Protagonizada por Samuel, um jovem que cresceu antes do tempo devido às circunstâncias da vida, “Elite” é a nova série da Netflix  e aborda o mundo escolar com toda a maldade que "Gossip Girl" já mostrou, com todo o contraste social que já vimos em “The O.C: Um Estranho no Paraíso”, porém abusando mais do suspense, do sexo e da obscuridade.

Leia também: Listamos as mais hypadas produções originais da Netflix nos próximos meses

Divulgação
"Elite" da Netflix chega com história clichê e suspense implacável

Elite ” começa com o desabamento do teto de uma escola na Espanha. Como medida de se manter os ânimos da imprensa, a construtora paga a três alunos presentes no fatídico dia uma bolsa de estudos para adentrar ao instituto de ensino mais caro do país, Las Encinas. São eles Samuel (Itzan Escamilla), o protagonista, Nadia (Mina El Hammani), uma menina arabe, e Christian (Miguel Herrán), um bonachão que tenta resolver seus problemas através de pequenas brechas da vida.

Leia também: “(Des)encanto” é aposta da Netflix para continuar legado de “Os Simpsons”

Advindos da periferia, os três personagens se confrontam com outra realidade ao chegarem a Las Encinas. Após lidar com os obstáculos clichês, todos eles se encontram suspeitos de um crime, que se desenrola em pequenas camadas de sangue, sexo e ódio. No meio de todos esses laços de caos, encontramos o protagonista pobre encantado pela menina rica.

“Elite” e o bom roteiro

Divulgação
"Elite" da Netflix chega com história clichê e suspense implacável

Apesar da história parecer conhecida por muitos, os criadores Dário Madrona e Carlos Montero elaboraram no projeto uma série de fatores imprevisíveis, que ao mesmo tempo que acrescenta interesse à trama, faz os personagens evoluírem - positiva ou negativamente.

Com o passar dos capítulos,  o espectador se vê entrelaçado com o suspense que move o seriado e com o futuro dos personagens, que querendo ou não provocam comoção a quem assiste.

Você viu?

Personagens bem construídos

Divulgação
"Elite" da Netflix chega com história clichê e suspense implacável

Nadia, por exemplo, é uma menina árabe que vive confrontos diários, dentro e fora de casa, para deixar de ser uma pessoa qualquer e tornar-se um ser humano notável, alguém que possa mudar as regras da vida e, principalmente, sua vivência pessoal de pobreza e opressão.

Em casa, rebaixada por seu pai e seus costumes rígidos. Na escola, a dificuldade em se adaptar, a convivência com o racismo, a xenofobia, a dificuldade em manter seu Hijab e a luta para ser a melhor da sala diante de conspirações de suborno de professores e acordos em troca de sigilo sobre informações delicadas. A personagem é tão bem construída que abre espaço para inúmeras discussões sobre os costumes árabes, os direitos das mulheres e até a homossexualidade.

Contraste social

Divulgação
"Elite" da Netflix chega com história clichê e suspense implacável

A produção traz consigo uma forte crítica ao contraste social. Onde alguns não têm dinheiro nem para comer enquanto outros gastam para se distrair.  É nesta parte, que a atração da Netflix se assemelha a “Gossip Girl”. Samuel, o menino pobre, entra em um romance com Marina, a menina rica e problemática, no entanto até onde alguém iria por paixão?

Trabalhando para sustentar a casa em plena adolescência, Samuel se vê em dificuldades ao ter que acompanhar Marina em eventos dos quais não possui vestimenta adequada, em ter que conquistar a família preconceituosa da amada e ter de lidar com as pressões escolares.

Christian e Nadia também não ficam fora dessa. Vindos de um lugar de pobreza, o mesmo que Samuel, eles encontram dificuldades em penetrar em uma sociedade mais rica que eles e que, principalmente, não quer aceitá-los.

Cotas, injustiça e sexualidade

Divulgação
"Elite" da Netflix chega com história clichê e suspense implacável

Abordando sexualidade e gênero como a evolução dos seres humanos, a atração também retrata outros assuntos de relevância, tais como o sistema de cotas, racismo, injustiças policiais, vícios em drogas, homossexualidade entre árabes e contraste social com maestria. Sempre didático, o espectador pode sair de duas maneiras: surpreso ou com horizontes novos.

Leia também: Não acabou! Confira os filmes originais que a Netflix ainda vai lançar em 2018

Com protagonistas fracos, é nos núcleos adjacentes que " Elite " garante seu ouro.  Apesar de tudo girar em torno de um crime, não se acanhe, diferente do "Scooby Doo" este culpado só se descobre realmente no final.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!