Tamanho do texto

Hollywood voltou a sorrir com o quinto maior faturamento da história para o período. Três produções romperam a marca do bilhão nas bilheterias

Uma das maiores certezas ao fim do verão americano de 2017 era de que a estafa com sequências que ninguém pediu havia atingido seu ápice. Nada como um verão após o outro para colocar aquele diagnóstico em suspensão. Em 2018, continuações como “Vingadores: Guerra Infinita”, “Os Incríveis 2” e “Jurassic World: O Reino Ameaçado” arrecadaram juntas mais de US$ 4 bilhões.

Verão americano de 2018 é o quinto mais lucrativo da história
Divulgação
Verão americano de 2018 é o quinto mais lucrativo da história

O verão americano de 2018 foi um sucesso tão estrondoso que deixou Hollywood nas nuvens. O faturamento doméstico, ou seja, somente nos EUA, entre o primeiro final de semana de maio e o primeiro final de semana de setembro foi de US$ 4.4 bilhões. A quinta melhor marca de todos os tempos. O recorde é de US$ 4.75 bilhões em 2013.

Leia também: Altos e baixos: O saldo do verão americano no cinema em 2017

O mercado global também trouxe leveza e satisfação aos executivos de Hollywood . O faturamento no período em mercados como Rússia, México, Brasil, China e Inglaterra, entre outros soma mais de US$ 8 bilhões.

Nos EUA, o período de blockbusters registrou um aumento no faturamento de 13,8% em relação a 2017, mas as boas notícias não acabam aí. A frequência também cresceu. O público foi mais ao cinema na temporada de blockbusters em 2018 do que havia ido em 2017. O aumento foi de 9%.

Cena de Os Incríveis 2: família unida e cúmplice na sequência do filme
Divulgação
Cena de Os Incríveis 2: família unida e cúmplice na sequência do filme

“É uma questão de conteúdo. Havia bons filmes que as pessoas queriam ver”, disse o presidente de distribuição doméstica da Warner Bros, Jeff Goldstein, a Variety . “Como indústria, nós fizemos um excelente trabalho de vender filmes para uma audiência que ansiava por eles”.

A temporada foi tão lucrativa que o mês de agosto, onde os estúdios alocam aqueles filmes de médio porte ou investimentos arriscado, registrou crescimento de 30% em venda de ingressos em relação ao mesmo período do ano anterior. “A segunda parte do verão foi melhor do que muita gente esperava”, observou o CEO do IMAX Greg Foster ao The Hollywood Reporter . Os dados são empresa de monitoramento ComScore.

Disney reina no Verão americano

Wakanda vira palco de uma batalha intergaláctica, mas com ares de filmes como
Divulgação
Wakanda vira palco de uma batalha intergaláctica, mas com ares de filmes como "Coração Valente" e "O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei"

Lançado no final de abril – e com parte de sua contabilidade fora dos dividendos do verão, “Vingadores: Guerra Infinita” se tornou o primeiro filme lançado na temporada a superar a marca de US$ 2 bilhões. Os outros, “Avatar”, “Titanic” e “Star Wars: O Despertar da Força” foram lançados no final do ano.

O terceiro filme do supergrupo da Marvel responderia sozinho por um bom verão da Disney nas bilheterias, mas a empresa ainda teve o hit “Homem-Formiga e a Vespa”, que faturou mais de US$ 386 milhões globalmente e a bem sucedida sequência tardia de “Os Incríveis”, que faturou mais de US$ 1 bilhão. O inesperado flop foi “Han Solo – Uma História Star Wars”, que ainda que tenha faturado US$ 392 milhões mundialmente, os elevados custos – cerca de US$ 200 milhões, o tornam um fracasso.

Se não foi páreo para a Disney, a Warner saiu-se muito bem com “Megatubarão” e “Podre de Ricos”, dois filmes de médio porte que lucraram maravilhas nas bilheterias americanas. O segundo, inclusive, com US$ 140 milhões em caixa, se tornou a comédia romântica mais lucrativa desde “A Proposta” (2009), aquele simpático filme estrelado por Ryan Reynolds e Sandra Bullock.

Leia também: Os altos e baixos dos blockbusters no verão americano de 2016

Divulgação
"Podres de Rico" ficou no topo das bilheterias dos EUA por três semanas e já é a comédia romântica mais lucrativa desde 2009

O estúdio faturou, ainda, com produções como “Rampage – Destruição Total”, “Te Peguei” e “Oito Mulheres e um Segredo”.  

Abaixo apontamos os grandes vencedores e perdedores da mais concorrida temporada do cinema americano.

Vencedores

Franquias

Depois de uma temporada horrorosa em 2017, elas se revitalizaram em 2018. Ajudou o fato de serem defendidas por bons filmes como “Guerra Infinita”, “Missão Impossível: Efeito Fallout” e “Os Incríveis 2”. Mesmo um filme largamente mal avaliado pela crítica como “Jurassic World: O Reino Ameaçado” se saiu bem nas bilheterias.

Jason Statham

Jason Statham, o único astro de ação raiz que despontou nos últimos 20 anos, em cena de
Divulgação
Jason Statham, o único astro de ação raiz que despontou nos últimos 20 anos, em cena de "Megatubarão", que estreia nos cinemas em 9 de agosto

O astro britânico não tinha um filme pra chamar de seu desde o último “Carga Explosiva”, lançado em 2008 e com “Megatubarão” pôde mostrar que tem carisma e estatura o suficiente para segurar um blockbuster de verão.

Público feminino

Temporada pensada e desenhada para agradar a homens jovens, o verão americano de 2018 contemplou o público feminino e foi recompensado por isso. Produções como “Podres de Ricos”, “Oito Mulheres e um Segredo” e “Do Jeito que Elas Querem” miravam fundamentalmente as mulheres e foram hits inesperados nas bilheterias.

Perdedores

The Rock

Os filmes capitaneados por The Rock (“Rampage – Destruição Total” e “Arranha-Céu: Coragem sem Limite) faturaram bem internacionalmente, mas falharam em chegar na mítica marca de US$ 100 milhões de bilheteria nos EUA. Uma prova de que o público americano pode ter cansado do astro.

“Star Wars”

Alden Ehrenreich como Han Solo em cena do filme
Divulgação
Alden Ehrenreich como Han Solo em cena do filme

A antipatia do público com a nova fase da franquia, agora sob domínio da Disney, atingiu um novo patamar com a prequela dedicada a Han Solo. A crítica execrou o filme e o público não pareceu muito disposto a assisti-lo. Sinal amarelo aceso para a Disney.

Leia também: Netflix ganha Leão de Ouro em Veneza com "Roma", de Alfonso Cuarón

Distopias

“Mentes Sombrias” é um dos maiores fracassos da temporada. Ninguém se empolgou com o lançamento da FOX que passou incólume e despercebido pelos cinemas nesse verão americano .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.