Em um cinema de baixa tolerância ao risco e dominado por franquias e adaptações, dois subgêneros que fizeram muito sucesso nas décadas de 80 e 90 e até meados dos anos 00 estão desaparecendo. São eles a comédia romântica e o cinema de ação sem figuras superpoderosas. Esse artigo trata do segundo e tenta dimensionar como astros consagrados representam o último fôlego desse subgênero.

Leia também: Listamos as cinco melhores cenas de ação da franquia "Missão Impossível"

O cinema de ação contemporâneo depende de figuras como Tom Cruise, que está em cartaz com
Divulgação
O cinema de ação contemporâneo depende de figuras como Tom Cruise, que está em cartaz com "Missão: Impossível - Efeito Fallout"

Essa constatação é posta à prova pelos números do box office dos EUA atualmente. Na semana passada, Denzel Washington levou “O Protetor 2” para o topo das bilheterias norte-americanas. Washington não é um ator óbvio quando se pensa no cinema de ação , mas nos últimos anos tem se experimentado no gênero. Tanto o é, que “O Protetor 2” é a primeira sequência de sua carreira.

Neste fim de semana, o topo das bilheterias deve ser assumido por “Missão: Impossível – Efeito Fallout”, sexto exemplar da série protagonizada por Tom Cruise, astro que nos últimos anos só tem se dedicado aos filmes de ação .

undefined
Divulgação

Jason Statham, o único astro de ação raiz que despontou nos últimos 20 anos, em cena de "Megatubarão", que estreia nos cinemas em 9 de agosto

Esse momento de brilho e domínio nas bilheterias dos EUA, no entanto, é cada vez mais raro. Primeiro porque o interesse do público se deslocou e os estúdios estão menos propensos a fazer filmes que não tenham uma base de fãs pré-estabelecida. Segundo porque há lapso de carisma e o cinema de ação em si não se renovou. Nos últimos 20 anos, apenas o britânico Jason Statham despontou como um ícone do gênero. E ele não é exatamente jovem. No último 26 de junho completou 51 anos.

O canto do cisne dos astros

Arnold Schwarzenegger percebendo a dificuldade de renovação no gênero voltou com a finalidade de retomar o reinado que era dele e de Sylvester Stallone , mas o Terminator viu seu poder de fogo escoar a cada novo filme. Desde que deixou o governo da Califórnia, seus projetos foram ficando cada vez menores e alguns deles, como “Maggie – A Transformação” (2015) e “Em Busca de Vingança” (2017), nem sequer foram distribuídos em cinema.

Para Stallone a vida não ficou mais fácil. O homem que idealizou a franquia “Os Mercenários”, um canto do cisne para os astros do cinema de ação do passado, sofre para emplacar projetos no cinema e ensaia uma nova ressureição de personagens icônicos como Rocky Balboa, que voltará na sequência de “Creed” (2015) e Rambo.

Sylvester Stallone em cena de
Divulgação
Sylvester Stallone em cena de "Rota de Fuga 2", que será lançado ao longo desse ano e talvez não seja exibido nos cinemas brasileiros

Figuras como Bruce Willis e Nicolas Cage continuam apostando no gênero e não se incomodam dos filmes que estrelam, todos de pequeno porte, não vislumbrarem êxito na tela grande – ou mesmo nem chegarem a ela. Dos oito últimos filmes de ação estrelados por Willis, apenas um foi exibido em cinema. A refilmagem de “Desejo de Matar”. Produções como “Loucos e Perigosos” (2017), “First Kill” (2017) e “Assalto ao Poder” (2016) foram lançados apenas em VoD.

Você viu?

