Tamanho do texto

Ser um influencer é muito mais do que um hobby. O iG Gente conversou com os maiores do País e separou as melhores dicas para você; leia o guia

Você sabe o que é ser influencer? No português claro, eles são influenciadores digitais. E seus objetivos? Utilizar de todo e qualquer recurso social para disseminar opiniões, divulgar marcas e, de alguma maneira, inspirar pessoas de diferentes cidades, estados e até países.

Leia também: Ayrton e Boninho amigos? Internet investiga nova onda conspiratória no "BBB"

Influencers do Brasil falam sobre experiência e dão dicas de como se tornar um
Monagem / Reprodução Instagram
Influencers do Brasil falam sobre experiência e dão dicas de como se tornar um

Quem nunca olhou um perfil no Instagram, ou em qualquer outra rede social, e acompanhou o dia de uma blogueira? Ou torceu (de longe) por um skatista que estava participando de um campeonato? Ou até mesmo marcou presença dia após dia num perfil para conferir os vídeos de humor daquele influencer ?

Leia também: Ao falar de feminismo, Maisa é criticada por foto com Marcos Harter e rebate

Nos dias atuais, é difícil encontrar alguém que ainda não tenha provado uma maquiagem, ido a algum lugar ou comprado algum produto devido a divulgação de um digital influencer. Eles são verdadeiros garotos e garotas propaganda independentes. São gênios de sua própria arte e vêm ganhando muito dinheiro e espaço a cada dia que passa.

A Onda Influencer

Há quem diga, que o movimento influencer é pós-moderno e o maior incentivador da globalização depois do grande "boom" da internet. Ser influencer se tornou mais que uma profissão ou um hobby, é algo cobiçado. As pessoas almejam ser influencers.

Mas como diria o ditado popular:"Querer não é poder". Pensando nisso, resolvemos driblar um pouco o conhecimento empírico e provar que com um pouco de determinação e orientação dá sim para ser o que você bem entender, inclusive um grande influenciador de sua geração.

Para isso, entramos em contato com alguns dos maiores influencers do Brasil. Se existe uma receita de sucesso, eles com certeza são os masterchefs da situação. Separe papel, caneta e não deixe de conferir o que vem a seguir.

Persistência com Whindersson Nunes

Fenônemo absoluto na internet, Whindersson Nunes é o primeiro Youtuber a participar de campanha da Tele Sena
Divulgação/Tele Sena
Fenônemo absoluto na internet, Whindersson Nunes é o primeiro Youtuber a participar de campanha da Tele Sena

Com mais de 19 Milhões de seguidores em seu Instagram e quase 29 milhões no Youtube, Whindersson Nunes é um dos maiores influenciadores do País. Protagonista de comerciais e peças de teatro, o comunicador também já deu as caras em filmes e inúmeras produções.

Em papo com o iG Gente , ele alertou que o segredo para se tornar um influenciador de sucesso é: "Persistir e persistir. Um dia dá certo”, indicando que por mais que seja difícil manter o foco é essencial para quem deseja seguir no ramo.

Originalidade com João Mendes

João Mendes é proprietário de uma das maiores empresas de segmento digital no Brasil
Divulgação
João Mendes é proprietário de uma das maiores empresas de segmento digital no Brasil

Para proporcionar o melhor conteúdo, o iG Gente também conversou com João Mendes, um dos proprietários da Nonstop, uma das maiores empresa do segmento artístico de internet do Brasil. Com ele falamos sobre o que mais atrai pessoas na internet.

“Nunca imite outro influencer, seja você, pois as pessoas da internet gostam de consumir verdades”, avisou o empresário. Perguntamos também a João, qual a maior dica que um influenciador precisa incorporar todos os dias para ter sucesso. Sobre isso, ele alertou: "Ser influenciador está em não se acomodar, no mundo digital o jogo nunca está ganho”.

