de fato, assistido ao filme. Com base nisso, um usuário denunciou o que estava acontecendo para o IMDb: “Muitas pessoas estão propositalmente dando nota 1/10 ao filme devido a uma opinião política divergente”.
Ao perceberem o que estavam fazendo no IMDb contra o filme “ Marighella ”, os usuários que estão a favor do longa também se mobilizaram para denunciar os comentários como “inapropriados” - e escrever sua própria cota de críticas positivas. Em meio à guerra politizada que a internet brasileira levou para o banco de dados de cinema mundial, o IMDb optou por retirar todas as avalições sobre o filme do ar.