Com grandes atores, adaptações de clássicos, cenários bem construídos e experimentos tecnológicos, essas peças encantam os palcos pelo mundo afora. Desde produções mais conhecidas a montagens mais discretas, envolvendo nomes de grandes diretores e escritores, essas obras são tão aclamadas pelo público do teatro , que merecerem aparecer nos holofotes paulistas. Apesar de algumas já terem passado por uma temporada na capital, com toda certeza, vale a pena prestigiar novamente essas produções nos palcos da cidade. Confira peças que gostaríamos de ver em São Paulo:

Leia também: "Hamilton": o musical da Broadway que virou fenômeno na internet

“O Sucesso a Qualquer Preço” (Glengarry Glen Ross)

undefined
Divulgação/ João Caldas
"O Sucesso a Qualquer Preço"

“O Sucesso a Qualquer Preço” é uma das peças mais importantes da carreira do dramatúrgico David Mamet , sendo ganhadora do Prêmio Pulitzer em 1984, um dos prêmios mais prestigiados dos Estados Unidos. A trama que já teve uma montagem na capital em 2015, conta a história de quatro corretores de imóveis que são ameaçados de demissão. Diante da situação, os parceiros de trabalho fazem o possível e impossível para vencer uma competição e permanecerem no emprego. A montagem brasileira contou com atuações de Norival Rizzo , Marco Pigossi entre outros artistas.

Leia também: "Ghost – O Musical" encanta com enredo conhecido e elenco afinado

“O grande Circo Místico”

undefined
Divulgação/ Leo Aversa
“O grande Circo Místico”

Com dramaturgia de Newton Moreno e Alessandro Toller, a peça que que gira em torno da história de Lily Braun e Beatriz, é uma adaptação de um espetáculo de dança que se tornou um dos clássicos musicais brasileiros mais aclamados pelo público.  Composta por canções de Chico Buarqu e e Edu Lobo , escritas há mais de 30 anos para o balé, as músicas comtemplam  o musical homônimo. A produção que mistura amor e dor em um equilibro circense com cenas de acrobacia, já esteve em São Paulo, em 2014, e é uma das pedidas para voltar a capital.

"Hamilton: An American Musical"

undefined
Divulgação
O musical hip-hop "Hamilton", estrelado por Lin-Manuel Miranda, é o maior fenômeno da Broadway

" Hamilton ", é um dos espetáculos mais procurados pelos turistas que visitam a Broadway em Nova York. Como uma história envolvente a produção é um dos maiores fenômenos musicais da atualidade. Misturando hip-hop e cultura, a história se passa no século 18 e mostra os bastidores da independência dos Estados Unidos, com um de seus fundadores, Alexander Hamilton . A peça faz tanto sucesso que já foi assistida por diversas celebridades como Madonna e Barack Obama, sendo uma das mais pedidas para estrelar uma versão no Brasil.

Leia também: "La La Land" e os musicais que invadiram o Oscar em 89 anos

“A Velha” (The old woman)

undefined
Divulgação
"A velha"

A peça do diretor Robert Wilson , que fez grande sucesso no Rio de Janeiro e São Paulo, em 2014, se baseia no texto do russo Daniil Kharms . Guiada por situações de humor negro, a montagem contou com o dançarino e ator Mikhail Baryshnikov e o prestigiado ator Willem Dafoe. A produção que estreou na Inglaterra em 2013, também passou por Paris e Nova York encantando o público teatral.

“Tríptico Samuel Beckett”

undefined
Divulgação/Daniel Seabra
"Tríptico Samuel Beckett"

Com direção de Roberto Alvim , a peça se passa através do olhar de três pessoas com idades distintas, uma criança, uma adulta e uma idosa. Com monólogos fortes e um elenco de atrizes respeitadas composto por  Nathalia Timberg , Juliana Galdino e Paula Spinelli , a montagem traz ao palco textos do irlandês Samuel Beckett, um dos mais importantes escritores do século 20. A peça que esteve em cartaz 2014, é uma das desejadas para voltar aos palcos paulistas.

“Matilda”

undefined
Divulgação
"Matilda"

Baseado no filme infantil de 1988, “ Matilda ” é uma produção encantadora que alegra todas as idades. A história que gira em torno de uma garota de cinco anos que supera os obstáculos causados por sua família e ajuda sua professora em momentos difíceis, encanta o público. O musical que teve sua primeira montagem em 2010 mantém o recorde de prêmios Olivier ganhados por um musical. A produção que já passou por diversos países e ainda não chegou ao Brasil, está na lista das próximas atrações que queremos ver em São Paulo.

“Trágica.3”

undefined
Divulgação
“Trágica.3”

Dirigida por Guilherme Leme, “ Trágica.3 ” é composta por um encontro marcante de tragédias gregas. A peça que passou por temporadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, em 2014, também abriu o Beijing Fringe Festival, na China, em 2015. A montagem que é dividida em três monólogos, estabelece um diálogo entre o teatro e a música contemporânea trazendo no elenco Letícia Sabatella , Denise Del Vecchio, Miwa Yanagizawa , Fernando Alves Pinto e Marcello H.

“Alladin”

undefined
Reprodução
“Alladin”

“Alladin” é uma das produções mais recentes da Broadway que vem se destacando e encantando o público. A comédia musical adaptada de um dos maiores clássicos da Disney é uma das mais esperadas para chegar a São Paulo. A história de um pobre rapaz que encontra um gênio em uma lâmpada que te dá direito a três pedidos é adorada por muitos espectadores. Usando os desejos para se casar com a amada, o jovem é encantador e um bom rapaz. Além do contexto, a produção chama grande atenção pelos figurinos coloridos, cenários, coreografias e musicas envolventes.

