O filme “Roma”, de Alfonso Cuarón , foi premiado neste sábado (8) com o Leão de Ouro em Veneza. O longa-metragem, filmado em preto e branco e falado em espanhol, retrata as memórias de infância do diretor na Cidade do México no começo dos anos 70.

Leia também: Cancelamentos resgatam dúvidas, mas Netflix dobra o risco e consolida seu modelo

Alfonso Cuaron durante a 75ª edição do Festival de Veneza
Reprodução/Twitter
Alfonso Cuaron durante a 75ª edição do Festival de Veneza

O filme era um dos favoritos ao prêmio e garantiu a Netflix, que produziu a obra e a lança globalmente em sua plataforma de streaming em dezembro, sua primeira vitória em um grande festival de cinema. Outra produção da empresa foi premiada em Veneza . “The Ballad of  Buster Scruggs”, dos irmãos Coen, faturou o troféu de roteiro.

O júri presidido por Guillermo Del Toro, que havia triunfado no lido em 2017 com “A Forma da Água” premiou Willem Dafoe (“At Eternity´s Gate”) e Olivia Colman (“The Favourite”) como os melhores ator e atriz da 75ª edição do festival.

Leia também: Muito além de “La Casa de Papel”: confira outras séries espanholas da Netflix

Com a vitória de Alfonso Cuarón, é o segundo ano consecutivo em que um cineasta mexicano triunfa no festival italiano. A americana Jennifer Kent, única mulher que concorria ao Leão de Ouro, levou o prêmio especial do júri por “The Nightingale”. Já o grego Yorgos Lanthimos ficou com o Grande Prêmio do Júri, espécie de segundo lugar, com seu “The Favourite”, que acabou como o filme mais premiado do evento.

Confira a lista de vencedores:

Leão de Ouro

“Roma”

Você viu?

Grande Prêmio do Júri

“The Favourite”

Prêmio especial do Júri

“The Nightingale”

Copa Volpi de melhor ator

Willem Dafoe (“At Eternity´s Gate”)

Copa Volpi de Melhor Atriz

Olivia Colman (“The Favourite”)

Leão de Prata de direção

Jacques Audiard (“The Sisters Brothers”)

Melhor Roteiro

Joel e Ethan Coen (“The Ballad of Buster Scruggs”)

 Leia também: “Annie, o musical” se destaca como espetáculo para toda a família

“Roma” nos cinemas

Cena do filme
Divulgação
Cena do filme "Roma", vencedor do Leão de Ouro em Veneza

“Roma” deve ser lançado em alguns cinemas dos EUA antes de ser disponibilizado pela Netflix em sua plataforma de streaming. O longa pode ainda ser a escolha do México para a disputa na categoria de filme estrangeiro e representa, ainda mais com o aval de Veneza , a maior chance da empresa nas categorias ditas nobres do Oscar.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!