É muito comum que alguns músicos busquem em reality shows um meio de alavancar suas carreiras. Em algumas ocasiões, esses participantes acabam construindo um grande espaço no estrelato, conquistando o público verdadeiramente e deixando um legado. Com base nisso, listamos os artistas que mais fizeram sucesso depois de suas participações em realities musicais.
Leia também: Por onde andam? Bandas brasileiras que sumiram
Thiaguinho
Um dos artistas que fez sucesso graças à sua participação em reality shows é o Thiaguinho, integrante do grupo de samba e pagode Exaltasamba - ou só Exalta, para os íntimos. Ele deve sua carreira ao reality "Fama", da Globo . Na época (2002), o cantor e compositor tinha seus 18 anos, e acabou não indo tão bem na competição em si, ficando em sétimo lugar.
No entanto, depois que concluiu a participação no programa, Thiaguinho teve sua carreira alavancada drasticamente, principalmente quando se envolveu no conjunto, em 2003. Depois de ter o carinho do público com o grupo que marcou sua vida, o cantor deixou de ser um integrante em 2015 para se concentrar em sua carreira solo.
Atualmente com seus 35 anos, Thiaguinho continua investindo na carreira solo e já lançou singles como Caraca, Muleke e Ponto Fraco . É casado com a atriz Fernanda Souza e tem uma carreira consolidada no cenário musical.
One Direction
Uma das bandas
que caiu nos gracejos do público por meio de um reality show é o One Direction. A princípio, os cinco meninos participaram como competidores solo no "The X-Factor", em 2010. Posteriormente, os jurados Simon Cowell e Nicole Scherzinger acharam que seria uma boa ideia que os garotos se juntassem para competir como um grupo.
A banda conquistou o terceiro lugar na competição, mas o público não esqueceu dos carismáticos rapazes depois que o programa acabou. Seus discos venderam milhões de cópias pelo mundo inteiro, e suas músicas cativaram um significativo número de pessoas. Em 2015, a boyband decidiu dar uma pausa, e atualmente Louis Tomlinson, Harry Styles, Liam Payne, Niall Horan e Zayn Malik (que saiu um pouco mais cedo) investem na carreira solo.
Melanie Martinez
Melanie Martinez foi vista pela primeira vez durante sua inesquecível audição no "The Voice", reality musical da NBC . Tocando vários instrumentos musicais ao mesmo tempo e cantando uma versão em jazz de Toxic , da Britney Spears, Melanie conquistou os jurados logo de cara.
Melanie teve um bom desempenho na competição, sendo eliminada pouco antes das semifinais. Ela pertenceu ao time orientado por Adam Levine. Diferente de seus concorrentes na competição, Melanie ganhou destaque depois que o programa acabou, e seu álbum "Cry Baby" foi lançado mundialmente em 2015 e conquistou o topo das paradas.
Nicole Scherzinger
Antes de participar do grupo The Pussycat Dolls ou de realizar trabalhos como jurada no "The X-Factor", antes de ser notada pelo público, Nicole Scherzinger também investiu uma chance em reality shows musicais. No caso, a cantora participou do "Popstars", cuja proposta na época era montar um grupo feminino. Na ocasião, ela formou o grupo Eden's Crush, que acabou um ano depois, em 2002, devido à falência da gravadora.
O resto é história. Nicole Scherzinger fez parte da famosa girlband e atualmente é uma das artistas que conquistou seu espaço no cenário musical, chegando a ganhar inúmeros prêmios e com direito a indicação ao Grammy e se tornando jurada de reality shows.
Leia também: Além de Anavitória: confira outros cantores que se arriscaram como atores
Fifth Harmony
Fifth Harmony também faz parte das bandas que devem a carreira às participações em reality shows. Mais especificamente, o conjunto foi formado na segunda temporada do "The X-Factor USA". A girlband é composta por Ally Brooke, Normani Kordei, Lauren Jauregui e Dinah Jane. A formação original incluía Camila Cabello, mas ela saiu em 2015 para se dedicar à carreira solo.
A banda conquistou o terceiro lugar na competição, e depois do programa acabou ganhando uma legião de fãs. Entretanto, em 19 de março de 2018, Fifth Harmony declarou por meio de suas páginas oficiais que as meninas entrariam em hiato por tempo indeterminado.