Escolha Seu Segmento

Existem inúmeros segmentos a serem seguidos. Há influenciadores de beleza, esporte, cultura, entretenimento, comportamento, entre outros. Para se tornar um, defina qual tipo de influencer você será. Sobre isso, João Mendes adverte: "Faça o melhor da sua verdade, é um grande desafio”.

Identidade com Flávia Pavanelli

Flávia Pavanelli é uma das maiores influencers brasileira no ramo da beleza
Reprodução Instagram
Flávia Pavanelli é uma das maiores influencers brasileira no ramo da beleza

Referência em seu segmento, Flávia Pavanelli, conhecida como Fla Pavanelli , tem mais de 7 milhões de seguidores no Instagram e 3 milhões em seu canal no Youtube. Vinda de um movimento crescente de blogueiras, hoje, a influenciadora digital aborda maquiagem, moda e lifestyle em seus canais de comunicação.

Assim como João Mendes e Whindersson Nunes, Fla Pavanelli acredita que o caminho para o sucesso está na autencidade e identidade: "Acho válido termos inspirações, mas a autenticidade é o ponto mais importante. Sempre transpareci minha essência, minha intenção é mostrar que somos capazes de alcançar o que desejamos”, finalizou a  influencer.

Conteúdo vs Técnico

Whindersson Nunes lança seu novo espetáculo:
Divulgação
Whindersson Nunes lança seu novo espetáculo: "Eita, casei!"

No mundo atual, conhecemos várias personalidades que saíram do zero com pouco equipamento técnico e muito conteúdo, como o próprio Whindersson, Kefera ou Paola Antonini. Hoje, os mesmo dispõem de luzes ou apetrechos de alto custo que auxiliam na criação de um conteúdo de qualidade.

Questionamos nossos entrevistados sobre o que vale mais no jogo dos likes/views, o técnico ou conteúdo. Com uma visão mais estratégica e profissional, João Mendes ressalta: "O lado técnico é muito importante, mas o conteúdo já mostrou que se sobressai”.

Whindersson Nunes, vindo de um canal com pouco técnico (no início), afirmou que o conteúdo sempre deve prevalecer.

Em contrapartida, por um lado mais humano, Fla Pavanelli firma a ideia de que "o conjunto é importante, mas a identidade deve se destacar”.

Aprenda a Lidar com os Haters

Flávia Pavanelli acredita que a identidade é a alma do negócio e que lidar com os haters é algo que depende de cada um
Reprodução Instagram
Flávia Pavanelli acredita que a identidade é a alma do negócio e que lidar com os haters é algo que depende de cada um

No entanto, tornar-se um influenciador também significa uma mega exposição na web. Seja da vida pessoal ou de suas opiniões e opções de vida. Quando um ser humano fica tão exposto, ele fica suscetível a muitas coisas, incluindo críticas - algumas construtivas e outras nem tanto.

Por isso, saber lidar com os haters é um tarefa que deve ser exercitada. Ainda em conversa com o i G Gente , Whindersson brincou: "impossível viver sem eles, um dia eles aparecem para infernizar a sua vida”.

Experiente, Flávia também alerta que "cada um tem sua forma de lidar com isso. Ninguém nunca vai agradar a todos”, termina dando a entender que independente do que faça, sempre haverá pessoas descontentes.

Já João Mendes, com um olhar mais conservador, avisa que saber lidar com os haters é essencial para quem almeja se tornar um influenciador digital. "É um grande desafio e algo que conta muito com os influenciadores, a grande maioria não sabe lidar com eles e se perdem, mas os maiores já sabem como enfrentá-los”.

Influencers atuando no Youtube
Montagem / Youtube
Influencers atuando no Youtube

Leia também: MC Carol conta que ex-namorado tentou matá-la com facão

Deu para notar que tornar-se um influencer não é uma tarefa fácil, mas com persistência, originalidade e identidade é possível. Inspire-se, siga os passos desses craques e garanta seu espaço entre os grandes influenciadores digitais como Flávia Pavanelli, Whindersson Nunes e João Mendes.

    Leia tudo sobre: instagram