Conhecer e acompanhar a vida dos famosos , muitas vezes, é um desejo comum entre admiradores e espectadores. No caso de algumas personalidades mais reservadas, é possível conferir detalhes de suas vidas ao ler as chamadas biografias não autorizadas, que nada mais são que publicações que são veiculadas sem a autorização dos personagens envolvidos.

Leia também: O enigma Anitta: Por que os empresariados pela cantora não decolam?

Anitta tem investido na carreira internacional, mas por aqui sua imagem anda desgastada
Divulgação
Anitta tem investido na carreira internacional, mas por aqui sua imagem anda desgastada

Durante a história da literatura brasileira, houve quem tentou proibir que biografias não autorizadas circulassem pelas prateleiras. Um movimento artístico contra as publicações batizado de Procure Saber foi criado com a participação de famosos como Caetano Veloso, Roberto Carlos e Gilberto Gil.

Leia também: Anitta não aceitou conselho, revela Simaria sobre polêmica com cantora

No entanto, para infelicidade dos artistas, em 2015, o Supremo Tribunal Federal decidiu se manifestar sobre o caso e autorizar publicações biográficas que não tenham o aval do personagem central . À época, a ministra relatora do processo, Carmen Lúcia, argumentou que os dois artigos do Código Civil utilizados como argumento para barrar a publicação sem autorização confrontavam a Constituição, beneficiavam somente o biografado e representavam um claro prejuízo a sociedade.

Um dos casos mais recentes envolvendo livros sem autorização é a biografia de Anitta que está sendo escrita por Leo Dias. O comunicador já afirmou estar sendo ameaçado pela artista por querer revelar informações sobre a briga dela com Preta Gil. Pensando nisso, compilamos mais biografias que estão dando o que falar por não possuírem autorização dos biografados.

Susana Vieira

Susana Vieira também tem biografia não autorizada
Reprodução Instagram
Susana Vieira também tem biografia não autorizada

Susana Vieira teve sua história contada em uma biografia contada pela cabeleireira Ruddy Pinho, que foi confidente de Susana por 36 anos e colocou tudo o que ouviu no papel. Segundo informações do jornal O Globo e o colunista Nelson Rubens, na época em que Ruddy divulgou a publicação, em 2016, as duas não se falavam há cerca de sete anos.

Angelina Jolie

Segundo informações, Angelina Jolie não fica com ninguém desde o divórcio com Brad
Reprodução Instagram
Segundo informações, Angelina Jolie não fica com ninguém desde o divórcio com Brad

A atriz Angelina Jolie, acostumada a não medir palavras sobre sua vida pessoal e profissional, também ficou de cabelos é pé ao ver sua biografia lançada. Escrita por Andrew Morton, o mesmo que causou furor ao contar a vida de personalidades como Lady Di e Monica Lewinsky.

“Angelina: An Unauthorized Biography” trouxe detalhes sobre o vício da atriz em heroína, as festas sadomasoquistas, as passagens por hospitais psiquiátricos e, até mesmo, a tentativa de contratar um assassino profissional para que a matasse.

Tom Cruise

O galã de Hollywood Tom Cruise é um dos famosos que comemora o dia do canhoto nesta quarta-feira (13)
Reprodução
O galã de Hollywood Tom Cruise é um dos famosos que comemora o dia do canhoto nesta quarta-feira (13)

"Tom Cruise - An Unauthorized Biography", também de Andrew Morton, é um  dos mais completos relatos da vida do astro americano. A obra narra desde o primeiro beijo do ator até seu casamento com a atriz Katie Holmes.

Você viu?

Autor de "Monica Lewinsky - A Minha História" , Morton não escapa de tratar de assuntos polêmicos no livro como a relação de Cruise com a cientologia, a crise no casamento do ator com Nicole Kidman e até um processo envolvendo o boato de que o intérprete é homossexual.

Cássia Eller

Tacy de Campos em cena de
Marcos Hermes
Tacy de Campos em cena de "Cássia Eller - O Musical", que terá curta temporada em São Paulo

Em seu primeiro capítulo "Apenas uma Garotinha - A História de Cássia Eller" apresenta uma narrativa tensa e deixa à vista os problemáticos últimos momentos da cantora, que morreu no dia 29 de dezembro de 2001, aos 39 anos.

O livro escrito pelos jornalistas Eduardo Belo e Ana Cláudia Landim não retrata apenas o fim trágico e precoce da carioca, mas também aborda os altos e baixos de sua vida,  como a cantora era tida por fãs e como lidava com a imprensa.

Roberto Carlos

Roberto Carlos completa 76 anos e lança EP comemorativo, além de ganhar retrospectiva cinematográfica no Canal Brasil
Divulgação
Roberto Carlos completa 76 anos e lança EP comemorativo, além de ganhar retrospectiva cinematográfica no Canal Brasil

O livro "Roberto Carlos em Detalhes", do jornalista e historiador Paulo César de Araújo, tornou-se o caso mais emblemático da polêmica das biografias. Lançada em 2006, a obra foi recolhida das livrarias depois que o cantor recorreu à Justiça alegando invasão de privacidade. Até a determinação judicial, cerca de 30 mil exemplares já haviam sido vendidos.

A disputa em si é que deu musculatura para a criação do grupo Procure Saber, em 2013. No entanto, após a repercussão negativa que o caso tomou, Roberto Carlos decidiu deixar a associação ─ e hoje seus integrantes já não discutem mais o assunto polêmico.

Garrincha

Foto de Garrincha
Divulgação
Foto de Garrincha

A biografia sem autorização do ex-jogador Garrincha, morto em 1983, também foi alvo de briga judicial. As filhas do atleta processaram a editora que publicou a obra por "violação do direito de imagem, do nome, da intimidade, da vida privada e da honra paterna".

Paulo Coelho

Paulo Coelho
Reprodução/Facebook
Paulo Coelho

Diferentemente de outras polêmicas, o livro de Fernando Morais sobre a vida de Paulo Coelho não sofreu represálias do biografado, mas sim de um terceiro personagem citado no livro: o ex-ministro de Relações Exteriores Celso Lafer.

Na obra, Coelho acusa Lafer de pedir votos para a eleição de Helio Jaguaribe para a ABL (Academia Brasileira de Letras) em troca de viagens, convites e medalhas. Lafer negou a acusação e processou a editora, que foi obrigada a desembolsar R$ 50 mil por dano de imagem.

Leo Dias vs Anitta

Anitta
Reprodução/Instagram
Anitta

Leia também: Leo Dias fala de possível briga na justiça com Anitta: "Vai ficar feio pra você"

Com previsão de estreia no verão de 2018, uma das biografias não autorizadas mais polêmicas está prestes a ser lançada. Tendo a cantora Anitta como personagem central, a obra promete abalar o mundo das celebridades e, se duvidar, agitar os tribunais da Justiça.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!