Little Mix
Outra das bandas originadas em reality shows é Little Mix, constituída por Jade Thirlwall, Jesy Nelson, Leigh-Anne Pinnock e Perrie Edwards e existente desde a oitava temporada do "The X-Factor", a qual as artistas conquistaram a vitória. O conjunto lançou o "DNA" - álbum de estreia - em meados de 2012, um ano após a participação no reality.
O disco conseguiu ficar entre os dez mais vendidos nas paradas musicais de dez países, o que fez com que Little Mix se consagrasse como a primeira girlband a ficar entre os 5 mais vendidos com o seu álbum de estreia, desbancando recordes de outras bandas como The Pussycat Dolls.
Leona Lewis
Outra grande vitoriosa do "The X-Factor" é Leona Lewis, que lançou singles famosos como Bleeding Love e Better in Time . Ela alcançou o sucesso após vencer a terceira temporada do reality em questão, que aconteceu em 2006. A britânica recebeu três indicações ao Grammy logo no início de sua carreira, e conquistou uma legião de fãs.
É válido ressaltar que "Spirit", o primeiro álbum lançado pela cantora, acabou trazendo para ela o título de primeira artista inglesa a conquistar o topo da Billboard 200 com um álbum de estreia. O disco em questão já teve, até a atualidade, mais de 10 milhões de cópias vendidas pelo mundo.
Kelly Clarkson
Kelly Clarkson também faz parte do time de vencedoras de reality shows. A cantora trouxe para si a vitória ao competir na primeira temporada do "American Idol", em 2002. na primeira temporada do "American Idol", em 2002.
Durante sua participação, Kelly trouxe uma reação positiva imediata por parte dos jurados graças à potência de sua voz. Depois de sua vitória incontestável no reality em questão, é possível observar que a cantora acabou conquistando uma legião de fãs - principalmente por seus singles memoráveis, como é o caso de Breakaway e Because of You .
O sucesso de Kelly Clarkson após o programa é indiscutível, tendo em vista suas dez indicações ao Grammy Awards, das quais venceu três. Atualmente, a cantora possui oito álbuns de estúdio. O mais recente deles é "Meaning of Life", lançado em 2017. Kelly se tornou mentora e posteriormente jurada do "The Voice".
Carly Rae Jepsen
Carly Rae Jepsen é uma das artistas cuja carreira foi deslanchada através de participações em reality shows. A cantora e compositora canadense ingressou no estrelato depois de conquistar o terceiro lugar em sua brilhante participação na quinta temporada do "Canadian Idol" em 2007.
Em 2012, Carly lançou o single mais vendido do ano em questão. Trata-se de Call Me Mayb e, pertencente ao EP "Curiosity", o qual atingiu 12 milhões de cópias. A canção atingiu o topo das paradas de 18 países.
Rouge
O Rouge é uma das bandas mais queridinhas do Brasil, principalmente quando se trata do ritmo dançante e característico que as artistas trazem no início dos anos 2000. O girl group é constituído por cinco garotas: Aline Wirley, Fantine Thó, Karin Hils, Li Martins e Lu Andrade.
As cantoras tiveram suas carreiras revolucionadas após a participação da versão brasileira do reality "Popstars", exibida pelo SBT. O programa consistia numa busca por cinco integrantes para fazer parte de um conjunto feminino. As cinco foram escolhidas dentre 30 mil candidatas e ganharam um contrato com a gravadora Sony Music.
O álbum de estreia das meninas vendeu 2 milhões de cópias por todo o país, e garantiram o amor do público com singles memoráveis como Não Dá pra Resistir e Beijo Molhado . Isso, é claro, sem falar no carro-chefe da banda, a música Ragatanga . É impossível não ter ouvido (ou dançado!) essa música em alguma festa que tenha acontecido no início dos anos 2000.
Leia também: Nostalgia! RBD e outras bandas que gostaríamos que voltassem
Recentemente, o Rouge voltou com tudo e tem sido uma das bandas que mais apostam na nostalgia e na fidelidade de seu público, agora muito mais maduro em comparação com a época de sua estreia no mercado, que foi realizada unicamente por suas participações em um dos famosos reality shows musicais.