Em 1976 a trilha sonora de “Nasce Uma Estrela”, protagonizada por Barbra Streissand e Kris Kristofferson chegou ao topo das paradas nos EUA, Inglaterra, Canada e Nova Zelândia, além de entrar nas mais vendidas de outros cinco países. Streissand já era uma cantora renomada quando interpretou Esther e seu trabalho rendeu um Oscar de Melhor Canção Original por Evergreen .

Reprodução
"Nasce Uma Estrela" tem trilha sonora repleta de boas músicas que misturam hits pop e clássicos

Mais de 40 anos depois, a história pode se repetir com a nova versão de “ Nasce Uma Estrela ”. Com Lady Gaga no papel de Ally, o filme conta com uma artista que tem uma carreira de mais de 10 anos coroada com seis Grammys e uma indicação ao Oscar.

Leia também: "Nasce uma Estrela" concilia dor, amor e música e tem protagonistas triunfantes

Da estreia de Bradley Cooper na direção, para Gaga num papel diferente, passando pela modernização de uma história já contada outras três vezes, existem muitos fatores que contam para o sucesso do filme, mas um dos principais é a trilha sonora.

Cooper tinha muita coisa para provar com esse filme, mas a primeira delas era se seu vocal convenceria. Black Eyes , primeira performance de Jack (Cooper) no longa já mostra que sim. Além disso, Shallow , primeira vez em que divide os vocais com Gaga no filme, mostra uma boa harmonia entre os dois.

Leia também: Let it go! Veja músicas famosas que fizeram sucesso após aparecerem em filmes

Mas, enquanto as músicas solo de Cooper são boas, elas funcionam mais como uma introdução para que tipo de músico Jack é, enquanto as baladas emocionantes, como as que marcaram muitos filmes no passado, ficam por conta da Ally de Gaga. A trilha, no geral, pode ser dividia em três grupos: baladas clássicas, músicas de amor e hits.

  • Baladas clássicas

I Will Never Love Again , que marca o final emocionante do longa, tem tudo para se transformar em uma versão moderna de My Heart Will Go On que, mais de 20 anos depois, ainda é lembrada pelo impacto que teve na trilha de “Titanic”. Da mesma forma, Always Remember Us This Way tem o toque necessário para criar os clássicos.

Você viu?

  • Músicas de amor

O apelo do gênero, que marcou outros filmes como Unchained Melody em “Ghost” ou (I've Had) The Time of My Life em “Dirty Dancing” também está presente nas faixas onde eles dividem os vocais. É o caso de I Don’t Know What Love Is e Music To My Eyes .

  • Hits

As faixas que vão desenvolvendo a carreira de Ally são repletas de possíveis hits. Sem o teor melancólico, elas têm mais apelo popular, como Look What I Found , Heal Me e Why Did You Do That .

O que essas três categorias tem em comum é a participação de Gaga na letra e na produção das músicas. Ela é creditada como co-autora e produtora de 12 faixas ao lado de Mark Nilan Jr, que assinou a produção de seu último disco solo, “Joanne”.

“Nasce Uma Estrela” e o retorno das trilhas celebradas

Divulgação
"Nasce uma Estrela"

O filme de Bradley Cooper está praticamente garantido na competição do Oscar 2019. Assim como aconteceu com “La la Land”, porém, o filme deve receber mais do que uma indicação. Isso é reflexo, além do “hype” em torno das músicas, do interesse pela trilha sonora como um todo.

As músicas, além de fazer sentido no contexto do filme, se apresentam como um álbum que pode muito bem ser apreciado por quem não acompanhou o longa. O posto de melhor trilha do ano, porém, deve ser divido com outro sucesso, “Pantera Negra”. Criada por Kendrick Lamar, a trilha ficou em primeiro lugar no Billboard 200 este ano.

Filmes como “Pulp FIction”, Trainspotting” e “Clube dos Cinco” ficaram eternizados por suas trilhas, mas ao longo do tempo esse tipo de lembrança foi deixada de lado. Nos últimos anos “Em Ritmo de Fuga” e “Guardiões da Galáxia” retomaram essa ideia.

Leia também: Assédio sexual, “Joanne” e mais: o caminho para Lady Gaga acontecer no cinema

Agora, “Pantera Negra” e “ Nasce Uma Estrela ” dão continuidade a essa tendência e prometem retomar o destaque nas músicas, eternizando essa mistura que há tanto tempo funciona nas telonas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!