O filme “Roma”, de Alfonso Cuarón , foi premiado neste sábado (8) com o Leão de Ouro em Veneza. O longa-metragem, filmado em preto e branco e falado em espanhol, retrata as memórias de infância do diretor na Cidade do México no começo dos anos 70.
Leia também: Cancelamentos resgatam dúvidas, mas Netflix dobra o risco e consolida seu modelo
O filme era um dos favoritos ao prêmio e garantiu a Netflix, que produziu a obra e a lança globalmente em sua plataforma de streaming em dezembro, sua primeira vitória em um grande festival de cinema. Outra produção da empresa foi premiada em Veneza . “The Ballad of Buster Scruggs”, dos irmãos Coen, faturou o troféu de roteiro.
O júri presidido por Guillermo Del Toro, que havia triunfado no lido em 2017 com “A Forma da Água” premiou Willem Dafoe (“At Eternity´s Gate”) e Olivia Colman (“The Favourite”) como os melhores ator e atriz da 75ª edição do festival.
Leia também: Muito além de “La Casa de Papel”: confira outras séries espanholas da Netflix
Com a vitória de Alfonso Cuarón, é o segundo ano consecutivo em que um cineasta mexicano triunfa no festival italiano. A americana Jennifer Kent, única mulher que concorria ao Leão de Ouro, levou o prêmio especial do júri por “The Nightingale”. Já o grego Yorgos Lanthimos ficou com o Grande Prêmio do Júri, espécie de segundo lugar, com seu “The Favourite”, que acabou como o filme mais premiado do evento.
Confira a lista de vencedores:
Leão de Ouro
“Roma”
Você viu?
Grande Prêmio do Júri
“The Favourite”
Prêmio especial do Júri
“The Nightingale”
Copa Volpi de melhor ator
Willem Dafoe (“At Eternity´s Gate”)
Copa Volpi de Melhor Atriz
Olivia Colman (“The Favourite”)
Leão de Prata de direção
Jacques Audiard (“The Sisters Brothers”)
Melhor Roteiro
Joel e Ethan Coen (“The Ballad of Buster Scruggs”)
Leia também: “Annie, o musical” se destaca como espetáculo para toda a família
“Roma” nos cinemas
“Roma” deve ser lançado em alguns cinemas dos EUA antes de ser disponibilizado pela Netflix em sua plataforma de streaming. O longa pode ainda ser a escolha do México para a disputa na categoria de filme estrangeiro e representa, ainda mais com o aval de Veneza , a maior chance da empresa nas categorias ditas nobres do Oscar.