Ambientado na cidade portuária francesa de Calais, “Refugiados: a Última Fronteira” foi escrito pela cartunista e ativista Kate Evans . Lançado no segundo semestre de 2018, a obra retrata a angustiante vida das pessoas aterrorizadas pela guerra e que lutam todos os dias por sua identidade e por um raio de sol.

 Leia também: "Os Criadores de Coincidências" mostra caminho para a auto-verdade

Divulgação
"Refugiados: A última fronteira" retrata a vida árdua na Europa

 Com traços rústicos que envelopam a tristeza encontrada pela autora, “Refugiados: A Última Fronteira” tem como prioridade imergir o leitor em um problema recorrente e desumano.

 Leia também: Infância homofóbica de Édouard Louis é a matéria-prima para "O Fim de Eddy"

Combinando as técnicas de reportagem de testemunhas oculares com histórias em quadrinhos , a artista criou um livro recheado de imagens chocantes, irônicas e comoventes que examina a crise de refugiados de múltiplos ângulos: moral, político e econômico.

Você viu?

De um lado, histórias de pessoas que deixaram suas casas, suas profissões e famílias para fugir de guerras civis. Por outro, um governo que tem que se desdobrar para conseguir recursos para ajudar as pessoas que estão entrando no país ilegalmente sem pagar nenhum imposto.

O preconceito

Divulgação
"Refugiados: A última fronteira" retrata a vida árdua na Europa

Mesclando entre parágrafos, a ativista inclui mensagens de texto que provavelmente estava recebendo na época por ajudar pessoas estrangeiras a entrar no país. “Você vai ver quando não conseguir levar seu filho ao médico”, “eles vão roubar nossos empregos”, “são terroristas”, entre outras.

Em suas histórias em quadrinhos, Kate Evans dilui todos estes comentários, mostrando a precária situação em que vivem os refugiados, a real intenção dos imigrantes, seu medo constante e, claro, o preconceito físico e verbal vivido por essas pessoas.

A obra de Kate Evans

Divulgação
"Refugiados: A última fronteira" retrata a vida árdua na Europa

Leia também: Depois de Cirilo: Jean Paulo Campos lança livro e filme este ano

Definido como “jornalismo em quadrinhos” por Alison Bechdel, “Refugiados: A Última Fronteira” deixa a desejar como reportagem, ou suas variantes da comunicação, mas dá vazão para uma discussão importante e, mais do que nunca, urgente.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!