Praticamente a cada ano no Brasil surge uma banda diferente e um novo sucesso musical. Alguns conseguem manter a fama. Outros não dão tanta sorte assim; têm a estrela passageira e logo somem da mídia nacional. Mesmo assim muitos deles ainda se fazem presentes com alguns hits que se tornam “eternos” e não podem faltar na playlist da nostalgia. Pensando nisso, fizemos uma lista com as bandas brasileiras que sumiram depois de marcar gerações.
Leia também: Cinco bandas que fracassaram e não mantiveram o nível no segundo álbum
Bonde do Tigrão
A banda Bonde do Tigrão inicia a lista de bandas brasileiras que sumiram. Eles ganharam fama depois do hit que contagiou a todos em 2001, Cerol na Mão que marcou a história do grupo e do povo brasileiro, afinal ninguém consegue deixar essa música passar despercebido, basta começar o hit que todos já caem na famosa coreografia.
Leia também: Bandas brasileiras não acreditam em pressão para fazer segundo álbum
Toda a fama não foi o suficiente e infelizmente a banda não teve a sorte de se manter nas paradas de sucesso como época de lançamento da canção. Muita gente não sabe, mas ainda hoje o Bonde do Tigrão existe e participa de alguns shows, não muito grandes, mesmo com a perda de popularidade.
É o Tchan
O grupo começou no final dos anos 80 com o nome de Gera Samba e foi rompido após o lançamento do primeiro álbum em 1995, mas logo depois a banda retornou com toda força como É o Tchan e virou a queridinha não somente dos amantes de axé , mas para quase todos os brasileiros que não conseguiam ficar parados ao ouvir o som contagiante de Cumpadre Washington e Beto Jamaica .
O grupo marcado por grandes sucessos e muitas coreografias das dançarinas, passou por mudanças no decorrer do tempo e a segunda e mais popular formação do É o Tchan durou até 2005, depois a banda desapareceu da mídia e caiu no esquecimento do povo, mas basta tocar um hit do grupo que rapidamente todos se lembram e caem na folia.
Harmonia do Samba
A banda liderada por Xanddy , marido de Carla Perez , fez grande sucesso também nos anos 2000, a canção Vem Neném grudou como chiclete na mente de todos e ajudou a dar um salto na carreira do grupo de axé. Mas assim como as outras bandas já citadas, o Harmonia do Samba também não conseguiu estabilizar a popularidade e a fama, ainda hoje faz shows, principalmente na Bahia, mas não possui nenhum destaque na mídia.
Banda Eva
A famosa Banda Eva foi destaque na música dos anos 90, formou grandes nomes da música baiana como Daniela Mercury , Ivete Sangalo e Saulo Fernandes . O ápice da fama da banda foi durante o comando de Veveta no vocal, entre 1996 e 1999. O grupo explodiu com a canção Eva , conhecida e cantada por praticamente todos os brasileiros. Atualmente, Felipe Pezzoni é o vocalista da banda, que infelizmente já não possui mais tanta popularidade.
Cheiro de Amor
Criada em 1985, a banda Cheio de Amor marcou a história do axé e tem grandes hits como Vai Sacudir, Vai Abalar e Pensa em Mim que marcaram os anos 90 e 2000. A formação passou por diversas mudanças desde que foi fundada, a mais popular delas foi a terceira, tendo Alinne Rosa como vocalista entre 2003 e 2014, anos antes da saída de Alinne a banda de axé já havia perdido espaço na mídia e nem mesmo a entrada de Viana Calmon conseguiu reverter a situação. Hoje mesmo com baixa popularidade a banda ainda faz alguns shows, principalmente na região nordeste do país.
Babado Novo
Referência na música baiana a banda de axé Babado Novo marcada pelo hit Bola de Sabão ,foi fundada em 2001 sob o comando de uma das maiores cantores brasileira, Claudia Leitte , que se manteve no grupo por cerca de oito anos. A saída de Claudinha resultou no sumiço da banda, que desde 2012 tenta se reerguer na liderança da vocalista Mari Antunes .
Jammil e Uma Noites
Consolidada em 1997, a banda Jammil e Uma Noites teve como primeiro vocalista o cantor Tuca Fernandes, que deixou o grupo em 2011 para seguir carreira solo, desde então Jammil é comandada por Levi Lima , que logo fez o primeiro sucesso na banda com o hit Colorir Papel . Mas não deu muito tempo e logo a banda já estava no esquecimento também. Longe dos holofotes, o grupo faz alguns shows, mas nada de grande relevância para a mídia.
Banda Malta
Vencedores do reality global " Superstar " em 2014, a Banda Malta teve grande reconhecimento naquele ano. O pop rock romântico do grupo conquistou rapidamente as pessoas e logo a canção Diz Pra Mim já era a queridinha. O grande sucesso do grupo não durou muito tempo e o vocalista Bruno Boncini decidiu seguir carreira solo em 2016, logo depois Luana Camarah assumiu a banda.
Uma das grandes referências da Malta era Bruno, pela voz marcante e timbre que chamava atenção de todos. Hoje, sem ele, a banda tenta se reestabelecer, faz alguns shows e até meados 2017 lançou duas músicas, uma com parceria do Mc Guimê e a outra com a dupla sertaneja Marcos & Belutti , mas isso não foi o suficiente para o retorno à fama.
Leia também: De sucesso na Europa ao ostracismo: o que aconteceu com o Cansei de Ser Sexy?
Detonautas
A banda brasileira de rock, formada em 1997 marcou os anos 2000 com o grande hit Quando o Sol Se For , que foi trilha sonora de uma das novelas de maior popularidade no Brasil, “ Malhação ”. Desde o início de os Detonautas não houve grandes mudanças na formação e contrário da maioria das outras bandas já citadas anteriormente, nunca houve alteração no vocal, que até hoje é liderado por Tico Santa Cruz .
Recentemente o grupo que tem nome composto, ‘ Detonautas Roque Clube ’, lançou a canção Por Onde Você Anda? com número de acesso relevante no YouTube , sendo a maioria deles por antigos fãs, já que infelizmente o grupo não faz parte das paradas de sucesso e caiu no esquecimento da mídia e por isso completam nossa lista de bandas brasileiras que sumiram .