“A Quinta Coluna” (The Fifth Columm)

undefined
Reprodução
“A Quinta Coluna”

A peça do escritor norte-americano Ernest Hemingway que foi escrita em 1937, foi encenada pela primeira vez na Europa, em 1944. Emocionante, a obra que retrata a relação entre um agente secreto e uma jornalista durante a guerra civil espanhola, fez grande sucesso durante o período que esteve cartaz em Londres, em 2016. Sendo um texto comtemplado por seu autor, a peça que transborda história e dramaturgia seria uma boa opção para estrear em São Paulo.

“Mudança de Habito”

undefined
Divulgação
“Mudança de Habito”

Baseado no filme de 1992, que traz Whoopi Goldberg como protagonista, “ Mudança de Habito ” é uma das produções de grande sucesso no teatro. A história gira em torno de Dolores, uma mulher cheia de adrenalina que presenciou um assassinato e opta por um lugar inusitado para se esconder, acontece diante das habilidades vocais da personagem que se destaca ao participar do coral da comunidade. Envolvente, a comédia é uma daquelas para se divertir muito no teatro e impossíveis de se assistir somente uma vez.

Leia também: Infiel! Veja oito traições no mundo da fama que acabaram em música

“Cats”

undefined
Divulgação
"Cats"

Cats ” é um dos musicais de grande sucesso mundial. Apesar de já ter passado pela capital paulista algumas vezes, a obra é tão envolvente que sempre alcança um público imenso em suas apresentações. A peça que é baseada em 14 poemas do livro infantil Old Possum´s Book of Pratical Cats, de T.S Eliot, se passa em um beco onde os gatos da tribo Jellicle Cats se reúnem para uma celebração. No entanto, quando o líder felino do grupo, Old Deuteronomy, anuncia que um dos membros mudará de vida, uma das gatas não concorda com ideia. Desde sua estreia no West-End, em Londres, em 1981, o espetáculo já passou por mais de 20 países, sempre emocionando o público.

“Casa de Bonecas”

undefined
Divulgação
“Casa de Bonecas”

Escrita em 1879, pelo dramaturgo norueguês Henrik Ibsen , considerado um dos criadores do teatro realista moderno, a peça causou polêmica por retratar a exclusão das mulheres na sociedade burguesa da época. Considerada uma peça revolucionária, possui grande presença e repercussão entre feministas, sendo reconhecida na maior parte da Europa. O drama que gira em torno de Nora, uma mulher que abandona a casa e os filhos, foi alvo de censuras e esteve em cartaz no Rio de Janeiro, em 2016. Com um grande contexto, “Casa de Bonecas” é uma grande obra para comtemplar a capital paulista.

Leia também: As dez obras de arte mais polêmicas de todos os tempos

“A família Addams”

undefined
Divulgação
“A família Addams”

O musical “ A família Addams” , que esteve em São Paulo em 2012, fez um enorme sucesso entre o público paulista. Visto por mais de 200 mil pessoas, a produção é uma daquelas para assistir novamente. A peça que foi protagonizada por Marisa Orth e Daniel Boaventura gira em torno dos costumes nada tradicionais dos Addams. Criada pelo cartunista Charles Addams, a produção é uma das mais bem sucedidas da Broadway.

“Priscilla, a Rainha do Deserto”

undefined
Reprodução
“Priscilla, a Rainha do Deserto”

Priscilla, a Rainha do Deserto ” é um daqueles espetáculos que nos fazem querer assistir milhares de vezes. Baseado no filme de 1994, o musical conta a história de três drag queens que  viajam até o deserto australiano em um ônibus batizado de Priscilla. O musical que esteve em cartaz em São Paulo em 2012, contou com figurinos luxuosos, grandes efeitos, muito brilho. Os famosos hits It's Raining Men e I Will Survive  foram interpretados na sua versão original, em inglês. A produção ainda contou com um grande elenco e atuações de Saulo Vasconcelos , um dos atores brasileiros mais comtemplados da carreira musical.

“Alô Dolly!”

undefined
Divulgação
“Alô Dolly!”

Com direção, atuação e versão de Miguel Falabella , o musical que esteve em cartaz em 2013, teve Marília Pêra no papel da casamenteira mais querida do mundo musical. A peça que conta a história de Doly, uma famosa viúva casamenteira, especialista em unir corações solitários, se passa nos anos 1980. Além de ser reconhecida mundialmente, a produção já ganhou 10 Prêmios Tony, sendo uma das desejadas para voltar aos teatros.

Leia também: Filme sobre impeachment de Dilma Rousseff é destaque do Festival É Tudo Verdade

“Kinky Boots”

undefined
Reprodução
“Kinky Boots”

Kinky Boots ” é uma das peças que faz sucesso total entre os fãs de musicais. Inspirado no filme de 2005, a produção gira em torno da história de Charlie Price, dono de uma fábrica de sapatos prestes a ir à falência. No entanto, a narrativa muda quando ele conhece Lola, uma drag queen que ajuda a desenvolver um novo produto de qualidade. Com trilha sonora composta pela estrela  Cyndi Lauper , roteiro de Harvey Fierstein e direção de Jerry Mitchell o espetáculo que enfatiza o respeito entre as diferenças é um dos mais esperado pelos brasileiros. 

    Veja Também

      Mostrar mais