Leia também: Pura adrenalina, "Missão: Impossível - Efeito Fallout" dá novo fôlego à série

O fator Cruise

undefined
Divulgação

Tom Cruise nos bastidores do primeiro "Missão Impossível" (1996): carreira vinculada a um cinema de ação que está desaparecendo

Tom Cruise decidiu ser um foco de resistência. Depois de perder um contrato de exclusividade com a Paramount se reaproximou do estúdio para que ambos pudessem sobreviver em uma era hostil a astros e empresas desprovidas de grandes franquias. Dessa maneira, ele revitalizou “Missão Impossível”, uma franquia que parecia destinada ao fim em 2006 – junto com o referido contrato de exclusividade – e a transformou em um culto ao cinema de ação que Hollywood parece não ser mais capaz de produzir. O fato de Cruise, também produtor da série, fazer as próprias cenas de ação dispensando dublês é só a cereja do bolo.

Mesmo com toda essa expertise, o teto de faturamento da franquia, cujos últimos filmes foram aclamados pela crítica, está na cada dos US$ 700 milhões globalmente. Bem menos do que “Jurassic World: Reino Ameaçado”, execrado pela imprensa especializada, que já superou a marca de US$ 1 bilhão em pouco mais de um mês em cartaz.

A esperança do cinema de ação

Keanu Reeves em
Divulgação
Keanu Reeves em "De Volta ao Jogo": uma fagulha de esperança para um cinema de ação em decadência

A crítica dá sinais de que sente saudades desse cinema de ação e parece afoita em incensar novos ídolos. É nessa toada que despontam figuras como Chad Stahelski e David Leitch, dois ex-coordenadores de dublês que juntos dirigiram a perola do cinema de ação “De Volta ao Jogo” (2014) e desde então estão enfileirando projetos que visam primordialmente resgatar esse subgênero em queda livre.

Não satisfeito em fazer o melhor filme de ação da década até o momento, Chad Stahelski foi lá e fez o segundo melhor. A sequência de “De Volta ao Jogo”. “John Wick: Um Novo Dia para Matar” é um deleite para os fãs de um cinema de ação casca-grossa, bem coreografado, estilizado e sem pudores em relação à violência. Na sua agenda estão, ainda, o terceiro “John Wick”, previsto para o verão americano de 2019, e uma refilmagem de “Highlander”, marco dos anos 80.

Já Leitch dirigiu “Atômica” (2017) e “Deadpool 2” e já se garantiu como uma referência no gênero. Gênero este que deve a Dwayne “The Rock” Johnson sua resiliência nas bilheterias. “Arranha-Céu: Coragem sem Limite” é um misto de filme catástrofe com filme de ação , mas ainda é um produto mais com a cara dos anos 80 e 90 do que dos anos 2010. A escala é gigantesca porque Dwayne Johnson ainda atrai as pessoas aos cinemas e o faz com filmes que se apoiam majoritariamente na ação.

O último fôlego de um gênero

Denzel Washington em cena de
Divulgação
Denzel Washington em cena de "O Protetor 2", que chega aos cinemas brasileiros em 16 de agosto

Isso nos devolve a Denzel Washington . Dos últimos dez filmes estrelados pelo astro, sete foram de ação. É uma linha que já foi adotada, por exemplo, por Liam Neeson. Ultimamente o ator irlandês tem dado sinais de que se afastará do gênero em que foi figura recorrente e marcante desde 2008. Ainda assim, pôde ser visto este ano em “O Passageiro”, sua quarta colaboração com o diretor Jaume Collet-Serra.

Leia também: Com peculiar senso de humor britânico, "A Festa" ri dos conflitos da burguesia

Neeson, 66 anos, Washington, 63, e Cruise, 56, são bastiões de um cinema de ação que parece fadado a desaparecer, mas que conseguem, diferentemente de Willis, Stallone e Schwarzenegger, realizar algo que remeta ao que já foi esse cinema, sem alienar um público que não se reconhece nele. Trata-se de uma engenharia mais complexa do que se imagina e que atesta que o cinema de ação vive uma transformação que talvez seja mesmo inevitável.  Por mais triste que isso possa parecer no momento, o cinema – e a vida – são feitas de despedidas, redescobertas e novas fases.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!