Stan Lee, em parceria com outros importantes nomes dos quadrinhos, foi responsável pela criação de uma gama de super-heróis do universo Marvel , como os X-Men, os Vingadores, o Homem-Aranha, entre vários outros. Morto aos 95 anos nesta segunda-feira (12), o produtor, diretor e empresário é lembrado não só por suas criações das HQs, como também pelas icônicas participações especiais feitas na maioria dos filmes da Marvel.
Leia também: Stan Lee, pai do universo Marvel, morre aos 95 anos
A primeira aparição de Stan Lee nos cinemas foi em "O Julgamento do Incrível Hulk", de 1989, durante uma cena que se passa em um tribunal. A ocasião deu início a um verdadeiro legado de participações especiais, que acabaram se tornando motivos de de aclamação pelos fãs do universo dos super-heróis.
As aparições do pai do universo dos super-heróis se definem em cenas curtas e aleatórias, como em "X-Men: O Filme" (2002), em que fez um vendedor de cachorro-quente.
A maioria da extensa lista de adaptações cinematográficas dos heróis criados por Lee contaram com uma de suas icônicas aparições, como o cidadão assustado com o atentado do Duende Verde em "Homem-Aranha" (2002) ou um distraído leitor do jornal diário que é impedido de ser atropelado ao atravessar uma rua movimentada em "Demolidor: O Homem Sem Medo" (2003).
Leia também: Stan Lee: Entretendo, educando e inspirando há 75 anos
A lista de participações especiais é longa. Pelo menos 35 filmes contaram com sua presença. Uma das participações mais divertidas é em "Vingadores" (2012). Na ocasião, Stan aparece em uma reportagem sobre o grupo de heróis, e dispara: "Super heróis em Nova York? Dá um tempo".
Só neste ano, quatro filmes tiveram a participação do rapaz: "Pantera Negra", "Vingadores: Guerra Infinita", "Homem-Formiga e a Vespa" e o mais recente, "Venom".
A última participação especial de Stan Lee no cinema foi em "Venom" (2018)
A participação mais recente de um dos maiores pais do universo dos quadrinhos foi em " Venom ", filme lançado no início de outubro deste ano.
Leia também: Advogado de Stan Lee rebate acusação de assédio: “caráter impecável”
Durante a participação, Stan Lee aparece no fim do filme, passeando com seu cachorro de estimação. Seu personagem conta inclusive com uma fala: "Não desista dela, nenhum de vocês dois". O diálogo é feito com Ed Brock, que abandonou sua ex-namorada, Anne. A fala se refere justamente da divisão de sua identidade com o ser que leva o nome do filme.